Camyla Fonseca, da Organização Internacional do Trabalho, agência da ONU, irá comandar o painel “O microsseguro no mundo”, na I Conferência Nacional de Microsseguros

ruco 18112020

A I Conferência Nacional de Microsseguros, realizada pela Educa Seguros em parceria com a Associação Nacional das Microsseguradoras (ANM), no dia 24 de novembro, terá uma apresentação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência multilateral da ONU (Organização das Nações Unidas), sobre “O microsseguro no mundo”. Camyla Fonseca, técnica de Capacitação em Seguros Inclusivos do Programa de Seguros de Impacto da OIT irá falar sobre as ações lideradas pela entidade em nível global desde 2016.

Brasileira, formada em Relações Internacionais e pós-graduada em Desenvolvimento Social e Econômico, Camyla possui mais de sete anos de experiência ministrando treinamentos em seguros inclusivos ao redor do mundo, incluindo países como Malásia, Indonésia, Sri Lanka, Uganda, Moçambique, Quênia, Zâmbia, Costa do Marfim, Tanzânia, México e Brasil, e é autora de várias publicações no tema.

Ela conta que a OIT, como agência da ONU, é uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha pelo desenvolvimento das nações, mas que considera muito importante a aproximação com a iniciativa privada para que possa efetivar as propostas. “Buscamos o desenvolvimento dos microsseguros como proteção financeira às classes mais populares e é uma grande oportunidade falar sobre o tema para as seguradoras e os corretores de seguros. É um produto de caráter social, mas que nem por isso deixa de ser lucrativo às empresas, pelo contrário, pode ser um grande negócio e ainda garantir o papel social do seguro”, declara.

Segundo a especialista, a Ásia, África e a América Latina são as regiões mais demandantes por apresentações técnicas promovidas pela OIT nos últimos anos. “A realização desses eventos marca o começo de uma colaboração muito positiva entre a OIT e essas nações. Queremos contribuir e descobrir o que as seguradoras precisam para serem mais assertivas nas práticas responsáveis, como gargalos regulatórios ou aperfeiçoamento em suas ações (design do produto, marketing, gestão de sinistros etc), para materializar uma agenda do seguro responsável”, explica.

Participam ainda do painel “O microsseguro no mundo” os debatedores Pedro Pinheiro, superintendente de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) e Katherine Pulvemacher, diretora Executiva da Microinsurance Network.

A I Conferência Nacional de Microsseguros, acontece de forma online, durante todo o dia 24 de novembro, trazendo painéis com conteúdo inédito e exclusivo sobre o tema, em diversos formatos e a participação de especialistas em seguros do Brasil e do mundo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://conferencia.anmicrosseguros.org.br/ .

Fonte: RUCO Comunicação, em 18.11.2020