O vice-presidente da Fenacor, Robert Bittar, representou a Federação na abertura de evento de lançamento, pelo Ministério da Fazenda, da “Agenda de Reformas Financeiras - ciclo 2023-2024”, realizado, nesta quinta-feira (20), no Palácio da Fazenda (Rio de Janeiro). O assessor da presidência da ENS e ex-diretor da Susep, Marcelo Rocha, também esteve presente.

O encontro, aberto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o secretário de Reformas Econômicas, Marcos Pinto; e o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani; reuniu ainda além de diversas lideranças empresariais, incluindo do mercado de seguros.

A Agenda de Reformas Financeiras é uma ação estratégica da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda. O objetivo é unir governo e sociedade para discutir e apresentar propostas de aprimoramento regulatório para a atuação do mercado financeiro, possibilitando maior eficiência, justiça social e melhores condições para geração de renda e emprego.

Na abertura, o ministro destacou que o governo defende um novo marco de seguros como fator preponderante para a agenda de reformas avançar. Ele assegurou que todas as propostas serão discutidas “à exaustão” com a sociedade. “A nossa formação é pelo diálogo. Vamos dialogar para fazer a agenda avançar”, salientou Haddad. 

Já o secretário frisou, entre outros pontos, que o mercado tem inúmeras oportunidades pela frente, até pelo fato de a penetração do setor ser ainda muito baixa. “Aqui, a penetração do seguro está abaixo até mesmo que em outros países em desenvolvimento. Queremos tirar as amarras do mercado seguros. Esse é um dos eixos das reformas”, pontuou Marcos Pinto.

Por sua vez, o superintendente da Susep adiantou que a autarquia vai criar discutir como o seguro pode ajudar no processo de desenvolvimento econômico do país. 

TARDE. No período da tarde, o evento irá tratar especificamente de questões técnicas relacionadas às reformas.

A Fenacor também irá participar desse debate - através de integrantes da sua equipe técnica e diretiva - no tocanto às possíveis mudanças que impactam direta ou indiretamente o mercado de seguros.

Participam do debate, representando a Federação, a vice-presidente, Maria Filomena Branquinho; a diretora Operacional, Gianni Moreira; e os assessores para Assuntos Jurídicos, Juliana Paes e Wallace Queiroz.

Fonte: Fenacor, em 20.07.2023