mapfre fundacion

Edição 2017 do programa impactou número recorde de crianças:  28,6 mil de 686 escolas públicas brasileiras

A Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que promove e investe em atividades de interesse geral da população, acaba de anunciar os projetos de destaque neste ano dentro do programa Educação Viária é Vital. A entidade promoveu o Encontro Nacional do programa Educação Viária é Vital, reunindo no último dia 1º, em São Paulo, 59 pessoas entre professores e gestores de Secretarias Municipais de Educação e representantes do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, como Maxwell Borges de Moura Vieira, presidente do DETRAN-SP. O encontro premiou os projetos desenvolvidos e proporcionou o compartilhamento de ideias e experiências de sucesso.

O programa Educação Viária é Vital encerra 2017 com a capacitação de 2.107 professores e a realização de 192 projetos, em 686 escolas públicas de todo o país. Nesse período, o programa chegou ao recorde de 28.679 crianças impactadas em um ano em 38 cidades de oito estados brasileiros (Acre, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco e São Paulo). Para 2018, a expectativa é que o programa amplie o número de escolas, impactando mais crianças por onde passar.

Os projetos destacados em 2017 realizaram ações de forma interdisciplinar e envolveram alunos, seus familiares e comunidades locais. “Os trabalhos trouxeram para o centro da discussão as relações que envolvem o processo de formação do cidadão e que valorizam as relações humanas em um ambiente social tão diverso como o trânsito”, explica Leni Caetano Franco, gerente de Projetos Socioculturais da Fundación MAPFRE no Brasil. Os três projetos premiados em 2017 foram: “Caminhando pelas ruas da cidade”, de Sena Madureira, no Acre; “Trânsito, educar para transformar”, de Ourinhos, em São Paulo; e “Trânsito seguro, cidadão feliz”, de Surubim, localizada no estado de Pernambuco.

As escolas vencedoras do programa Educação Viária é Vital de 2017 recebem como premiação uma filmadora digital ou um Datashow (a escolher).

Sobre o Educação Viária é Vital

O programa tem como principal objetivo reverter a situação atual de violência no trânsito, com discussões sobre o tema em salas de aula e ações que envolvem ampla pesquisa sobre as condições de circulação viária das comunidades próximas às escolas. O trabalho, desenvolvido em algumas fases durante o ano, se inicia com a capacitação de professores, de forma presencial e on-line (EAD). A plataforma de ensino à distância, lançada em julho de 2016, cria um ambiente virtual que promove o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os educadores participantes do programa e a equipe pedagógica da Fundación MAPFRE, contribuindo para o aperfeiçoamento dos processos de construção e execução de projetos escolares promovidos com os alunos. O conhecimento adquirido é aplicado no desenvolvimento de projetos com os alunos, sempre voltados à questão da Educação Viária envolvendo a comunidade local das escolas.

Desenvolvido desde 2004, o programa Educação Viária é Vital já impactou mais de 4 milhões de alunos, distribuídos em mais de 9 mil escolas de 140 cidades em 16 estados brasileiros. Mais de 100 mil educadores também fizeram parte do programa. Ao longo desse tempo, a iniciativa consolidou-se como uma ação educativa que estabeleceu novas formas de se relacionar com espaços de circulação.

Para ser aplicado, o programa busca parcerias com agentes estratégicos, como Secretarias de Educação e Departamentos de Trânsito locais. Durante os encontros nacionais, os melhores projetos ganham certificados e avaliação de especialistas da área. Em São Paulo, a parceria com o DETRAN foi firmada em 2105 e deu forte impulso ao projeto nos últimos dois anos.

Fonte: CDN Comunicação, em 06.12.2017.