Após a Susep ter comunicado ao mercado que o Ibracor – Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta – está apto a cuidar dos corretores de seguros, muitos profissionais que ainda não são associados deverão naturalmente procurar a autorreguladora.

Segundo o presidente do Ibracor, Gumercindo Rocha Filho, o processo é bem simples: "Hoje, para se associar, o corretor deverá seguir os seguintes passos: cadastrar-se no site do Ibracor (www.ibracor.org.br), clicar em "Associados"; e fazer o cadastro de associado", explica Gumercindo, em entrevista ao CQCS.

Ele acrescenta que a filiação dos corretores de seguros fortalece o Ibracor como instituição e o próprio modelo de autorregulacão, em um momento em que "a Susep preferiu desregulamentar o setor da corretagem de seguros".

Gumercindo Rocha Filho assinala ainda que o Ibracor está pronto para dar todo respaldo para que atividade se perpetue no setor, "orientando e auxiliando os Corretores em suas demandas".

IBRACOR.

Entidade autorreguladora do mercado de corretagem de seguros, de resseguros, de capitalização e de previdência complementar aberta, o Ibracor foi instituído na forma da Lei Complementar 137/10, Resolução 233/11 do CNSP e Circular 435/12 da Susep.

O Ibracor foi oficialmente constituído em 14 de junho de 2013, na forma de associação civil, sem fins lucrativos e econômicos, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, na Cidade do Rio de Janeiro, em Assembleia Geral dos Associados Fundadores Mantenedores.

Em 15 de outubro de 2013, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria 5.568/13 da Susep, por intermédio da qual a autarquia concedeu ao Ibracor autorização para operar.

O Ibracor, por definição legal, é um órgão auxiliar da Susep, com as competências e atribuições previstas na legislação.

Clique aqui para acessar a autorização - Carta Circular Eletrônica Nº 3/2019/SUSEP.

Fonte: CQCS, em 20.11.2019