euler hermes

Euler Hermes é líder mundial em seguro de crédito

A Linkx, comercializadora de energia, vai revolucionar o mercado livre com o seguro de crédito da Euler Hermes, líder global no segmento. Com o novo recurso, a Linkx poderá atender clientes que não conseguem uma garantia (bonding) ou evitam tomar fiança bancária, mantendo a segurança da operação.

O seguro de crédito será fornecido à Linkx e a cobertura se dará sobre cada novo cliente-consumidor de energia após análise da Euler Hermes, que então garantirá cada operação. “Agora podemos oferecer mais esta opção aos nossos clientes, que muitas vezes não conseguem aderir ao mercado livre de energia pela falta de seguro garantia ou pelos altos custos da fiança bancária. Estamos bastante otimistas com esta nova ferramenta”, afirma Ricardo Ito, sócio da Linkx.

Com este novo produto, a Linkx espera dobrar suas operações no mercado livre, aumentando o market share em 50%. Atualmente a Linkx possui um faturamento médio de R$ 300 milhões por ano.

A Fiança bancária é um grande desafio: ao mesmo tempo em que protege a operação, é um processo caro e burocrático. Para os consumidores, tem alto custo e consome limite de crédito com os bancos, sem falar em exigências de reciprocidade e aumento do endividamento no balanço das empresas. O seguro garantia (bonding), por outro lado, implica na gestão de diversas apólices, uma para cada consumidor livre e que expiram em tempos diferentes ao longo do ano.

Com a nova apólice de seguro de crédito Euler Hermes, além da possibilidade de dispensar a exigência de um bonding ou fiança do consumidor livre, a Linkx gerenciará mais eficientemente seu portfólio de clientes. Uma única apólice cobrirá o risco de crédito de toda a carteira segurada, sem necessidade de controles internos e individuais sobre cada vencimento das garantias.

Acreditamos que o mercado de energia precisava de um produto como este. O processo de garantia da operação era burocrático e de difícil gestão para as comercializadoras, como a Linkx. Porém, o mercado de energia é muito promissor e com a facilidade do seguro de crédito, teremos mais empresas interessadas em migrar”, explica Carla Borges, sócia da CB Capital Corretora.

Além da diminuição da burocracia, com o seguro de crédito, a Linkx poderá oferecer outros benefícios, como aumentar os limites de flexibilidade e prazos para o pagamento, além de tornar o processo de obtenção de garantias mais barato e rápido. “Ter um seguro de crédito com a credibilidade da Euler Hermes será um grande diferencial competitivo”, diz Ricardo Ito.

Quando a Linkx nos procurou, estudamos suas necessidades e adaptamos nosso seguro de crédito para atendimento as peculiaridades do setor de energia. Desenvolvemos uma solução tão eficaz quanto as garantias utilizadas atualmente no mercado de energia para proteção contra não-pagamento e falência/recuperação judicial”, revela Luciano Mendonça, Diretor Comercial da Euler Hermes.

O mercado de energia livre movimenta cerca de R$ 100 bilhões por ano, segundo a CCEE, e ainda é pouco explorado pelo setor de seguros. ”Com o avanço da tecnologia, o mercado livre de energia deve crescer muito nos próximos anos e ter uma seguradora como a Euler Hermes ao nosso lado nesse pioneirismo é uma grande vantagem competitiva”, finaliza Ricardo Ito.

MAIS SOBRE A LINKX

Fundada em 2012 por profissionais oriundos do mercado energético e financeiro, a LINKX comercializadora de energia nasceu com o objetivo de proporcionar resultados e sustentabilidade aos geradores e consumidores, utilizando o mercado livre de energia para interligar estas necessidades, visando liquidez e segurança para as operações.

SOBRE EULER HERMES INSURANCE COMPANY

Euler Hermes é líder mundial em seguro de crédito e especialista nas áreas de seguro garantia e cobranças. Com mais de 100 anos de experiência, a empresa oferece serviços financeiros a clientes B2B para apoiar a gestão financeira. Sua rede de inteligência rastreia e analisa as mudanças diárias na solvência das pequenas e médias empresas e multinacionais em mercados que representam 92% do PIB global. Com sede em Paris, a empresa está presente em 52 países com 6.050 funcionários. Euler Hermes é uma subsidiária da Allianz, listada na Euronext Paris (ELE.PA) e avaliada AA pela Standard & Poor's e pela Dagong Europe. A empresa registrou um volume de negócios consolidado de 2,6 bilhões de euros em 2017 e segurou operações comerciais globais de 894 bilhões de euros no final de 2017.

Fonte: Race, em 07.08.2018.