Com o tema “Seguro RC – Mudanças e Perspectivas para o Corretor de Seguros”, live da Comissão de RC do Sincor-SP orienta corretores

sincorsp 16042021

Por meio de consulta pública, a Susep pretende alterar algumas regras dos seguros de responsabilidade civil, com o objetivo de simplificação regulatória, flexibilização na elaboração de produtos e estímulo à inovação. E, para discutir o assunto, a Comissão de Responsabilidade Civil do Sincor-SP realizou a live “Seguro RC – Mudanças e Perspectivas para o Corretor de Seguros”, nesta quinta-feira (15/04), pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube.

O coordenador da Comissão, Felippe Paes Barreto, iniciou a transmissão reforçando que a Circular nº 621 da Susep é que vai dar o caminho para todos os seguros. “O que muda, e para melhor, é a possibilidade de termos apólices mais enxutas. Dentro de um ano, ou pouco mais, acredito que as companhias vão trazer suas soluções. Acredito que a grande diferença será na subscrição, já que as seguradoras terão que ter um corpo técnico muito bom para acompanhar as necessidades do mercado”, completa.

Com as mudanças propostas, o integrante Mauricio Bandeira afirmou que existe um espaço enorme para o corretor de seguros explorar nos seguros de D&O e RC Ambiental. “Esses produtos ainda estão concentrados em grandes empresas e em alguns corretores. Para as seguradoras, seria interessante que mais profissionais comercializassem esses produtos, levando oportunidades de novos negócios”, alerta.

Sobre os seguros de riscos cibernéticos, Claudio Macedo relata as oportunidades no ramo, já que acredita não haver grandes mudanças. “O risco cibernético é democrático, já que todo mundo corre esse risco e está vulnerável. Com as pessoas cada vez mais preocupadas, a procura por esse seguro vai crescer. Não somente em grandes empresas, mas nas pequenas também. Nesse sentido, as seguradoras estão criando facilidades para pequenas e médias empresas, com questionários mais simples, o que vai tornar uma excelente oportunidade para o corretor, pois vai simplificar a contratação”, explica.

Marco Lasalvia comentou sobre o RC profissional, destacando que a procura por esse seguro vem tomando uma velocidade cada vez maior e que aborda diversas profissões. “É de conhecimento geral que o mercado de seguros vem procurando trabalhar com pequenas empresas, já que, na maioria das vezes, nem os seguros obrigatórios elas têm. Por isso, existe um espaço enorme para atuar, o brasileiro está vendo a importância do seguro e o seguro como instrumento de defesa”.

Para a integrante Patricia Silvia Boccardo, as mudanças propostas pela Susep vão ressaltar a parte técnica do seguro, fazendo com que o preço deixe de ser o único diferenciador. “Não há que se ter receio, mas essa abertura vai trazer a parte técnica, por isso terão pontos que temos que ficar atentos. Atenção ao prazo complementar, por exemplo, além da subscrição, que deverá ser mais justa e assertiva”, destaca.

Incentivando os corretores de seguros a empreenderem no ramo, o integrante Lucas Camillo, lembrou que a corretagem de seguros é um campo de atuação maravilhoso. “Não deixe de ir atrás do conhecimento, busque informação sobre o ramo, faça cursos. A nossa Comissão e o Sincor-SP estarão sempre à disposição para agregar no dia a dia dos corretores”.

Na abertura da transmissão, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, parabenizou a audiência dos corretores em busca de conhecimento. “Parabéns por participarem dessa live, que é tão oportuna para que os corretores saibam das oportunidades do ramo e diversifiquem sua carteira”.

A 2ª vice-presidente e diretora executiva responsável pela Assessoria Técnica do Sincor-SP, Simone Fávaro, também participou da abertura e ressaltou: “O ramo de RC está com muitas novidades e mudanças, que, com certeza, vai gerar interesse nos corretores. E, o nosso papel é trazer isso para vocês, aproveitem”, completa.

Fonte: Sincor-SP, em 16.04.2021