mapfre

Pequenos cuidados podem fazer a diferença para manter a integridade dos pequenos

Acidentes domésticos envolvendo crianças são bastante comuns - e ainda que boa parte deles possa ser evitado, essa ainda é uma das principais causas de morte na faixa etária de um a 14 anos, segundo o Ministério da Saúde. Diante disso, a MAPFRE preparou algumas dicas de segurança para deixar a residência segura não só nas férias, mas durante o ano todo.

"A tomada de algumas medidas simples e práticas podem aumentar o nível de segurança", afirma Patrícia Siequeroli, diretora de Seguros Gerais da seguradora. "O primeiro passo é fazer uma avaliação criteriosa da concepção do ambiente para identificar onde estão os riscos."

Confira abaixo mais algumas dicas:

Em toda a casa

  • Use protetores de silicone nas quinas dos móveis.
  • Instale redes de proteção nas janelas e evite colocar nas proximidades móveis como prateleiras ou estantes que possam ser escaladas.
  • Aplique protetores nas tomadas para que não fiquem expostas.
  • Mantenha os fios de aparelhos domésticos enrolados, e tire os eletrônicos da tomada sempre que não estiver utilizando.

Cozinha

  • É o cômodo mais perigoso para crianças, pela proximidade com objetos perfuro-cortantes (como garfos e facas) e itens que aquecem ou emitem chamas (fogão, forno, panelas ou travessas em uso, fósforos e acendedores). Por isso, opte por utilizar travas de segurança para crianças em armários ao nível do chão. Outra opção é investir em um portão ou cercadinho que trave o acesso da criança a cozinha.
  • Prefira usar as 'bocas' de trás do fogão e vire os cabos das panelas para dentro ao cozinhar.
  • Deixe itens cortantes e pontiagudos nas gavetas mais altas e, se possível, com travas de segurança.
  • Nunca armazene produtos tóxicos, venenos, materiais de limpeza, junto com alimentos.
  • Não use toalhas compridas na mesa de jantar.

Banheiro

  • Mantenha a porta fechada, coloque uma trava de segurança na tampa do vaso sanitário, posicione tapetes antiderrapantes na área molhada.
  • Nunca deixe a criança sozinha no banheiro e em banheiras.
  • Atenção aos cosméticos, talcos, desodorizantes de ambientes, perfumes e medicamentos, deixe tudo fora do alcance das crianças.
  • Lembre-se de retirar os aparelhos elétricos da tomada após o uso.
  • Tranque o armário de remédios e outros produtos que ofereçam risco de intoxicação.

Escadas

  • Devem ter corrimão e piso não muito liso.
  • No caso de crianças pequenas e se estiverem engatinhando ou começando a andar, é conveniente colocar protetores ou barreiras em todos os acessos que levam à escada.

Piscinas e Jardins

  • A piscina é um local que precisa de mais atenção. Por isso, invista em telas e grades de proteção capazes de evitar a queda de uma criança. Além disso, verifique se o sistema de sucção da piscina está devidamente protegido.
  • No jardim, as flores, folhas, sementes e insetos podem prejudicar a saúde das crianças. É imprescindível analisar se não existe nenhuma planta tóxica no local e nem a presença de insetos perigosos como formigas, abelhas, maribondos, escorpião, entre outros.

Área de serviço

Outro perigo escondido em casa é a possibilidade de envenenamento. Geralmente, esses acidentes acontecem quando as crianças consomem algum medicamento, cosméticos, produtos de higiene e limpeza. Por isso, é fundamental manter esses produtos guardados longe do alcance dos pequenos.

Caso aconteça algum acidente, é possível acionar o Disque-Intoxicação, criado pela Anvisa, que atende pelo número 0800-722-6001. A ligação é gratuita e o usuário pode tirar dúvidas sobre como agir em situações de emergência.

As 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat) estão preparadas para receber ligações de longa distância, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano.

Sobre a MAPFRE

No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 35 mil colaboradores. Em 2018, suas receitas atingiram cerca de 27 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, a MAPFRE opera com bases de atividades sustentáveis e, no Brasil, atua em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência, saúde e assistência. A companhia adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Também mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Mais informações em http://www.mapfre.com.br.

Fonte: CDN Comunicação, em 07.01.2020