mapfre

Período de verão concentra a maioria dos incidentes registrados pelas autoridades marítimas

Com a chegada do verão e do período de férias, cresce a circulação de embarcações amadoras em toda costa brasileira, bem como em águas no interior do país. Seja para um rápido passeio diurno ou para navegação de longo curso, navegar por águas calmas, curtir, sem nenhuma pressa, descobrir cada canto de um lugar desconhecido não tem preço, mas é triste ver que simples descuidos podem acarretar contratempos desnecessários, principalmente expor a família e, em grau extremo, até perder vidas.

De acordo com informações da Diretoria de Portos e Costas, órgão ligado à Marinha do Brasil, recentemente divulgadas para início da Operação Verão 2018/2019, em análise de um período de 12 meses, 40% do total de acidentes registrados ocorrem durante temporada de verão e a principal causa dos incidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis.

Carlos Polizio, diretor de Seguros Aeronáutico, Cascos Marítimo e Transporte da MAPFRE, explica que "independentemente da experiência dos condutores, a atenção redobrada ao navegar e uma manutenção preventiva são itens fundamentais para esta época do ano visando evitar acidentes entre embarcações e principalmente com banhistas, garantindo assim um passeio tranquilo", comenta.

Além disso, o especialista destaca que outro item fundamental e, que muitas pessoas não se atentam, diz respeito ao seguro da embarcação. "É importante manter uma atitude preventiva para evitar acidentes, mas se infelizmente o condutor tiver uma eventualidade, é imprescindível contar com uma proteção que auxilie, por exemplo, na assistência e salvamento da embarcação, apoio a terceiros prejudicados, roubo ou furto, incêndio, operações de retirada e colocação em água e transporte terrestre da embarcação".

Líder no segmento de Casco Marítimos no país, e com atuação expressiva com embarcações de esporte e recreio, a MAPFRE oferece amplas coberturas para sua embarcação.

Dicas para uma navegação segura:

• Respeite os banhistas: Lembre-se que, em rios e mares, os banhistas são os personagens mais vulneráveis. Por isso, para evitar acidentes, mantenha uma distância segura de 200 metros do solo.

• Documentação: Antes de iniciar o passeio com a embarcação, certifique-se que a habilitação do condutor e a documentação do barco estão em ordem. Caso ocorra uma fiscalização, a Marinha pode apreender o veículo se houver irregularidades.

• Conduza a embarcação com velocidade segura: Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes. Além disso, tenha atenção ao cruzar a esteira de uma outra embarcação maior.

• Faça manutenção preventiva na embarcação: Este cuidado é primordial, principalmente se o veículo ficou um longo período sem navegar. Programe antecipadamente a troca de óleo e filtros.

• Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar: Procurar informações preliminares sobre o trajeto pode evitar acidentes com áreas improprias para a navegação.

• Previsão do tempo: Pesquise as previsões climáticas para a região antes de iniciar o passeio e fique atento às possíveis mudanças. No verão, redobre a análise meteorológica no período da tarde.

• Previna incêndios na embarcação: Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

• Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação: A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido. Tenha coletes para todos a bordo.

• Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação: Além de ser crime, penalizado com multa e apreensão da embarcação, o consumo de bebidas alcoólicas retarda os reflexos e pode dificultar a reação do condutor em caso de emergência.

• Informe previamente seu plano de navegação e a lista de pessoas a bordo do iate clube e/ou marina e/ou instalação de apoio: Isso agiliza o resgate em uma eventualidade. Além disso, leve sempre um equipamento de comunicação testado antes de embarcar.

• Combustível: Calcule o consumo da embarcação e abasteçam sempre a quantidade para ida e volta do passeio. Uma medida de segurança importante, é sempre guardar um terço para eventualidades.

• Tenha cuidado redobrado quando houver pessoas na água: Quando ancorado, não movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas.

Fonte: CDN, em 11.01.2019.