Por Jennifer Elaina (*)
Descubra modelos escaláveis e estratégias de otimização para quem já entende de e-commerce e quer ir além. Aproveite e veja os negócios online que mais se destacam
O cenário dos negócios digitais
O avanço tecnológico representa também um aumento no volume de negócios digitais. Isso porque está ficando cada vez mais simples comprar online. Alguns cliques são suficientes para obter o que quiser. Anualmente o mercado e-commerce movimenta cerca de R$200 bi no Brasil.
Com o crescimento na concorrência entre os e-commerces, também surgiu uma busca por conteúdos mais profissionais e direcionados. Hoje, um site que não esteja otimizado, por exemplo, sofre com baixa conversão e acaba não vingando no mercado digital.
Abrir um negócio online não é somente saber as tendências e desejos do público, mas também entender de SEO e ranking em pesquisas. Claro que é preciso equilibrar todos os aspectos para levar seu negócio adiante. Aqui falaremos um pouco sobre ideias de negócio e estratégias usando o SEO para alavancá-lo.
Tendências para empreendedores experientes
Antes de mais nada, é fundamental conhecer as tendências do mercado. Desse jeito você vai saber quem é seu público alvo e o que eles esperam. Baseado nisso, poderá otimizar seu site e produtos. Veja abaixo as três maiores tendências da atualidade.
1. Modelos híbridos: Produtos físicos + serviços digitais
2. Nicho B2B: Soluções para outros e-commerces
3. Automação com IA: Chatbots para atendimento pós-venda.
Por que SEO é o maior aliado do seu negócio online?
SEO significa Search Engine Optimization e é um sistema de otimização usado para alavancar um produto ou site nas pesquisas. Quanto maior a pontuação de SEO, mais destaque o produto ou site ganharão. Esse é um recurso chave para quem busca sucesso com seu e-commerce.
1. Tráfego orgânico
Empresas com SEO bem otimizado reduzem CAC em até 40%. Você fica menos dependente de propagandas e divulgação em massa. A conversão orgânica é muito benéfica para a maioria dos e-commerces. A formatação do seu site para o sistema SEO pode ser feita por uma agência especialista em SEO ou pela sua equipe de marketing.
2. Autoridade de marca
Usando um conteúdo estratégico para converter, você pode se posicionar como especialista nas buscas. Isso proporciona ainda mais visibilidade. Se você quiser conferir as buscas sazonais e entender as tendências para otimizar de forma adequada, pode conferir o Google Trends.
5 Nichos de e-commerce lucrativos em 2025
Não é fácil escolher um nicho em meio a tantas ideias de negócios online possíveis. As demandas são as mais diversas e variadas. Pensando em te ajudar a encontrar seu nicho, listamos abaixo os que mais têm se destacado no mercado. Dessa forma você não precisará ficar perdido.
1. Loja de nicho com produtos de alta demanda
Procure saber quais são os itens que estão em alta e entender as motivações para isso. Entenda a demanda para poder criar a oferta. Vender produtos ecológicos, por exemplo, ou fitness, está gerando sucesso em 2025.
A revista Exame mostrou que o mercado de produtos eco-friendly cresceu 87% no Brasil. O SEO pode te ajudar se você usar as palavras-chave linkadas aos produtos no seu site para impulsionar.
2. Plataforma de cursos online
A ABED observou que 72% dos brasileiros preferem cursos online pós-pandemia. Esse dado evidencia como cursos e assinaturas digitais geram bons resultados no mercado. Dentro desse nicho você ainda pode abordar os mais variados tópicos, seja escolhendo algo no meio acadêmico ou um curso de otimização.
3. Marketplace de serviços digitais
Dados do Sebrae mostram que 55% das PMEs terceirizam design. Isso significa que, por exemplo, se você tiver uma plataforma que conecta esses profissionais a pequenas empresas, estará com um mercado amplo para atuar. Servir como canal para a efetivação de serviços e contratos tem gerado cada vez mais resultados.
Como validar sua ideia antes de investir?
Antes de você colocar a mão na massa e investir tudo que pode no seu negócio, é preciso fazer um teste. O IBGE apontou que 60% das startups falham por ignorar validação de mercado. Levando isso em consideração, alguns passos não podem ser ignorados.
Para começar, é preciso pesquisar as palavras-chave, se familiarizar com elas e entender as suas densidades nas buscas. Pesquise por sites e produtos da concorrência e tente identificar lacunas nos seus para melhorar adicionando recursos. Para começar, lance um MVP para testar a demanda na prática
SEO como diferencial competitivo
Desde o momento de escolher o seu nicho até se engajar no mercado é preciso manter-se atento ao SEO, ele que vai te dar um norte. Lembre-se de sempre investir em conteúdo estratégico otimizado, tanto em blogs quanto em páginas de vendas. Para empreendedores que já dominam o básico do e-commerce, o SEO é o próximo nível.
Então, agora você já sabe quais os negócios online melhores funcionam em 2025 e possui dicas para alavancá-los.
(*) Jennifer Elaina é especialista em seguros, trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.
(10.05.2025)