bradesco seguros logo

Mulheres representam mais de 35% dos profissionais capixabas que passaram pelo programa, iniciativa pioneira e gratuita do Grupo Bradesco Seguros

Mais de um terço das portarias de condomínios residenciais de Vitória e Vila Velha são ocupadas por mulheres. É a tendência apontada pelo programa "Porteiro Amigo do Idoso", iniciativa pioneira e gratuita do Grupo Bradesco Seguros que visa a capacitar esses profissionais a oferecer soluções e cuidados adequados às necessidades de moradores idosos. Dos mais de 170 porteiros capacitados pelo programa no estado do Espírito Santos, 35% são mulheres. Proporcionalmente, é a maior presença feminina do programa, que também está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Essa participação tende a aumentar: até março, Vitória receberá mais duas turmas do programa. Com metodologia de ensino desenvolvida pelo Senac RJ, as aulas serão realizadas em fevereiro (dias 6, 8 e 10) e março (13, 15 e 17) no bairro Bento Ferreira - Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, nº 2077. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (27) 3325-8222. Para participar do programa, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.

Com duração de 12 horas, divididas em três dias, a capacitação inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

Lançado há seis anos em Copacabana, no Rio de Janeiro, o programa chegou em 2015 ao Estado do Espírito Santo. Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população capixaba na faixa de 60 anos ou mais corresponde a aproximadamente 11% do total - próximo aos 13% da média nacional. Ainda segundo o IBGE, até 2050, a estimativa é que essa população triplique, o que significa que, para cada grupo de dez pessoas, cerca de três serão idosas.

O programa "Porteiro Amigo do Idoso" faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Essa iniciativa colabora também para que os porteiros se tornem ainda mais amigos dos idosos e entendam o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos -- explica Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.

O "Porteiro Amigo do Idoso" foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Segurador para questões relacionadas à longevidade.

Pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) com os participantes do curso revelou que 86% tiveram suas expectativas superadas, 92% avaliaram o programa "Porteiro Amigo do Idoso" como ótimo e 92% o recomendariam a outros profissionais.

Fonte: Diferencial, em 06.02.2017.