ens 270625

Junho foi marcado pela realização de mais uma imersão internacional da Escola de Negócios e Seguros (ENS), a terceira em 2025. Com atividades em Lisboa (Portugal) e Madri (Espanha), o programa inédito Gestão de Sociedades Mútuas estreou com sucesso ao reunir uma delegação brasileira composta por 30 executivos, que conheceram as práticas europeias na área de Mutualismo. 

Coordenada operacionalmente pelo consultor de Projetos Especiais da ENS, Augusto Cardoso, a imersão foi idealizada pela Gerência de Produtos / Programas Especiais da Escola, liderada por Ronny Martins, e contou com a participação de importantes lideranças do setor, incluindo os presidentes da Fenacor, Armando Vergilio, e da ENS, Lucas Vergilio; a vice-presidente Administrativo da federação, Maria Filomena Branquinho; Maria Helena Monteiro (diretora de Ensino da ENS); a superintendente técnica da CNseg, Karini Madeira; e Marcelo Rocha (assessor da presidência). 

A programação teve início dia 17, em Lisboa, com aulas nas instalações da Universidade Nova de Lisboa, instituição parceira da ENS. Entre os temas abordados, destaque para inovação, tendências de mercado e mudanças nas necessidades dos consumidores. 

Também estiveram no roteiro visitas à Mútua Portuguesa de Saúde e à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), órgão regulador do setor em Portugal. 

Berço do mutualismo 

A etapa seguinte aconteceu em Madri, onde os alunos vivenciaram novas rodadas de aprendizado, desta vez na Universidad Pontificia Comillas, também parceira da ENS no programa. 

Na capital espanhola, o grupo participou de sessões sobre o mercado europeu de seguros, mutualismo, tecnologia, inovação e regulação. A agenda incluiu debates sobre a Lei das Cooperativas e os seguros mútuos (Lei Complementar 213/2025), além de visita à Mapfre, referência internacional em mutualismo. 

Fonte: ENS, em 27.06.2025