Por Jeniffer Elaina (*)

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Mesmo quando temos um seguro auto, quando acontece algo com veículo ficamos com algumas dúvidas. Então, você sabe o que fazer se a seguradora não pagar o conserto do carro? Não? Explicaremos um pouco mais sobre o assunto neste texto.

Você é um corretor de seguros e está com dúvidas do que fazer se a seguradora não pagar o conserto do carro? Então, está no local certo porque falaremos um pouco mais sobre este assunto, ajudando você a auxiliar o seu cliente nesta situação.

Apenas 30% dos veículos que circulam pelas ruas do Brasil tem seguro auto. Você sabia? O tamanho da frota do país é de mais de 20 milhões de veículos. Porém, as pessoas que têm este tipo de proteção, na maioria das vezes, estão mais preocupadas com roubo e furto. Por isso, quando tem problema com um acidente, por exemplo, acabam recorrendo ao corretor de seguros para ajudar com alguma situação junto a empresa.

Fique ligado no que precisa ser feito caso a seguradora não pague o conserto do carro.

Quais são os procedimentos se a seguradora não pagar o conserto do carro?

O corretor de seguros é uma pessoa que traz muita confiança para as pessoas, já que é ele a ponte para trazer mais segurança ao seu cliente. Por esta razão, algumas acabam acionando muito o seu corretor.  Então, procurar o melhor seguro auto digital fará toda a diferença nesse processo, já que você indica um site de confiança para poder evitar quaisquer problemas e ainda não precisa sair de casa. Este artigo apresenta alguns dos 5 maiores sites de seguros auto online para você cotar e evitar problemas

Acidentes, infelizmente, acontecem todos os dias, independente de qual for o tamanho da cidade. Só de sairmos de casa, já estamos sujeitos a este tipo de problema, concorda?

Por isso, é essencial que um corretor de seguros saiba o que fazer se a seguradora não pagar o conserto do carro. Antes, mostraremos alguns pontos que podem fazer com que o pagamento pode não ser feito. Anote aí! Desta forma, a sua orientação será mais eficaz.

1 – Confira se documentação enviada é a correta

Um dos principais pontos que faz com que a seguradora não pague o conserto do carro está relacionada a falta de documentos importantes que foram solicitados pela empresa. Por isso, peça ao cliente para mostrar qual foi a documentação enviada, caso o processo não tenha sido feito por você.

Se, realmente, estiver faltando informações, o prazo de pagamento da indenização, que é de trinta dias, será paralisado até que todos os pontos sejam resolvidos. A contagem só voltará a valer quando tudo estiver resolvido.

2 – Veja se o pagamento está em dia

Outro ponto que faz com que a seguradora não pague o conserto do carro é a falta de pagamento das parcelas do seguro. Por isso, se estiver alguma parcela em aberto, tome cuidado e oriente seu cliente da importância de deixar o seguro auto em dia, já que o serviço pode ser cancelado.

Então, se o consumidor reclamar do pagamento da seguradora, dê uma olhada se ele tem parcelas não pagas do seguro auto.

Para ajudar o cliente, algumas seguradoras negociam o valor, para que a indenização seja paga de forma integral.

3 – Entenda quem estava no volante no momento do acidente

Dependendo de quem estava dirigindo no momento do acidente, pode fazer com que a seguradora não queira pagar o conserto do carro. Por este motivo, é essencial entender o que aconteceu e até mesmo perguntar quem estava conduzindo o veículo no momento do sinistro.

Vale lembrar que pessoas sem carteira de motorista não podem dirigir um carro, mesmo que saibam fazer isso. Além de ser multado se for pego, se acontecer qualquer sinistro, o seguro não pagará a indenização.

Mas se estes pontos citados estiver tudo certo e mesmo assim a seguradora não pagar o conserto do carro? Aí, será necessário tomar outras providências como, por exemplo, entrar com um processo contra a empresa para que o pagamento seja efetuado. Porém, o processo pode demorar um pouco e você precisará de um advogado.

Muitos segurados acabam ganhando a causa, além de receber pela indenização que havia sido negada, um valor de danos morais, dentre outros. Mas o ideal é orientar e auxiliar o cliente a procurar um caminho mais amigável até para ser algo mais rápido.

(*) Jeniffer Elaina é especialista em seguros, trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

19.09.2023