sincor sp

A Comissão de Responsabilidade Civil do Sincor-SP realizou, nesta quarta-feira (06/05), a live “Coronavírus – Conceitos e Condições dos Seguros de Responsabilidade Civil e Medmal” com o objetivo de orientar os corretores de seguros sobre o ramo.

Para o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, o momento é oportuno para falar de RC, já que existe uma forte tendência de crescimento do ramo no mundo e no Brasil. “É uma grande oportunidade para o corretor de seguros que está pensando em como diversificar sua carteira”, completa.

A 2ª vice-presidente e responsável pela Assessoria Técnica do Sincor-SP, Simone Martins, parabenizou a Comissão pela realização da transmissão, ressaltando a importância do momento. “As Comissões do Sincor-SP estão preparando um material muito importante nesses tempos de incertezas”.

O presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da FenSeg, Márcio Guerrero, lembrou que o conceito de responsabilidade civil está mudando em toda a sociedade. “Acredito que exista uma evolução da consciência do indivíduo. Pensando na pandemia, a principal característica é a preocupação. Estamos todos em casa, pensando nos mais vulneráveis, exercitando nossa responsabilidade pelo outro”, ressalta.

Segundo Guerrero, o momento é de aprendizado. “Todos os custos aumentam e impactam no mercado. As seguradoras estão preocupadas com o fluxo de caixa, com o pagamento de sinistros e as comissões dos corretores”, declara.

Maurício Bandeira, integrante da Comissão do Sincor-SP, trouxe os dados do setor no ano passado, quando arrecadou R$ 950 milhões em prêmios de responsabilidade civil geral. No entanto, Bandeira ressaltou que os sinistros atingiram o montante de R$ 1 bilhão. “A sinistralidade chegou a quase 200%. Temos uma questão muito mais séria, de mais pessoas utilizando a apólice e não de mais pessoas contratando seguro”.

Ele também comentou sobre o papel do corretor de seguros, destacando a consultoria necessária para atuar no ramo. “O corretor precisa entender o risco, ter uma visão mais consultiva para prestar um serviço de gerenciamento adequado”, explica.

O coordenador da Comissão do Sincor-SP, Felippe Paes Barretto, completa: “a oportunidade para os corretores de seguros está escancarada, no entanto, é uma venda consultiva, é preciso orientar muito bem o segurado, saber mitigar os riscos, ter cuidado nos clausulados e oferecer o produto mais adequado para o risco do cliente”.

Abordando o medmal, apólice de RC para profissionais da saúde, a especialista em direito médico, Karina Losito, explicou algumas mudanças acarretadas pela pandemia do coronavírus. “O uso da telemedicina está sendo muito discutido. O Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhou um ofício para o Ministério da Saúde reconhecendo a efetividade de utilizar a telemedicina somente durante a pandemia. Para o CFM, a clínica é soberana, o contato tem que ser pessoal para fortalecer o relacionamento do médico com o paciente e prover um melhor diagnóstico”, explica.

Karina ainda destacou que na proposta de uma apólice de medmal é importante colocar a área de atuação do profissional, que é diferente da especialização. “A área de atuação é aquela que o médico atua diariamente, por exemplo, pronto socorro. O prêmio da apólice é fixado com base nisso”, completa.

A live, na íntegra, pode ser conferida no canal da TV Sincor-SP, no YouTube.

Fonte: Sincor-SP, em 07.05.2020