A edição 238 do programa Panorama do Seguro, publicada dia 20 de junho, apresentou um estudo elaborado pelo Sincor-SP que propõe uma nova ferramenta para avaliação das seguradoras. O episódio, apresentado por Paulo Alexandre, contou com a presença da vice-presidente do Sincor-SP, Simone Fávaro, e comentários do economista e responsável técnico pela pesquisa, Francisco Galiza.

Denominada “PMC Auto — Pesquisa para a Melhoria Contínua do Seguro de Automóvel”, a iniciativa pretende reunir percepções de corretores de seguros do Estado de São Paulo sobre o atendimento das companhias seguradoras. O objetivo é identificar pontos que podem ser aprimorados no relacionamento entre seguradoras e corretores. Para participar, clique aqui.

“O resultado será divulgado em agosto. Quanto mais corretores participarem, mais sólida será a consistência do estudo”, afirmou Galiza.

Simone destacou os desafios enfrentados pelos corretores diante das transformações no setor. “Mudanças tecnológicas e comportamento do consumidor. O corretor de seguros se tornou um consultor. Precisa estar atualizado em produtos, clausulados, buscando treinamentos constantemente. Observo a tendência de trabalhar com plataformas digitais, parcerias com outros profissionais. Vejo o ano de 2025 oportuno para os corretores abertos às novas tecnologias e novos nichos de mercado”, declarou.

Segundo a especialista, a pesquisa, que se encerra em 10 de julho, foca exclusivamente no ramo de automóvel. “Visa entender o que o corretor está precisando, suas dificuldades. Como as seguradoras podem melhorar para que os profissionais na ponta acompanhem. Além disso, as melhorias impactam o consumidor final”, concluiu Simone.

Fonte: Sincor-SP, em 23.06.2025