A 2ª reunião do Comitê de Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, o PDMS, realizada dia 30 de outubro, contou com representantes da Fenacor e de diversos Sincors, da CNseg e de sindicatos regionais de seguradoras.  

O PDMS, lançado em março, apresenta metas claras e propõe mudanças para o ecossistema do seguro que impactarão no desenvolvimento sustentável do setor e, consequentemente, da sociedade brasileira.

Imagem do Seguro

A reunião foi aberta pela superintendente-executiva de Comunicação e Marketing da Confederação, Carla Simões, que apresentou as ações que estão sendo realizadas pela sua área em relação a um dos quatro pilares do PDMS, que é o da Imagem do Seguro.  

A Superintendência de Comunicação da CNseg realizou dois encontros regionais com jornalistas e um workshop exclusivo para esses profissionais, com foco em ampliar o conhecimento deste público sobre o setor.

Outra novidade foi a criação de uma gerência de Marketing, responsável pelos anúncios da entidade, pelo patrocínio de influenciadores digitais e pelo WhatsApp da CNseg, que divulga os conteúdos produzidos nos canais da entidade e pelo setor, entre outros pontos.

Consumidores

Ainda dentro do pilar da Imagem do Seguro, a diretora de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg, Ana Paula de Almeida Santos, informou sobre algumas das iniciativas da CNseg relacionadas aos consumidores.

Entre estas, destaque para: a realização de um seminário junto aos Procons sobre os riscos das associações de proteção veicular; a produção de novas edições do Relatório das Atividades das Ouvidorias, do Guia de Acesso do Consumidor de Seguros, do Relatório de Sustentabilidade no Setor de Seguros e do Guia Nome Social; a realização do 12º e do 13º Encontros com os Procons; a parceria institucional com o Sebrae; o projeto “Construindo futuros para a transição climática”, de difusão de boas práticas internacionais sobre o tema; o desenvolvimento de um estudo para a construção de uma taxonomia verde, social e sustentável para o setor de seguros e a criação da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão da CNseg, entre outras ações.

Já a superintendente de Acompanhamento Técnico da CNseg, Karini Madeira, apresentou as ações sob responsabilidade de sua área, referentes aos pilares Canais de Distribuição e Eficiência Regulatória. São elas: revisar a regulação para admitir novos protocolos para a realização da venda online; sensibilizar a Susep para a alteração de normas referentes a representantes de seguros e distribuidores de capitalização; aprimorar o estudo dos ramos mais aderentes ao Open Insurance para retomar a negociação com a Susep; e a regulação para medidas anticíclicas.  

Já ao fim da reunião, o diretor Técnico da Confederação, Alexandre Leal, informou sobre o lançamento da plataforma Encontre Seu Seguro e a finalização da formatação de uma ferramenta para monitorar o andamento das metas do PDMS. 

Fonte: Fenacor, com informações da CNseg, em 09.11.2023