porto seguro

Com programas de saúde emocional e parceria com a Psicologia Viva, companhia destaca o tema durante o mês de conscientização sobre a saúde emocional

O atípico ano de 2020 trouxe recortes importantes sobre a relação do brasileiro com a saúde emocional. Sites de buscas registraram uma alta considerável nas pesquisas sobre o tema durante o ano passado (o Google, por exemplo, registrou aumento de 98% nas buscas no país em comparação à série histórica de 10 anos). Perguntas sobre como lidar com a ansiedade e a depressão estiveram entre as mais recorrentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país do mundo com maiores índices de depressão e ansiedade. Segundo a entidade, cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem com a doença, enquanto 20 milhões de cidadãos são afetados pela ansiedade. Sabendo disso, a Porto Seguro reforça neste Janeiro Branco (mês de conscientização sobre a saúde mental) a importância com relação a este tema.

Por meio de iniciativas destinadas ao público final, o segmento Saúde irá elaborar uma série de publicações nas redes sociais sobre o tema. Além disso, o segmento Vida também irá apoiar o Janeiro Branco, destacando o pilar de cuidado emocional, que é um dos seus focos para acompanhar os clientes durante toda a vida e suas transições.

Marcelo Zorzo, diretor-executivo de Saúde, Odontológico e Ocupacional da Porto Seguro, destaca algumas das iniciativas da companhia nestes segmentos relacionadas ao tema. “O Porto Seguro Saúde sempre teve comprometimento com a saúde e bem-estar dos seus segurados e o reflexo disso são os inúmeros programas desenvolvidos para prevenção e promoção à saúde, que acompanham diferentes fases e desafios da vida”.

O diretor destaca a preocupação da companhia na promoção à saúde emocional, com iniciativas como os diversos programas oferecidos e a parceria com a Psicologia Viva, startup acelerada pela Oxigênio Aceleradora, do grupo Porto Seguro. “Esses programas têm o objetivo de valorizar um desenvolvimento emocional saudável e o bem-estar das pessoas. Além disso, disponibilizamos aos nossos segurados uma plataforma de atendimento psicológico on-line, por meio da Psicologia Viva”, comenta Zorzo.

A Psicologia Viva conta com mais de 3 mil psicólogos referenciados para cuidar da saúde emocional, 24 horas por dia, sete dias por semana. A plataforma possibilita direcionar a sessão para os diversos temas à disposição como família, relacionamento afetivo, estresse e ansiedade, e desenvolvimento profissional. Em 2020, durante o ano marcado pelo isolamento social em virtude da pandemia do Covid-19, a Psicologia Viva registrou um aumento de quase 500% do número de atendimentos, em comparação ao ano anterior, o que reforça a importância do tema

O Programa de Saúde Emocional possibilita que os segurados tenham diversos níveis de apoio à saúde mental e emocional, oferecendo ações personalizadas de acordo com a necessidade da empresa ou indivíduo, para auxiliá-lo na identificação de recursos para seu tratamento, através de profissionais especializados. O atendimento é realizado via telefone ou on-line, e o usuário recebe todas as orientações para avaliação, recomendação e tratamentos.

A companhia ainda conta com o Porto Mais Saudável, programa que oferece monitoramento à distância com nutricionistas e educadores físicos que conduzem a inserção de hábitos mais saudáveis, impactando positivamente na saúde, no bem-estar e reduzindo os riscos a médio e longo prazo. Além disso, o Programa Saúde Mais oferece cuidado às queixas clínicas e observa questões psicológicas, com o acompanhamento de um médico de família.

Ações durante o mês de janeiro

Durante o mês de janeiro, os canais oficiais da Porto Seguro nas redes sociais irão realizar uma série de publicações abordando curiosidades sobre a temática. As emoções humanas, dicas de relaxamento e cuidado com a saúde mental serão exploradas em vídeos e postagens. “Este é um conteúdo bastante relevante e que recomendamos que todos acompanhem em nossas redes sociais. É preciso conscientizar as pessoas sobre o tema e temos ciência da nossa responsabilidade com esse tipo de abordagem”, afirma Zorzo.

Sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 9 milhões de clientes únicos, 13 mil funcionários, 13 mil prestadores e 37 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 101 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Uruguai – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2019, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,387 bilhão.

Fonte: Imagem Corporativa, em 18.01.2021