Segundo o Global Insurance Report, realizado pela Allianz Trade, o setor de seguros deve crescer 4,8% nos próximos 10 anos, representando um aumento de receita de 67% ou 2,8 trilhões de euros até 2032.

As seguradoras em todo o mundo arrecadaram cerca de 4,2 trilhões de euros em 2021, um avanço de 5,1% na comparação com o ano anterior. De acordo com o estudo, o ano de 2021 foi satisfatório para o mercado de seguros, principalmente para as economias mais fortes do mundo, como a europeia e norte-americana, que respondem por mais de dois terços desse crescimento.

O levantamento ainda aponta que a guerra na Ucrânia está trazendo consequências ao mercado de seguros, já que afeta diretamente a classe média emergente mundial, considerada o motor do mercado. “Antes do conflito, era esperado que em 2022 o crescimento das seguradoras permanecesse forte, porém é provável que a receita cresça apenas 1 ponto percentual em relação ao ano anterior”, diz a Allianz Trade.

O Global Report ainda revela que o aumento de eventos climáticos também pode trazer desafios para o setor de seguros, juntamente com a guerra.

Fonte: Sincor-SP, em 15.06.2022