Para analisar diversos aspectos que envolvem a profissão de corretor de seguros no Brasil, o diretor geral da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Tarcísio Godoy, foi o convidado da quarta edição do programa SincorCAST, na última quarta-feira, 6 de julho. Transmitido pelo canal do Sincor-SP no YouTube, o encontro contou com a mediação do presidente do Sincor-SP, Boris Ber, e teve a participação do 2º secretário do Sindicato, Rogério Freeman.

De acordo com Godoy, o interesse pela profissão de corretor de seguros vem crescendo no Brasil, o que pode ser percebido pelo aumento no número de certificados emitidos pela ENS no último ano. “Em 2021, a Escola emitiu 1,9 mil certificados a mais do que no ano anterior. Foram 6,9 mil diplomas emitidos no ano passado, frente a 5 mil em 2020”, contou.

Para o diretor, o interesse na atividade securitária está alicerçado ao conhecimento. “O conhecimento acaba desenvolvendo os mercados e o setor de seguros é um mercado transversal, pois, em todas as atividades econômicas, o risco está presente”.

O executivo também ressaltou que, diante da ampliação das ferramentas de comunicação e de difusão de informações, o consumidor percebe as vantagens de contar com instrumentos que mitiguem riscos. “Eu atribuo esse crescimento do mercado de seguros ao maior conhecimento do consumidor em relação ao potencial que o seguro pode trazer para a sua vida”.

Godoy salientou ainda que, mesmo com índices crescentes, o mercado de seguros brasileiro está longe do seu potencial máximo. “Estamos entre as 10 maiores economias do mundo, mas ainda assim muito longe de alcançar o volume de seguros necessário para que tenhamos um desenvolvimento econômico forte”.

Capacitação para o corretor progredir

Esse crescente e expressivo interesse pela profissão de corretor de seguros motiva os profissionais já estabelecidos a continuar se capacitando. E, de acordo com o diretor da ENS, não existe desculpa para não se qualificar.

O executivo lembrou que a Escola possui parcerias com diversas instituições, entre elas a Universidade Corporativa do Sincor (Unisincor), que oferece cursos gratuitos. “Esta é uma grande oportunidade para os profissionais atuantes. Para os corretores sindicalizados, há todo um ambiente articulado, todo um ecossistema para progredir. O valor que os corretores pagam para os sindicatos são revertidos em pontos no Programa de Fidelidade da ENS, para serem utilizados em cursos, e inclusive podem ser repassados para terceiros”.

Godoy destacou ainda que a contribuição da Escola para o mercado de seguros é indubitável e que a participação da Instituição representa mais do que a formação de novos corretores de seguros. “O corretor precisa se reciclar e, principalmente, se qualificar. O Sincor-SP e a ENS são provedores de soluções. Aquele corretor que não estiver atento e não investir nem tempo e nem recurso, vai ficar para trás”.

Novo programa para empregabilidade

Por fim, o diretor geral anunciou o Programa de Identificação de Profissionais (PIP), iniciativa inédita da ENS que oferece às empresas e entidades do setor facilidade na contratação de profissionais preparados para atuar no mercado, por meio de captação entre alunos das graduações da Escola.

Segundo Godoy, o projeto promove uma seleção natural de profissionais, e o custo de integração e treinamento nas empresas é menor, já que os alunos já têm conhecimentos sobre seguros. “Esse projeto tem o objetivo de somar. Ele é oferecido a custo zero, o corretor empresário assina um memorando com a Escola e, quando ele precisar de um profissional, pode buscar na ENS, porque nós trabalhamos esse aluno durante dois anos”, finalizou o diretor.

Fonte: ENS

Fonte: Sincor-SP, em 18.07.2022