bradesco saude

Hoje, 01/12, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, um problema de saúde pública mundial que, graças aos avanços da pesquisa, deixou de ser uma doença fatal e vem ganhando o status de doença crônica, desde que haja adesão ao tratamento, combinada a um estilo de vida saudável.

A Bradesco Saúde apoia essa luta que, desde 1995, fez com que a mortalidade provocada pela doença tivesse uma queda de 42% no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Apesar dos avanços, a ciência ainda não descobriu uma forma de erradicar o vírus nem de impedir totalmente a vulnerabilidade dos portadores do HIV a outras infecções. Por isso, a melhor forma é evitar a contaminação por meio da adoção de hábitos seguros, como: usar preservativo em todas as relações sexuais; usar somente materiais esterelizados bem como ter ciência da procedência do sangue usado em transfusões; não compartilhar seringas nem agulhas.

Da mesma forma, gestantes descobrem serem portadoras do HIV no pré-natal têm 99% de chance de não transmiti-lo a seus bebês quando tratadas. A descoberta precocemente do contágio aumenta muito a expectativa de vida da pessoa, pois permite o rápido início do tratamento e evita a disseminação do vírus.  Portanto, se houver uma situação de risco, é de vital importância fazer o exame de Sangue.

Fonte: Diferencial, em 01.12.2016.