Por Fábio Pinho (*)

fabio pinhoA Essor Seguros começou a operar no Brasil em maio de 2012, com o firme propósito de agregar valor ao segmento de construção civil. Essa tem sido a bandeira da empresa neste curto espaço de tempo de nossas operações no País.

O mercado de construção em crescimento contínuo no país, aclamava por urgente solução capaz de mudar o rumo dos tristes acontecimentos que abalaram a vida da população brasileira nos últimos anos. Um mercado atingido, principalmente, por desconsideração ao consumidor brasileiro, resultou em danos materiais irreparáveis ou pagou-se com vidas humanas, devido a erros de projetos, negligência com o material utilizado na obra, entre outros fatores. Não obstante, a imagem arranhada por uma sucessão de experiências mal sucedidas, que acabaram pondo em risco a credibilidade deste forte segmento. Empreendimentos que acabaram sendo vítimas de desabamentos, rachaduras estruturais, alagamentos com avalanche de terra e tantas outras tragédias incontáveis acompanhadas pela sociedade, que exigia uma solução para estes graves problemas, que ainda hoje, infelizmente, persistem.

É neste contexto, quase que dramático, que a Essor Seguros surge com uma solução inédita e inovadora, porém aprovada e testada em diversos países, principalmente na Europa, por mais de quatro décadas: o Seguro Decenal. Para se ter uma ideia da importância do produto da Essor para a construção civil, em alguns países da Europa, como Alemanha, França e Espanha, o Seguro Decenal é obrigatório. Um seguro que visa garantir a qualidade técnica das obras da construção civil, seja no processo construtivo e pelo período subsequente a sua conclusão por 10 anos. Funciona como um selo de qualidade que orienta o consumidor, por exemplo, na hora da compra de seu imóvel na planta. Na avaliação do consumidor, se a obra possui o Seguro Decenal, ela é mais segura, será entregue em perfeitas condições e ele fica mais tranquilo. Em sua ausência, ele sabe que poderá ter problemas e ficará com o ônus de resolver por conta própria qualquer problema que venha a ocorrer durante ou após a construção.

Desde o início da obra, uma equipe de engenheiros e técnicos altamente qualificados acompanha o andamento das obras (construção de imóveis residenciais ou comerciais, shoppings, hotéis, aeroportos e obras de infraestrutura sejam elas públicas ou privadas) para garantir, entre outros itens que: a análise do solo permite a construção naquele terreno; o projeto devidamente aprovado está de acordo com as normas técnicas pertinentes emitida por órgãos competentes; o material utilizado na obra foi especificado pelos técnicos; e, por fim, o cronograma físico-financeiro está sendo cumprido dentro das etapas previstas.

São estas medidas adotadas dentro de padrões de excelência internacionais dos serviços desenvolvidos pela Essor que resultarão em qualidade e segurança ao consumidor na hora dele adquirir um imóvel ou usufruir, por exemplo, de um aeroporto ou shopping construído à luz da nossa seguradora.

Comum no mercado internacional, este seguro chega ao Brasil somente pela Essor Seguros, para ajudar a aprimorar a qualidade técnica das construções brasileiras, contribuindo assim, para o desenvolvimento sustentável do País. O nosso foco é a qualidade da construção e a proteção ao consumidor.

Esta é a única forma de evitarmos episódios lamentáveis como os que vêm ocorrendo nos últimos meses em cidades brasileiras, por exemplo, onde imóveis antes mesmo de serem entregues apresentaram rachaduras estruturais e tiveram que ser demolidos. O custo socioeconômico destas catástrofes poderia ter sido evitado. E o maior aliado da construção civil para que estes episódios não ocorram são os seguros desenvolvidos pela Essor. Cabe ao consumidor começar a exigir das incorporadoras e construtoras a contratação do Seguro Decenal e checar isso antes de efetuar a compra do seu imóvel. Só assim, ele terá certeza de que está adquirindo um imóvel com qualidade e sem problemas estruturais.

O desempenho positivo do Decenal rendeu a Essor Seguros o Prêmio Cobertura-Performance na categoria Inovação. Esse reconhecimento, quase instantâneo mostra que estamos no caminho certo. A Essor Seguros não é uma aventureira. Nós compreendemos o business e trouxemos expertise internacional para o país a fim de ser adequada às necessidades do setor da construção brasileira. A consolidação do produto junto à sociedade brasileira esbarra em uma questão cultural, que será vencida à medida que as construtoras e os próprios consumidores entendam das características técnicas e de segurança para todas as partes deste seguro. Não somos fiscalizadores de obras ou um ônus para a obra. Atuamos na prevenção de riscos e, com o nosso trabalho, esperamos contribuir para um setor de construção civil melhor e com garantias concretas e que se propõe a agregar valor e qualidade técnica aos empreendimentos públicos e privados. Esse é um trabalho de longo prazo, no qual contamos com a parceria da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

Aliado a este cenário de forte expansão e vísivel crescimento, medidas governamentais estão sendo adotadas, como (i) incentivo a programas sociais como o Minha Casa Minha Vida e (ii) redução de encargos sociais sobre a folha de pagamento deste setor, de 20% para 1% ou 2% sobre a receita bruta, com a publicação da Medida-Provisória 601/2012. Com isso, empregos deverão aumentar, conjugado com os grandes eventos internacionais e pela economia crescente, que resultam em obras de infraestrutura e investimentos em todo o país. O cenário não poderia ser mais auspicioso.

Uma seguradora deve ser avaliada pela qualidade de seus clientes. Temos orgulho do padrão de excelência dos nossos serviços. Desenvolver um trabalho conjunto com as empresas nacionais recompensa todos os esforços e investimentos dedicados ao desenvolvimento talentoso e notável do Brasil. Ao aprimorar a qualidade técnica das construções brasileiras, acreditamos estar dando uma grande contribuição para o desenvolvimento do País.

A Essor Seguros acredita fielmente no mercado de seguros brasileiro. Temos certeza de que a nossa empresa fará história neste País.

(*) Fábio Pinho - O administrador Fábio Pinho é o principal executivo da Essor Seguros S.A., no Brasil. Formado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Univercidade, com pós-graduação em gestão empresarial pela FGV-RJ e especialização em Liderança Executiva pela Cornell University (Nova York – EUA), Fabio Henrique Ferreira de Pinho trabalha no mercado segurador desde 1995, quando adquiriu também experiência em resseguro. Ele integrou a Comissão Contábil da Superintendência de Seguros Privados (Susep) por quatro anos (2004 a 2005) e (2009 a 2010). Antes de ingressar na Essor, trabalhou de 2008 a 2011, no Grupo XL Re, onde seu último cargo foi Vice-Presidente Financeiro e de Operações da XL Resseguros Brasil S.A., a resseguradora local do grupo. Atuou ainda como representante legal da resseguradora admitida do grupo, XL Re Ltd. Foi membro do Instituto dos Auditores Independentes (Ibracon), de 2004 a 2007, e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na graduação dos cursos de Legislação Tributária (2003/2004) e Ética (2007) e também na pós-graduação do curso Controles Internos na mesma universidade durante 2007. Trabalhou de 1995 a 2008 na PricewaterhouseCoopers (PwC), na área de auditoria e consultoria de companhias seguradoras, corretoras e entidades de previdência.

 

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO 

 

Nome do ramo
Riscos Diversos


Nome do produto
Seguro Decenal


Finalidade
Único seguro que oferece proteção, por 10 anos após a conclusão da construção, de quaisquer prejuízos originados por danos estruturais, incluindo material de baixa qualidade, erros de projetos e defeitos na execução

Público-alvo
Incorporadores e Construtores, sejam obras privadas ou públicas


Coberturas básicas 
Cobertura aos prejuízos por Danos Estruturais, pelo período de 10 anos, e quaisquer prejuízos que sejam originados por problemas estruturais

Coberturas adicionais
Cobertura para Impermeabilização e Fachadas não-estruturais


Limites mínimos e máximos de importância segurada
Compreende 100% do custo de construção, podendo ser corrigido anualmente, conforme escolha do segurado


Vantagens
A Essor Seguros é a única seguradora atualmente a oferecer este Seguro inovador e diferenciado. Fornece acompanhamento mensal e períodico durante toda a fase de construção, com foco em prevenção de riscos. Único seguro que atende a nova Norma Técnica de Desempenho (ABNT 15.575). Este seguro é obrigatório em diversos países europeus


Forma de pagamento do prêmio
Pode ser à vista ou parcelado durante a fase de construção


Forma de contratação
Deve ser contrato antes de iniciar a construção ou na fase inicial da mesma


Restrições à aceitação de riscos
Construção em estágio avançado


Outras observações
Oferece à incorporadora e construtora pareceres técnicos mensais, com o andamento da obra à luz da qualidade empenhada durante o processo construtivo

 

Essor logo

ESSOR SEGUROS S.A.
Sede: Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3626-1100
Site: www.essor.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(21.10.2013)