A CNN Brasil publicou reportagem, no dia 30 de setembro, sobre riscos de furacões e tempestades tropicais que devem impactar o mercado de seguros. De autoria do jornalista Chris Isidore, a matéria “Furacão Ian pode ser mais um problema ao mercado de seguradoras da Flórida” pode ser acessada aqui.

Segundo o texto, dada a situação financeira da indústria na Flórida, a maior preocupação das seguradoras com sede no Estado é entrar em falência caso tenham problemas para pagar as indenizações.

Os proprietários de imóveis cujas seguradoras são declaradas inadimplentes têm seus sinistros entregues à Florida Insurance Guaranty Association, que respalda os sinistros da mesma forma que o FDIC assegura depósitos em bancos supostamente falidos, o que pode aumentar o custo do seguro para os clientes das outras companhias do Estado.

Em entrevista para a CNN, o analista do setor de seguros da JMP Securities, Matthew Carletti, falou como as seguradoras nacionais são relutantes em competir por negócios na Flórida por causa dos riscos de furacões e tempestades tropicais. Além disso, os proprietários de imóveis no Estado já enfrentam um preço mais elevado do que a média nacional por seguro.

A matéria ainda pontua que o tumulto no setor fez com que o mercado caísse nas mãos de “pequenas seguradoras estatais com recursos limitados”. Seis dessas empresas foram declaradas inadimplentes este ano, antes mesmo da passagem do furacão.

Com informações da CNN

Fonte: Sincor-SP, em 04.10.2022