bbmapfre

Abertura acontece no dia 12/10 no CCBB RJ; mostra tem ações inclusivas para pessoas com autismo, síndrome de down e deficiência visual

imagem bbmapfre 11102018

A exposição de Jean-Michel Basquiat está em sua última parada no Brasil. A partir de sexta-feira, 12/10, quem visitar o Centro Cultural Banco do Brasil poderá ver, gratuitamente, as mais de 80 obras do artista, que ficarão disponíveis até 7 de janeiro de 2019. O acervo já passou por cidades como São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, sendo que esta última registrou seu segundo maior público, com 186 mil visitas durante o período de permanência na capital mineira.

Entre as peças expostas estão quadros, pratos pintados, desenhos e gravuras. Nascido em 1960, em Nova Iorque (EUA), Jean-Michel Basquiat retrata a sua cidade natal das décadas de 70 e 80. Filho de uma imigrante porto-riquenha e um haitiano, o artista faleceu com apenas 27 anos e é considerado atualmente um dos mais importantes artistas de ascendência afro-caribenha.

"Desde 2012 o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE vem patrocinando iniciativas culturais que já atingiram mais de 20 milhões de pessoas. É com imensa satisfação que nós concluímos o ciclo, no Brasil, de um dos acervos mais disputados do mundo como o de Jean-Michel Basquiat. A gratuidade, acessibilidade e inclusão, presentes na exposição, ratificam a nossa vontade de garantir o acesso à cultura a todos", afirma Leonardo Mattedi, Diretor geral de Administração, Finanças e Marketing do GRUPO.

Ações inclusivas

A mostra conta com um roteiro especial para pessoas com autismo, síndrome de Down, deficiência intelectual e com dificuldades de mobilidade. Para estes visitantes serão propostos jogos e atividades lúdicas que facilitam o entendimento da linguagem e mensagens expressas pelo artista.

Já os deficientes visuais ou com baixa visão também terão ações exclusivas, agendadas, com roteiros táteis e descrições afetivas das obras do autor.

Jean-Michel Basquiat
Data: de 12/10 /2018 a 07/01/2019
De quarta a segunda, das 9h às 21h
Local: CCBB-RJ, Rua Primeiro de Março, 66, Centro, RJ
Entrada Franca
Patrocínio: GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Fonte: CDN, em 11.10.2018.