Seguradora Lider

Somente no primeiro quadrimestre de 2018, a Seguradora Líder, responsável pela operação do Seguro DPVAT, pagou 116.085 mil indenizações. Os dados são da edição de abril do Boletim Estatístico e mostram que, desse total, 11% foi destinado aos casos de morte; 71% para a cobertura de invalidez permanente e 18% para o reembolso de despesas médico-hospitalares.

Representando a maioria das indenizações no período, os casos de invalidez permanente apresentaram uma queda de 13% ante o mesmo período de 2017, mas os números absolutos são preocupantes: mais de 82 mil pessoas com sequelas permanentes receberam o seguro nos quatro primeiros meses desse ano. Os casos por morte seguiram a mesma tendência de queda, com o pagamento de mais de 12 mil indenizações no primeiro quadrimestre.

Seguindo a tendência dos meses anteriores, a maior incidência de indenizações pagas foi para vítimas do sexo masculino e a faixa etária mais atingida no período foi a de 18 a 34 anos, idade considerada economicamente ativa, representando 48% do total, que correspondente a cerca de 55,4 mil indenizações.

Nos quatro primeiros meses do ano, os acidentes envolvendo motocicletas continuam a ser destaque, concentrando 76% das indenizações, apesar de representar apenas 27% da frota nacional. Na região Nordeste, onde há a maior frota de motocicletas do país, houve predominância das indenizações pagas a esse tipo de veículo: foram 26.086 por morte e invalidez permanente somente no período analisado.

Clique aqui para conferir a íntegra do Boletim Estatístico de Abril.

Fonte: Seguradora Líder, em 08.05.2018.