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ComparaOnline lista os principais pontos que devem ser levados em consideração ao contratar o serviço

Viajar exige um planejamento financeiro muito bem pensado e definido com antecedência. E, nestes momentos, uma questão que os turistas sempre estão atentos é: o que fazer para economizar? Uma das opções que muitos acabam escolhendo é optar por um seguro viagem pelo cartão de crédito, já que o valor não é cobrado em alguns casos. Mas, será que vale a pena a economia? Para auxiliar os viajantes com essa questão, a ComparaOnline, marketplace de seguros e créditos, esclarece algumas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens na utilização do seguro viagem do cartão de crédito em relação a um seguro convencional.

"Falar de seguro viagem é algo delicado e importante, uma vez que estamos lidando com momentos especiais que envolvem saúde, conforto e segurança dos passageiros. Mas, quando pensamos em economia, precisamos entender até que ponto isso vale a pena. Acreditamos que, quando se trata do bem-estar dos passageiros, não devemos economizar. Por isso, tudo deve ser colocado no papel e o passageiro precisa ter consciência de cada possibilidade, caso a economia venha a custar mais caro depois", afirma Paulo Marchetti, CEO da ComparaOnline no Brasil.

Confira alguns fatores que devem ser levados em conta ao escolher entre seguro viagem de empresa especializada ou seguro viagem do cartão de crédito:

Quem tem direito ao seguro de cartão de crédito?

Passageiros que tenham efetuado a compra da passagem aérea com o cartão de crédito têm direito ao seguro viagem. Porém, é preciso verificar se o modelo do cartão contempla este serviço. Em geral, o benefício é estendido também ao cônjuge do titular e para filhos menores de 24 anos, mas para isso todas as passagens aéreas precisam ter sido compradas no cartão.

Existe algum limite de duração de viagem?

Um dos primeiros pontos que o passageiro deve verificar é a duração de sua viagem e o período de cobertura do seguro do cartão de crédito. Em geral, os seguros oferecidos pelos cartões possuem cobertura de 30 a 60 dias. Dessa forma, caso o passageiro fique além desse tempo, não estará coberto neste período. Em contrapartida, o seguro viagem de empresas especializadas possuem cobertura de até 365 dias, além da possibilidade extensão, o que oferece mais segurança e conforto para os viajantes.

Preciso pagar pelas despesas médicas?

Outro fator que deve ser levado em consideração é a forma de utilizar o seguro. A maioria dos cartões trabalha com reembolso, inclusive em casos de internações. Sendo assim, o turista deverá primeiramente arcar com as despesas e guardar as notas dos serviços utilizados para receber o valor posteriormente. Porém, é preciso avaliar quais são as coberturas disponíveis e se o valor reembolsado será de 100%. Os viajantes que optarem pelo seguro viagem de empresas especializadas podem contar, além do reembolso, com a Assistência 24h da seguradora, e utilizar clínicas e hospitais parceiros, não precisando desembolsar nada.

Existem lugares e atividades que não entram na cobertura do seguro viagem?

Normalmente os seguros para viagens internacionais, tanto de cartões de crédito quanto de empresas especializadas, possuem cobertura global, principalmente pelo fato de oferecem reembolso para as despesas médicas. Porém, se o passageiro optar por um seguro de empresa especializada, vale ficar de olho no plano contratado. Algumas empresas possuem planos com custos mais atrativos, limitados a uma determinada região como, por exemplo, Europa ou América do Norte. Além disso, quem vai para destinos com prática de esportes radicais, precisa contratar um seguro à parte, uma vez que as opções oferecidas pelos cartões de crédito costumam não cobrir estes riscos. É importante avaliar também que, na maioria dos casos, eles também não cobrem despesas médicas de gestantes.

Quais os maiores diferenciais entre os dois tipos de seguro viagem?

Apesar de gerar economia, o seguro viagem do cartão de crédito tem alguns pontos a menos do que os seguros especializados. Os maiores diferenciais são garantia de repatriação funerária, atraso na entrega de bagagem e seguro por atraso e cancelamento de voo. Em geral, as bandeiras de cartões não garantem essas despesas e é preciso verificar cada caso, com cada uma.

Fonte: NR-7, em 10.11.2018.