CCS-SP

Operando no país há pouco mais de um mês, após o assumir o controle da RSA Seguros, a nova seguradora apresentou novidades aos corretores

Os associados do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) tiveram a oportunidade de conhecer o portfólio de soluções da Seguros SURA e as suas estratégias para consolidar a atuação no país, durante almoço realizado no dia 12 de abril, no Circolo Italiano. Com o salão lotado, o mentor do CCS-SP Adevaldo Calegari reconheceu o grande interesse dos associados. “Coisas novas, oportunidades e situações favoráveis sempre atraem expressivo número de colegas corretores. A prova está exatamente aqui”, disse.

A Seguros SURA, seguradora de origem colombiana que iniciou sua operação no Brasil em março, após efetivar a aquisição da RSA Seguros, foi apresentada no evento por sua diretoria. O CEO Thomas Batt, o diretor-geral de Middle MKT e Transportes Gabriel Bugallo e o superintendente comercial Regional-SP Ricardo Vaz explicaram o foco de atuação e o plano de expansão de longo prazo.

Batt, que era CEO da RSA e manteve-se no cargo na nova seguradora, disse que a Seguros SURA conta com os corretores de seguros para ampliar sua atuação no país. “Nosso foco estratégico é a diversificação, como uma seguradora multissolução, multicanal e multirregião”, afirmou. Ele informou que a Seguros SURA, subsidiária do Grupo SURA, é especializada em seguros de bens, pessoas, responsabilidades, seguro saúde e de acidentes de trabalho, atualmente é um dos maiores grupos seguradores da América Latina. Em 2015, os prêmios líquidos atingiram US$ 4,2 bilhões.

Com mais de 10 milhões de clientes em quatro países (Colômbia, República Dominicana, El Salvador e Panamá), a Seguros SURA, após a aquisição da operação brasileira da RSA, somou mais 1,4 milhão de novos clientes à sua base. Atualmente, segundo Batt, a aquisição está sob avaliação dos órgãos regulatórios do Chile, México, Uruguai e Argentina. Segundo ele, a seguradora desenvolveu uma plataforma de expansão multilatina, estruturada em nove países, que conta com 11 mil funcionários e 16 mil corretores cadastrados.

Foco em soluções

Como seguradora de médio porte, a Seguros SURA tem bem definido seu foco de atuação em quatro segmentos: Transportes; Pequenas e Médias Empresas (com a oferta de produtos empresarial, vida em grupo e pequenas frotas de veículos); Frotas de Automóveis e Afinidades. O objetivo da seguradora é crescer de forma sustentável nos próximos anos. “A expansão será paulatina, sem pressa, priorizando a qualidade dos serviços”, explicou Batt.

Entre as principais mudanças, ele apontou a maior alçada de decisão junto à matriz, o que representa mais agilidade nos processos de subscrição e sinistros. Já o modelo de negócios tem o propósito de criar valor para corretores e parceiros, tanto no relacionamento mais interativo com clientes como na gestão de riscos focada na competitividade e sustentabilidade, e ainda na eficiência operacional suportada por ferramentas digitais.

O modelo de vendas representa a filosofia da empresa de abordagem direcionada ao consumidor e suas tendências, com base no conhecimento e metodologia de gestão de riscos. “Nosso relacionamento com os corretores será de portas abertas. Estamos sempre à disposição para resolver qualquer situação”, garantiu.

Foco no cliente

Gabriel Bugallo, diretor-geral de Middle MKT e Transportes, expôs as soluções desenvolvidas pela Seguros SURA nas quatro áreas em que atua. Em transporte, ele contou que o diferencial são as soluções sob medida para clientes. “Temos facilidades operacionais que permitem adaptarmo-nos às necessidades de nossos clientes e do mercado”, disse. No ramo Automóvel, a seguradora atua especificamente no seguro para frotas. Entre os diferenciais, ele apontou inovações como cobertura de vidros sem franquia e facilidades como a ampla rede de oficinas.

Na área de seguro empresarial, a oferta de produtos para pessoas jurídicas e profissionais liberais abrange mais de 150 ocupações e 41 coberturas. Para franquias, a novidade é o programa especial de seguros para toda a cadeia, em vez de cada loja, de acordo com a necessidade de cada rede. Ele citou, ainda, a ampla quantidade de facilities, que incluem produtos com preço pré-definido. “O corretor tem o produto pronto para fechar negócio na frente do cliente, sem precisar realizar cotações”, comentou.

Com nova proposta de valor e renovação da capacidade técnica, por meio de reforço no time de atuários, a Seguros SURA pretende ampliar seus negócios em seguros de vida e acidentes pessoais. De acordo com Bugallo, a empresa desenvolveu uma solução tecnológica para esse ramo que aumenta a eficiência da cotação e reduz o tempo de emissão da apólice. “O faturamento é on-line e podemos emitir de um dia para o outro”, esclareceu.

Por fim, no segmento de pequenas e médias empresas, a seguradora oferece seguros para pequenas frotas (até 15 itens), vida (até 250 vidas) e limite máximo de indenização (LMI) de até R$ 20 milhões. Bugallo concluiu sua participação no evento com um apanhado sobre a filosofia de atuação da seguradora. De modo geral, a intenção é focar na entrega de soluções completas para corretores e clientes.

Fonte: Márcia Alves, em 25.04.2016.