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Na 29ª edição do SincorCAST, que foi ao ar na última quinta-feira, 12 de junho, o presidente do Sincor-SP, Boris Ber, e o suplente da Diretoria Executiva do Sincor-SP, Arnaldo Odlevati Junior, receberam o presidente da FenSeg (Federação de Seguros Gerais) e diretor presidente da Bradesco Auto/RE, Ney Ferraz Dias, para falar sobre o momento do mercado de seguros no Brasil. Foram discutidas as principais tendências, as novidades do seguro auto e também destacadas as oportunidades comerciais para os corretores de seguros.

Boris Ber perguntou como Ney Dias vê o mercado, com o crescimento de produtos e redução de companhias, que estão se unindo, e, por outro lado, a perspectiva de expansão com a regulamentação de empresas de associação de proteção veicular (APVs). “Existe um número maior de produtos, sem dúvida nenhuma, produtos de alto valor que estão mais simplificados. O corretor e o cliente têm mais opções. Mas vemos um movimento de consolidação do setor que não é apenas no Brasil, o que de certa forma é positivo porque temos empresas mais robustas atuando no mercado. Ficou um mercado onde basicamente atuam especialistas e empresas de grande porte. Ainda assim, temos no Brasil pelo menos 10 companhias trabalhando especificamente no seguro automóvel”, pontuou. Sobre a normatização das APVs, ele disse que a FenSeg tem procurado contribuir. “Após a publicação da lei existe toda uma regulamentação que a Susep está fazendo, temos procurado contribuir tecnicamente para que nesse novo mercado não tenha assimetrias que impeçam uma concorrência real entre as empresas. Isso deve aumentar ainda mais as opções de negócios, mas, a partir do momento que for normalizado, é muito importante que os corretores dominem as diferenças desses produtos, o que eles garantem, o que eles não garantem”.

Abordando mais sobre o seguro automóvel, Boris ressaltou que os corretores dominam o ramo, mas que passa por uma transformação muito grande. “Um carro hoje é muito diferente tecnologicamente: os faróis, as câmeras, os equipamentos, os vidros. É uma loucura fazer toda essa precificação, a fixação das franquias. Como é que está sendo adaptado tudo isso?”.

Ney Dias disse que uma das coisas que mais o apaixona em relação ao seguro, de uma forma geral, é que ele abrange todas as atividades empresariais e todas as situações pessoais e familiares, e esse contexto evolui permanentemente. “O seguro do automóvel tem que reagir também às evoluções que o próprio automóvel tem e terá nos próximos anos. É um desafio das áreas técnicas, mas temos conseguido fazer boas coberturas, oferecer boas opções. Na Bradesco Seguros temos lançado muitas coisas novas diante dessas necessidades, por exemplo a cobertura de pneus, rodas e chassis. Vemos a dificuldade do poder público de manter as vias sem buracos e precisávamos de um produto adaptado a essa nova situação social”. Para ele, as companhias têm feito um bom trabalho de atender o corretor e o cliente. “O corretor tem se manifestado muito sobre as necessidades. Dentro da Bradesco criamos o programa ‘Você pediu, a gente fez’ e só nos últimos três anos foram mais de 40 pedidos atendidos, em que a gente fez modificações de produtos, de regulação. O mercado tem sido bastante ativo em reagir às necessidades e, como eu falei, teremos muitas mudanças ainda pela frente”.

Arnaldo Odlevati Junior contou que, como corretor de seguros, pôde testemunhar, no dia a dia, uma grande melhoria no atendimento da Bradesco Auto/RE. “Por exemplo, eu vejo uma maior flexibilidade da Bradesco junto às oficinas para acerto de valor, isso ajuda muito no dia a dia. Quando necessário, tenho acesso ao analista, e então essa tratativa fica bem mais fácil para a solução”, disse. “Quais foram as melhorias realizadas nos últimos anos para ter este salto de qualidade e o que está por vir de novidade para que possamos ter um produto ainda melhor para vender para o nosso cliente?”, questionou.

“Desde minha chegada à Bradesco foram quase oito anos bem intensos”, revelou Ney Dias. “Encontrei lá um time muito qualificado e com muita experiência, e fui trazendo também profissionais para necessidades específicas que tínhamos. Formamos uma equipe com os profissionais que tinham o conhecimento da casa, da distribuição, dos produtos e junto a um time que trouxe também uma visão diferente, ideias novas, e isso tudo permitiu que pudéssemos ter uma velocidade de evolução e uma aproximação maior do corretor também. Tudo o que fazemos hoje na empresa tem como foco o nosso consumidor final e a experiência do corretor”, relatou. Segundo ele, tudo é pensado para facilitar a jornada do corretor. “Aprimoramos trazendo produtos, coberturas novas que o corretor tem demandado como necessárias, mas principalmente o seu processo: no portal, nos produtos de cálculos, nas APIs, no uso de inteligência artificial”.

Em relação às oficinas, Ney Dias contou que a Bradesco criou um programa que as segmentou em: Diamante, Ouro e Credenciadas. “Para ser Credenciada já tem que ter um padrão de infraestrutura, treinamento de pessoal e uma interação conosco muito grande. Isso facilita o tempo de resposta, o tempo de reparo do veículo e também dá um conforto para o cliente do corretor de que ele será atendido por uma oficina de alto nível”. Para o executivo, todos esses programas acabam levando à percepção da melhoria de qualidade. “Sem falar na parte toda de assistência, temos uma parceria com Europ Assistance, uma das maiores empresas de assistência do mundo, e estamos trabalhando muito próximo a eles, fazendo mudanças, melhorias a cada dia, seja nas capitais, seja nos interiores. Fico contente que vocês já tenham percebido as melhorias importantes. Nossos números também estão mostrando isso, o crescimento e resultado que temos apresentado demonstram que estamos no caminho certo. Tem muita coisa por fazer, mas estamos no caminho certo”, comentou.

Ao final do programa, os corretores que geraram seu Número da Sorte pela Carteira Digital de Associado, disponível no APP Sincor Digital, concorreram a um kit personalizado do Sincor-SP contendo mochila, garrafa de água e suporte para celular, e o vencedor foi Bruno Picasso Vernaglia, da Regional São Paulo Oeste.

Fonte: Sincor-SP, em 16.06.2025