Reconhecimento reforça o compromisso da companhia com a transparência e o fortalecimento do jornalismo como pilar estratégico da reputação corporativa
A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, foi reconhecida como uma das empresas que melhor se comunicam com jornalistas na categoria Seguros, segundo a 15ª edição da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas (PEMCJ), realizada pela Plataforma Negócios da Comunicação e pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação.
O reconhecimento é especialmente significativo por se tratar de uma pesquisa sem estímulo, na qual jornalistas de todo Brasil indicam espontaneamente as marcas que consideram referência em termos de relacionamento com a imprensa. A edição de 2025 marca os 15 anos da iniciativa, que valoriza empresas que mantêm diálogo consistente e transparente com os profissionais de comunicação e reconhece o jornalismo como base da democracia e da reputação corporativa.
“Esse reconhecimento é motivo de grande orgulho para todos nós da Sompo. Acreditamos que a imprensa desempenha um papel essencial na disseminação de informações relevantes para a sociedade e para o mercado. Estar entre as empresas que melhor se comunicam com jornalistas reforça nosso compromisso com a transparência e com a valorização do jornalismo como agente democrático”, destaca Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 de junho e 27 de julho de 2025, e contou com a participação de jornalistas de diferentes regiões do país. A escolha dos vencedores é feita com base exclusivamente na percepção dos profissionais de imprensa, o que confere ainda mais legitimidade à premiação.
“A comunicação com a imprensa é estratégica para a Sompo, pois o mercado de seguros tem um papel fundamental na economia e na vida das pessoas. É por meio da imprensa que conseguimos levar ao público informações essenciais sobre o papel do seguro na qualidade de vida e na sustentabilidade dos negócios”, afirma Celso Ricardo Mendes, Diretor Executivo da Sompo.
A Sompo também reconhece o trabalho desempenhado tanto pelas mídias setoriais de Seguros, que realizam uma apuração aprofundada sobre o mercado, bem como pelas mídias especializadas nos segmentos de atuação de seus clientes — como Logística & Transporte, Finanças, Automotiva, Petróleo & Gás, por exemplo — e pelas mídias de Negócios e de Interesse Geral, que abordam diferentes perspectivas de um setor amplo, complexo e essencial.
“Esse reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo e colaborativo entre a área de Marketing e os porta-vozes da companhia. Valorizamos o relacionamento ético, transparente e consistente com os jornalistas e entendemos que essa conexão é fundamental para fortalecer a cultura do seguro e do gerenciamento de riscos no Brasil”, complementa Aline Telis, Gerente de Marketing da Sompo.
Fonte: Sompo, em 15.09.2025