unisincor

Transmissão trouxe as adaptações do seguro de responsabilidade civil em decorrência da pandemia de coronavírus

imagem unisincor 12052020

Nesta segunda-feira (11/05), a Universidade Corporativa Sincor (Unisincor) e a Conhecer Seguros promoveram uma live gratuita, conduzida pelo especialista Walter Polido, atualizando o curso online “Responsabilidade Civil – Aspectos Técnicos e Jurídicos”, com a inclusão das adaptações do seguro em decorrência da pandemia de coronavírus, além de tirar dúvidas dos alunos em relação ao treinamento.

Durante a transmissão, Polido explicou que ao gravar o curso, a Covid-19 não era uma realidade no Brasil, por isso, discutir o assunto tornou-se fundamental. “Em razão da pandemia, o mundo mudou e essa live é um reflexo disso. Podemos observar a telemedicina, o home office e o próprio seguro de vida que passaram por adaptação. E nesse cenário é imprescindível uma visão solidária do mercado de seguros em relação às necessidades do consumidor”, disse.

Ao abordar a telemedicina, Polido pontuou a visão limitada que o próprio setor médico tinha sobre o tema, cuja adaptação foi indiscutível. Agora, o mercado de seguros também vai precisar considerar esse risco nas apólices de Responsabilidade Civil. “É evidente que não vai haver retrocesso, a telemedicina veio para ficar e os seguros deverão acompanhar os desdobramentos desse serviço”.

Outra mudança está relacionada ao home office o que, segundo o especialista, vai afetar o Seguro RC Empregador. “Temos a decisão do STF em relação à infecção do coronavírus como uma doença ocupacional para questões de benefícios e essa situação, com certeza, vai afetar o direito da indenização complementar”.

Polido também abordou o seguro de vida, cuja exclusão de cobertura para pandemia não poderia ser sustentada pelo mercado. “Como alguma companhia vai conseguir negar o pagamento do beneficiário em decorrência de uma morte ocasionada pelo coronavírus? Seria judicializar para perder. Por isso, temos que ter uma visão solidarística do contrato de seguro”.

Outro ponto que mereceu destaque e questionamentos dos participantes foi a Súmula 632, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determina a atualização monetária dos contratos a partir da contratação do seguro e não da ocorrência do sinistro, apesar de as seguradoras e os respectivos clausulados das apólices ainda ignorarem o tema.

Durante a live, Polido ainda respondeu dúvidas dos alunos que adquiriram o curso online de Responsabilidade Civil – Aspectos Técnicos e Jurídicos e reforçou a nova realidade também em relação ao ensino a distância, antes pouco utilizado no Brasil, mas que passou a ser a única opção de atualização profissional nesse período. O curso que foi assunto base da live está disponível no site da Unisincor.

Fonte: Unisincor, em 12.05.2020