zurich logo

imagem zurich 19102017

Companhia marcou presença no 20° Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros com discussões sobre o atual cenário do setor frente às novas tecnologias

A Zurich, seguradora global com mais de 78 anos de atuação no mercado brasileiro, comemora sua intensa participação no 20° Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros, o maior evento do setor no país, com troca de conhecimento e apresentação de seus produtos inovadores para corretores. O evento foi realizado de 12 a 14 de outubro, no Centro de Convenções de Goiânia (GO).

O CEO da Zurich no Brasil, Edson Franco, participou do debate no painel “Distribuição de Seguros: diferentes meios”. Em sua apresentação, que contou com a presença de mais de 2 mil pessoas, o executivo fez uma análise do atual cenário do mercado de seguros frente às mudanças do século XXI, conduzidas, principalmente, pelas novas tecnologias. Para ele, um dos aspectos dessas mudanças é que estas têm ocorrido numa velocidade menor e isto é um dos grandes desafios. “O processo de mudança não é linear, é exponencial. Então, quando a gente acha que tudo vai acontecer no ano seguinte e a gente se acomoda porque não aconteceu, normalmente somos pegos de surpresa”, avalia.

Por outro lado, comentou que, “estamos cada vez mais exigentes pela hiperconveniência”. E, dentro desse cenário, segundo Edson, cabe às seguradoras se colocarem no lugar do cliente. “Nosso papel é entender a necessidade dos clientes e nos fazermos indispensáveis a ele”, pontuou. “A intermediação sempre vai existir, precisamos entender como será essa intermediação e como poderemos ajudar a sermos realmente consultivos e não monoprodutivos”, destacou.

Edson ainda apresentou um estudo realizado recentemente pela Zurich, em parceria com a Universidade de Oxford, o Income Protection Gap, que pretendeu entender o déficit na proteção contra a perda de renda em 12 países. De acordo com o levantamento, o Brasil tem o menor índice desses países, no que se refere a poupanças, ou seja, caso as pessoas perdessem a renda, seja por invalidez, desemprego ou morte, 72% da população não têm poupança para se manter por mais de seis meses. Isto, segundo ele, reforça a importância do papel das seguradoras no mercado brasileiro.

O assunto também foi debatido em outras palestras do evento, como a do consultor e comentarista de tecnologia da Globo News, Ronaldo Lemos, que apresentou os desafios e novidades do mundo digital, além de também destacar o “crescimento exponencial” da tecnologia”. Segundo ele, esse modelo leva a uma “assimetria de informação”, o que gera uma demanda pela gestão de dados. “Uma das formas de gerir riscos é a partir de dados, e, hoje, há uma demanda cada vez maior pela gestão de riscos”, avaliou. Para ele, o papel das seguradoras, nesse contexto, é fundamental, pois faz parte de seu negócio a análise e gestão de dados.

O consultor falou ainda do surgimento da internet das coisas – “a possibilidade de conectar todo e qualquer objeto à internet”. A partir daí, destacou a importância da inovação e apresentou medidas à prova de crises que servirão para diferenciar qualquer empresa em meio a esse cenário. São elas: relação com clientes, senso de urgência, reforço da confiança com o cliente, engajamento, visibilidade e comunicação permanente.

Ampliando relacionamento – O estande da Zurich recebeu muitos visitantes durante os três dias do primeiro dia do 20º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros. Para os executivos da companhia, o espaço é fundamental para estreitar relacionamento com os corretores, que podem conhecer os produtos e soluções desenvolvidas pela Zurich, bem como trocar experiências e conhecimento.

Além do CEO da companhia no Brasil, Edson Franco, participaram do evento diretores da companhia, como Márcio Benevides, Head of Distribution and Bancassurance; Walter Pereira, Head of Personal Lines; Celso Soares, Head of Underwriting; Eder Prado, diretor Regional São Paulo – Capital; Luciano Silveira, diretor regional Interior de São Paulo; Rogerio Gebin, diretor regional MG e Centro-Oeste; Waldecyr Schilling, diretor regional Sul; Emerson Bueno, diretor regional RJ, ES, Norte e Nordeste, além de gerentes regionais.

 “Para nós é sempre uma satisfação participar deste evento. É uma oportunidade ímpar para encontrarmos os corretores e ampliar nosso relacionamento, bem como ouvir as necessidades do mercado. Nosso objetivo constante é oferecer o melhor produto para nossos clientes”, afirma Edson Franco.

Produtos com foco no cliente – A Zurich levou toda sua expertise global em produtos sob medida para atender as necessidades de seus clientes para o evento. Ganharam destaque produtos da Linha Financeira para proteção de executivos e profissionais, como o D&O e o E&O. O Seguro D&O é especialmente voltado para os gestores de empresas pequenas, médias e de grande portes e protege o patrimônio desses executivos no caso deles serem responsabilizados judicial ou administrativamente por decisões que causem danos involuntários a terceiros. Já o Seguro E&O foi criado pela Zurich para proteger profissionais que causem prejuízos a terceiros em razão de erros e omissões cometidos na prestação de seus serviços.

A companhia também apresentou suas soluções voltadas para Riscos de Engenharia, com produtos que atendem as necessidades das empresas da construção civil e montadoras de equipamentos, cobrindo os diversos riscos que correm ao realizar seus serviços; para Gerenciamento de Riscos, com serviços e aplicativos versáteis, que auxiliam as empresas a entenderem melhor os riscos que correm, como o Zurick Risk Advisor, uma plataforma digital com um pacote completo de ferramentas de engenharia de risco para clientes e corretores; e para Vida em Grupo, que oferece diversas opções de coberturas e serviços para pequenas, médias e grandes empresas, sindicatos e associações da iniciativa privada.

Premiação para corretores – Os corretores presentes no evento ainda tiveram uma grande surpresa da Zurich, que patrocinou o sorteio de seis carros durante o Congresso. Segundo Márcio Benevides, Head de Distribuição e Bancassurance da Zurich no Brasil, esta é uma maneira de valorizar, agradecer, reconhecer e celebrar a próspera parceria com os corretores. “Não existe nenhuma palavra para descrever a emoção das pessoas que ganharam os carros, já que elas não esperavam por isso. Foi absolutamente espetacular participar e poder proporcionar esse momento e essa surpresa. Nossa intenção era contribuir com o evento, com o corretor e ratificar a nossa marca. Mas, no final, foi muito mais que isso e guardamos um pouco da Zurich no coração e na lembrança destas pessoas”, afirmou.

O corretor Josafa Ferreira, de São Paulo, foi um dos ganhadores e disse que a emoção foi indescritível. “Não sabia se chorava ou se pulava de alegria. Um carro é um bem, evidentemente. Não vai mudar a vida, mas como profissional, é um reconhecimento ao teu árduo trabalho”, comemorou.

Fonte: Race Comunicação, em 19.10.2017.