Por Andreia Silveira (*)

Dirigir com bastante cuidado e atenção, estando saudável, pode resultar em acidentes, imagine pessoas que possuem problemas de saúde que podem afetar o seu desempenho no trânsito? Com certeza aumenta, consideravelmente, o risco de provocar acidentes e colocar a vida de outras pessoas em perigo.

imagem 20072018

Porém, poucas pessoas se conscientizam desse risco e tomam os devidos cuidados na hora de dirigir. A maioria dos motoristas se arrisca, colocando pedestres e motoristas em perigo.

Existem até mesmo fatores que não são considerados doenças, mas não deixam de ser problemas relacionados à saúde e que afetam, de certo modo, o bem estar do motorista. Esses fatores podem acabar influenciando no trânsito e causar acidentes graves, com risco até mesmo de mortes. Conheça alguns deles.

Quando a saúde dos motoristas pode causar acidentes no trânsito

Veja abaixo alguns problemas de saúde dos motoristas que podem causar acidentes e que devem ser levados em consideração na hora de dirigir. E fique atento, pois além desses fatores serem responsáveis por vários acidentes, o motorista corre o risco de levar multa e ter a CNH suspensa. Confira a lista:

1 – Epilepsia

Esse problema ainda está em fase de discussões pelos órgãos responsáveis, já que é preciso definir quais as melhores condições para que um portador desta doença possa assumir o volante. Segundo a ABRAMET, os condutores que ingerem medicamentos antiepiléticos não podem ter o direito de conduzirem, qualquer tipo de veículo, negado.

Porém, é necessário que a doença esteja sobre o controle de um especialista e que o motorista tome seus medicamentos da maneira correta. Isso evita que os intervalos de crises sejam frequentes, podendo até ficar anos sem ocorrer e, caso ocorram, não aconteçam no trânsito.

O importante é que, ao passar pelo processo de habilitação, o condutor comprove que não teve nenhuma crise há 12 meses e que possui acompanhamento médico, além de tomar medicamentos controlados.

2 – Sonolência

A sonolência também é uma das inimigas do trânsito e a causa de muitos acidentes, inclusive com mortes. Nas mídias podemos acompanhar muitas fatalidades que ocorrem com pessoas que dormiram ao volante e perderam o controle do veículo.

Além de provocar danos a si mesmo, inclusive sua própria morte, afetam outros inocentes em um trágico acidente. Entre as principais causas da sonolência, estão os distúrbios do sono.

Fatores que envolvem a sonolência são: a fadiga, cansaço, estresse, insônia, hipersonia, uso de medicamentos que causam sono e bebidas alcoólicas. É importante que o condutor nunca dirija enquanto estiver nessas condições para evitar acidentes e mortes no trânsito.

3 – Acidente Vascular Cerebral (AVC)

A pessoa teve um AVC, mas que não sofreu nenhuma sequela pode voltar a dirigir após o tempo de recuperação solicitada pelo médico. Já uma pessoa que ficou com sequelas, deve ser submetida a exames na Junta Médica Legal dos órgãos Executivos de Trânsito para ver se ainda possui condições de dirigir.

Conforme a avaliação e o resultado dos exames, as restrições ao motorista podem ser variadas, havendo possibilidades de apenas restringir o tipo de veículo que ele poderá dirigir como, por exemplo, veículo A ou B ou veículos apropriados para aqueles que ficaram com sequelas motoras.

Sabendo que pessoas que já tiveram um AVC possuem um risco maior de sofrerem novamente, é importante que, assim que decidem voltar a dirigir, passem a ser supervisionadas sempre por um médico. Isso deve ser feito até mesmo pelos motoristas em que os exames não deram alterações. O Detran determina que a renovação desses exames sejam realizados em menos de 5 anos.

(*) Andreia Silveira é colaboradora do site Seguro de Automóvel.

(20.07.2018)