Por Alexandre Camillo (*)

camillo 02102020

O grande papel das lideranças é conduzir aqueles que são seus representados aos caminhos menos tortuosos, que permitam enfretamento aos desafios, e levá-los para um ambiente seguro onde podem se desenvolver e consolidar. No Sincor-SP estamos fazendo um trabalho que surgiu muito antes da Covid-19 e foi o que possibilitou termos nos adaptados tão bem a esse cenário e assim continuarmos a empunhar a bandeira do empreendedorismo no novo normal.

A pandemia colocou todos no mesmo nível de desconhecimento e medo com a situação, o que pôde diferenciar e promover processos mais assertivos neste momento foi a forma como você se preparou antes, mesmo não antevendo isso. E o Sincor-SP realmente vinha na vanguarda, tendo esta gestão sob o mantra do empreendedorismo. O corretor de seguros, seja pessoa física ou jurídica, é de fato um empreendedor, profissional de visão, criativo e muito dinâmico, características próprias do nosso setor e necessárias para a atividade. Enquanto entidade representativa sempre acreditei que tínhamos que estar à frente disso e levando o exemplo, pois não há melhor ensinamento.

Algumas ações visionárias contribuíram diretamente para o período atual. Em 2018, o Sincor-SP criou a Central de Relacionamento, com o objetivo de solucionar situações diversas da categoria, melhorando os procedimentos internos e trazendo agilidade nas respostas. Em 2019, as Regionais começaram a ser reestruturadas para garantir maior eficiência nas operações do Sincor-SP e o atendimento em algumas localidades passou a ser online, feito pela Central de Relacionamento. A Unisincor, se utilizando de plataforma digital, passou a oferecer cursos EAD para atender os profissionais dos mais diversos ramos de seguros e negócios. Em janeiro de 2019, estreamos o Direto & Reto com Camillo, canal de comunicação, que mensalmente é transmitido ao vivo pela TV Sincor-SP. Tudo isso acabou preparando o Sincor-SP para o “novo normal” com a pandemia do coronavírus, em que agora vemos as empresas se adaptando para o home office, o atendimento remoto, as lives – o que já era realidade no Sincor-SP.

Começamos no ano passado a transformar nossas diretorias regionais em regionais online, preservando o status do nosso diretor local, a atuação da colaboradora, que passou para o home office já no ano passado, e preservando todo o atendimento, proximidade e ações para o corretor. Neste momento as 30 diretorias regionais do Sincor-SP atuam exclusivamente em regime online. Passamos a fazer as reuniões de diretoria já no âmbito digital, quando jamais poderíamos imaginar que esta situação seria tão recorrente. Assim, quando tudo isso se fez presente, o Sincor-SP já estava na vanguarda e dando o exemplo ao corretor de inovação e de superação.

Há alguns anos entendemos que o Sincor-SP tinha que ser o provedor de soluções para o corretor de seguros, que estivesse ali para ajudar em desafios e oportunidades.

Transformamos departamentos em Unidades de Negócios, como a nossa universidade corporativa (Unisincor), como a certificação digital (ID Seguro), a nossa cooperativa de crédito (Sicoob Credicor-SP), e criamos a nossa câmara de mediação (CâmaraSIN) – são todas áreas em que o corretor pode utilizar para si e seus colaboradores e também pode ofertar para seus clientes. Há mais de um ano, antes de imaginar a pandemia, criamos o Sincor Digital, que é a nossa plataforma digital para o corretor ter acesso a tudo o que o Sincor-SP está oferecendo a ele.

Tudo isso permitiu que a entidade, mesmo não tendo mais a receita do imposto sindical nem da parceria para atuação no DPVAT, conseguisse manter a representatividade e a luta pelo corretor. Em 2019 começamos as lutas pela manutenção da Lei nº 4594, o combate ao artigo da Medida Provisória 905 que desregulamentava a nossa profissão, a luta contra a exposição da remuneração do corretor. Em 2020, as lutas continuaram, somadas aos desafios da pandemia, e a entidade não perdeu musculatura nessa defesa que nunca foi tão exigida, porque a nossa gestão empreendedora, inovadora e visionária nos permitiu estar à frente e quando os desafios se apresentaram estávamos preparados.

Para continuarmos juntos vencendo obstáculos, é muito importante que os corretores se associem e participem de suas entidades representativas. Nossa categoria nunca precisou tanto da atuação de suas entidades, pois elas nunca foram tão exigidas frente a tantos desafios da profissão – e num momento em que as entidades perderam mais de 50% da sua receita, mas seguem se reinventando e se fazendo presentes para os profissionais. Por isso, estejamos sempre unidos e atuantes. Fiquem atentos e se engajem em nossa nova campanha associativa que traz novos benefícios e uma exposição maior que você ganha em estar junto ao Sincor-SP.

(*) Alexandre Camillo é presidente do Sincor-SP.

Fonte: Sincor-SP, em 02.10.2020