ens

ENS agora é Escola de Negócios e Seguros

Instituição busca novos nichos e modelos de atuação

A Escola Nacional de Seguros agora é ENS, uma Escola de Negócios e Seguros. A nova identidade visual foi lançada na última segunda-feira, 7 de outubro, em evento promovido para os colaboradores no auditório da Matriz, no Rio de Janeiro (RJ), com transmissão ao vivo para São Paulo (SP).

Na ocasião, o diretor geral, Tarcísio Godoy, fez uma apresentação sobre o novo momento da Instituição, enfatizando o reposicionamento mercadológico, o planejamento para os próximos anos e o lançamento da nova identidade. Neste novo momento, a Instituição modernizou sua identidade visual e está expandindo a oferta de programas educacionais para outros segmentos de negócios.

Dessa forma, a Escola transcende a cobertura que já oferece ao mercado de seguros e passa a buscar novos nichos e modelos de atuação. “Desenvolvemos um trabalho de excelência para o mercado segurador e para a sociedade brasileira. Estamos dando um passo para nos adequarmos a um novo momento do mercado. O mundo muda, e a ENS também mudou. Essa uma característica dos vencedores”.

Godoy destacou que nos 48 anos de história, a ENS teve um modelo exitoso. “Isso é um processo de mudança que não nega nosso passado, pelo contrário. Vamos continuar fazendo o que sabemos fazer, mas aprimorar nossos processos e melhorar nosso modelo de negócios. Vamos nos modernizar e expandir nossa oferta de cursos”.

O desenho da nova marca e da identidade visual foi desenvolvido pelo designer da equipe de Publicidade da ENS, Marcio Barros. “O redesign da marca representa o alinhamento dos nossos objetivos. É um conjunto muito grande de iniciativas que representa um novo posicionamento, uma nova maneira de pensar, de se comunicar e de agir. É uma nova jornada, com uma estrada para seguir, que é a da Escola de Negócios e Seguros”.

O executivo falou ainda sobre o lançamento de cursos inéditos de graduação e MBAs em áreas de interesse do mercado de seguros, tais como relações de consumo, inovação, marketing e transformação digital. Além disso, o diretor destacou as parcerias internacionais firmadas em diferentes continentes que visam promover especialização para os profissionais de seguros brasileiros.

Também falaram aos colaboradores os diretores Maria Helena Monteiro (Ensino Técnico), Mario Pinto (Ensino Superior) e Paola Casado (Administrativo-Financeira).

Para conhecer a nova marca da ENS, confira o vídeo aqui.


ENS conquista nota máxima no IDD

Além das notas máximas no IDD, o Bacharelado obteve nota 4 no Enade nas duas cidades

O Bacharelado em Administração da ENS obteve mais uma nota máxima do Ministério da Educação (MEC)! A graduação foi avaliada com o conceito 5 no IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), referente ao ano de 2018, nas duas cidades onde é ministrado, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em anos anteriores, o curso já havia recebido outras notas máximas, em avaliações de autorização e reconhecimento.

O IDD é um indicador de qualidade que mensura o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando os desempenhos no ENEM e Enade, como medida de aproximação das suas características de desenvolvimento ao ingressar na graduação avaliada.

O diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, explica que a nota no IDD e a avaliação do Enade são complementares. “O IDD calcula o resultado de todo o processo de aprendizado, desde quando o aluno entrou até o momento de sua saída. Esse resultado mostra a efetiva contribuição da ENS na vida do estudante, pois mede o impulso de crescimento que a Instituição deu aos seus alunos. Já o Enade, é um índice fundamental para avaliar as condições dos cursos de ensino superior e verificar se estão mantendo as exigências estipuladas pelo MEC”, explica o executivo.

Outro aspecto positivo do IDD é que o índice leva em conta o lado social dos avaliados, fazendo um mapeamento socioeconômico dos egressos. “Somos uma instituição acolhedora, que respeita o perfil do aluno. Nosso objetivo é dar sempre as melhores oportunidades de desenvolvimento a todos, independentemente de onde o aluno veio e com qual bagagem acadêmica chegou”, ressalta o diretor.

Além das notas máximas no IDD, o Bacharelado obteve nota 4 no Enade, nas duas cidades.

Como é calculado o IDD?

Desde 2014, o IDD é calculado individualmente, ou seja, ele compara o desempenho de um mesmo estudante no momento em que ingressa no curso e quando o conclui. Isso é possível porque o INEP passou a incorporar, nas avaliações e análises, as informações no nível dos indivíduos por meio do CPF.

O cálculo toma como referência de desempenho dos ingressantes a nota no ENEM. Para os concluintes, a referência é o Enade. Como o ENEM não é obrigatório, o INEP não calcula o IDD dos estudantes que não fizeram o exame.

Até 2013, o IDD era calculado pela média de desempenho dos ingressantes e dos concluintes. No modelo atual, é possível acompanhar de maneira mais precisa o “valor” que o curso e a instituição de ensino agregam à formação do estudante.


Graduação Tecnológica tem primeiro processo seletivo para o próximo semestre

Curso será realizado no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP)

Para formar novos profissionais por meio de competências práticas e instrumentais da Administração, a ENS oferece a Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros. O programa já está com inscrições abertas para as modalidades online e presencial, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). O primeiro processo seletivo será no dia 26 de outubro.

Diferente de outros cursos de Administração disponíveis no mercado, a Graduação Tecnológica oferece especialização no mercado de seguros, além de poder ser concluída em apenas dois anos. O programa oferece ainda certificados parciais ao longo do curso.

A grade conta com temas mais generalistas, como Contabilidade Básica, Matemática Aplicada e Introdução à Informática, além de outros mais direcionados, como Gestão Estratégica de Seguros, Seguros de Pessoas, de Saúde e Planos de Saúde e Pulverização de Riscos (Cosseguro, Resseguro e Retrocessão), ao longo das 1600 horas de duração.

Para os alunos da modalidade online, a vantagem é a maior flexibilidade e autonomia para personalizar ritmo e horários de estudo. Já na opção presencial, há maior oportunidade de troca de conhecimentos com outros estudantes. Em comum, ambas as modalidades oferecem conteúdo atualizado de acordo com as demandas do setor, ministrados por professores altamente qualificados e atuantes no mercado de Seguros.

O início do período letivo está marcado para 3 de fevereiro de 2020. Mais informações e inscrições no processo seletivo estão disponíveis no site ens.edu.br


Angelica Carlini é a nova coordenadora do MBA Gestão Jurídica

A nova coordenadora tem 31 anos de docência no ensino superior, além de 21 anos de vivência no contexto universitário

O MBA Gestão Jurídica de Seguros e Resseguros, assim como os demais cursos jurídicos da ENS, agora serão coordenados por Angelica Carlini, renomada advogada e acadêmica, com trajetória de 35 anos em Direito do Seguro.

Angelica tem 31 anos de docência em ensino superior, além de 21 anos de vivência no contexto universitário, tanto no ensino presencial como à distância. A advogada detém ainda de titulação nas áreas de Direito, Educação e História, com mestrados e doutorados em instituições de alta credibilidade.

A nova coordenadora afirma que pretende contribuir com sua experiência, conhecimento e motivação para dinamizar ainda mais os estudos jurídicos de seguros. Segundo ela, isso é possível e necessário. “O seguro continua sendo bastante desconhecido dos profissionais de gestão, administração, economia, engenharia, saúde e tantas outras áreas profissionais. É fundamental que profissionais de todas as áreas de atuação conheçam seguros, suas diferentes possibilidades de atuação, sua relevância na prevenção e gerenciamento de riscos e, toda a contribuição que os diferentes seguros podem significar na economia, na inovação e no desenvolvimento das empresas e, consequentemente, do País”, destaca.

Ela ressalta ainda que um dos objetivos será colocar os cursos jurídicos da ENS para dialogar com muitos professores e pesquisadores de áreas do conhecimento que são fundamentais para os seguros, como é o caso do direito dos contratos, direito patrimonial, direito administrativo, direito digital e as áreas de penal econômico e compliance. “Tornar os seguros mais conhecidos e presentes nas estratégias de planejamento e gestão das empresas é, sem dúvidas, papel fundamental da ENS e os cursos que ela colocar no mercado deverão sempre cumprir essa missão”.


Mês do corretor e do securitário tem cursos com 50% de desconto

Oferta é válida até 31 de outubro

Para quem atua no setor de seguros, o mês de outubro é especial. Nos dias 12 e 21, são celebrados, respectivamente, os dias dos Corretores de Seguros e dos Securitários. Em homenagem aos profissionais que se dedicam para garantir a proteção da sociedade, a ENS está promovendo, até o dia 31 de outubro, uma ação promocional inédita.

Dessa forma, a Instituição oferecerá desconto de 50% sobre o valor integral de 31 cursos na modalidade online. Há opções de 19 cursos técnicos, que abordam temas mais globais, como Teoria Geral do Seguro, Básico de Seguros, Capitalização e Direito do Seguro, e outros mais direcionados, como Seguros de Riscos de Engenharia, Seguros de Transportes e RC Transportador, Seguro Rural, entre outros.

Também estão sendo ofertados 12 cursos de extensão, que abordam assuntos voltados para futuros gestores, como Gestão de Operações de Seguros, Gestão de Resseguro, Gestão de Seguros de Transporte, Planejamento e Gestão Estratégica, entre outros. Além disso, estão disponíveis programas sobre outros temas, como Fundamentos e Estrutura do Mercado de Previdência Privada Aberta, Estatística Aplicada a Negócios, Marketing de Resultado, Matemática Financeira, entre outros.

A relação completa dos cursos pode ser acessada no site ens.edu.br, onde também é possível acessar o regulamento da promoção e efetuar inscrições.


Profissionais da saúde têm opção de Formação Executiva

Para participar é necessário ensino superior completo

Para discutir o funcionamento das organizações prestadoras de serviços de saúde e sua contextualização no ambiente de produção, de acordo com suas particularidades e especificidades, a ENS lançou o curso de Formação Executiva em Gestão de Serviços e o Setor de Saúde, no eixo Rio-São Paulo.

Composto por 30 horas/aula, o equivalente a dois meses, o programa discutirá os principais conceitos na Prestação de Serviços; Estrutura, Processos e Resultados e o Setor Saúde; Gestão de Serviços de Saúde, Construção de Valor para o Cliente, Aprimoramento da Qualidade em Serviços, Critérios para a Avaliação dos Serviços, o Comportamento Humano nas Organizações, entre outros temas.

No Rio de Janeiro (RJ), as aulas terão início em 26 de outubro, enquanto na capital paulista o curso tem previsão de início para 30 de novembro. Para participar, é necessário ensino superior completo e investimento de R$ 1.350,00, que pode ser parcelado em três vezes no boleto ou em até seis vezes no cartão.

Outras informações podem ser acessadas no site ens.edu.br, onde também é possível efetuar matrículas.