ens

Fenacor e Sincors também estão buscando soluções para a categoria

Após a divulgação, nesta semana, de Medida Provisória que revoga a Lei 4594/1964, que instituiu a regulação da Habilitação Técnica-Profissional dos Corretores de Seguros, a ENS, principal instituição de ensino do setor, reforça o seu posicionamento de que a capacitação técnica desses profissionais se tornará cada vez mais valiosa para o bom funcionamento de uma importante indústria relacionada à formação de poupança e ao desenvolvimento do nosso País, como a de seguros.

A Escola sempre prezou e continuará prezando pela valorização do corretor de seguros, ministrando programas de formação e capacitação de excelência para a categoria. Por isso, está atuando junto à Fenacor e aos sindicatos para estabelecer as melhores condições para a autorregulação.

Em vídeo divulgado na última terça-feira nas redes sociais, o presidente da ENS, Robert Bittar, que também é 1º vice-presidente da Fenacor, enviou mensagem aos alunos do curso de formação de corretores. “Aproveito o momento para tranquilizar os concluintes do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros, que não terão dificuldades em obter o registro profissional. Este é o empenho conjunto da Fenacor e da Escola no sentido de prover soluções a todos vocês”, declarou.

No mesmo vídeo, o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, informou que a Federação está construindo uma agenda junto à Susep para definir as novas diretrizes quanto à forma de implementar a autorregulação do corretor de seguros, inclusive o registro da profissão. “Temos total discordância com o fim da lei 4594. Não aceitamos essa posição e vamos nos articular de todas as maneiras para que retornemos a lei. Outro ponto técnico com o qual não concordamos é com uma eventual exclusão dos corretores de seguros do Sistema Nacional de Seguros Privados”, afirmou Vergilio.

O outro representante da categoria no vídeo, Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP e 2º vice-presidente da Fenacor, destacou o trabalho em conjunto da Fenacor e Sincors. “Estamos atuando de maneira conjunta, rápida, assertiva e pontual para que a categoria não tenha qualquer tipo de retrocesso, ao contrário, para fazer deste um momento de avanço, de melhora das nossas relações. Acreditem, este será um novo capítulo da nossa história, vamos nos renovar e avançar”.

A ENS confia no sucesso da agenda que começa a ser construída! Também acredita que os agentes do setor e a sociedade brasileira continuarão demandando a excelência no atendimento e conhecimento técnico, atributos que só uma formação profissional continuada e de alto nível pode oferecer. Assim, reforçamos o nosso compromisso de capacitar o mercado de seguros e apostar na qualidade de ensino como diferencial para seus profissionais.

Clique aqui e assista ao vídeo na íntegra.


Robert Bittar participa do 1º Fórum Rondônia e Acre de Seguros

Presidente da ENS discursou sobre o novo posicionamento mercadológico da Instituição

Promovido pelo Sincor-RO/AC, em Porto Velho (RO), no dia 7 de novembro, 1º Fórum Rondônia e Acre de Seguros reuniu cerca de 350 congressistas para discutir o tema “Novos Rumos do Mercado – Ameaças e Oportunidades”. A ENS, juntamente com a Fenacor e o Sindseg-N/NE, apoiou o evento.

O presidente da ENS, Robert Bittar, compôs a mesa solenidade de abertura e, na ocasião, discursou sobre o novo posicionamento mercadológico da Instituição. “Agora a ENS é a Escola de Negócios e Seguros. Essa mudança no nome tem bastante relevância, porque passaremos a ministrar cursos também para outros setores de atividade”.

O executivo ressaltou, no entanto, que a ENS continuará atuando firmemente junto ao mercado de seguros e expandindo a oferta de programas de excelência para os profissionais do setor. “Manteremos a qualidade do nosso ensino superior, que tem nota máxima no Enade e é reconhecido nacionalmente. Também seguiremos oferecendo MBAs, graduações tecnológicas e muitos outros na modalidade online”, declarou.

Bittar também foi um dos debatedores do painel sobre Mercado Marginal, no qual relembrou que a ação das Associações de Proteção Veicular (APVs) começou em 2007, em Minas Gerais, como mútuos, de forma legal. Segundo ele, depois elas passaram a comercializar os planos para o público em geral, como se fosse seguro convencional.

 “A Susep não podia agir porque essas ações não faziam parte do mercado supervisionado pela Autarquia, e as seguradoras não colocavam o assunto em pauta porque achavam que esses produtos não concorriam com carros mais novos, seus segurados. Os corretores perderam poucos segurados para o mercado marginal, mas também não atendiam a esse público de renda menor, já que as seguradoras não desenvolveram produtos mais acessíveis à época”, explicou.

A solução, segundo Bittar, passa pela regulamentação das APVs, que permitiria até aos corretores de seguros operar neste segmento de forma legal.

Prêmio Inconfidência Mineira

Também na semana passada, o Sincor-MG realizou, em Belo Horizonte (MG), mais uma edição do Prêmio Inconfidência Mineira, que elege profissionais e empresas do mercado de seguros que mais se destacaram no ano. O presidente Robert Bittar foi reconhecido como Personalidade do Ano por sua atuação junto à ENS.

Impossibilitado de comparecer à cerimônia de premiação, Bittar foi representado pela coordenadora regional da ENS em Minas Gerais, Nivea Barros. O presidente fez questão de agradecer a homenagem. “Receber um prêmio dessa importância é sempre motivo de muita honra e orgulho, mas esse vem em um momento muito oportuno, no qual a Escola inicia um novo período de sua existência. Este reconhecimento é um estímulo a mais para continuarmos trabalhando intensamente para a ENS atingir patamares cada vez mais elevados no segmento educacional”, comemorou Bittar.


“Nação das startups”, Israel fará treinamento para profissionais brasileiros

Aulas acontecerão entre 18 e 22 de maio de 2020

Mesmo sendo um país novo, com extensão territorial limitada, poucos recursos naturais e mercado interno reduzido, Israel atraiu mais de 300 multinacionais para seu território e se tornou um dos países mais inovadores do mundo. Atualmente, é considerado a grande “nação das startups”, com uma para cada 1,8 mil habitantes, tornando-se assim o país com o maior número de empresas dessa natureza.

Para apresentar aos profissionais brasileiros o funcionamento dessa economia em crescente desenvolvimento, a ENS lançou um Programa de Treinamento inédito naquele país, que terá como tema “Tel Aviv: Inovação e Tecnologias Financeiras – O Modelo Israelense”. Organizado em parceria com a Coller School of Management – Universidade de Tel Aviv, o curso irá oferecer conhecimento amplo adotando uma abordagem multifacetada e combinando discussões em sala de aula, workshops e visitas a empresas.

Com aulas entre 18 e 22 de maio de 2020, os alunos aprenderão conceitos sobre transformação digital, inteligência artificial, gerenciamento e mitigação de riscos, entre outros temas. Além das aulas teóricas com profissionais de renome mundial, o programa também oferecerá visitas a grandes empresas locais, mostrando, na prática, o funcionamento delas dentro do contexto da economia de alta tecnologia do país.

Para participar é necessário domínio da língua inglesa, curso superior completo, experiência de 10 anos no mercado de seguros e posição em cargo de alta gestão. O investimento é de US$ 3.000, que podem ser pagos em até duas parcelas no boleto ou em até seis parcelas no cartão de crédito. Para pagamos à vista o investimento cai para US$ 2,850.

Ex-alunos da ENS e participantes de outros Programas de Treinamento no Exterior têm direito a descontos. Mais informações podem ser acessadas no site ens.edu.br, onde também é possível efetuar inscrições no processo seletivo.


MBA Executivo em Negócios de Seguros semipresencial tem vagas em cinco cidades

Programa também está com inscrições abertas para a opção online

Com o aumento de 11,5% na arrecadação do setor de seguros entre janeiro e agosto de 2019, a cada dia se torna mais importante a capacitação de profissionais com nível superior. Para aqueles que almejam atuar em cargos de gestão no mercado de seguros, a ENS oferece o MBA Executivo em Negócios de Seguros nas modalidades online e semipresencial.

Diferente dos demais programas oferecidos no mercado, o curso permite que, no último dos cinco módulos ministrados, o aluno escolha a área de especialização que pretende seguir. Dessa forma, obtém formação direcionada para a área do seguro mais adequada.

Na modalidade online, todo o conteúdo é acessado integralmente em plataforma digital, possibilitando personalização do ritmo, local e horário de estudos. Já na versão semipresencial, com a aplicação de conteúdos de nivelamento na plataforma digital, o curso se torna mais dinâmico ao garantir mais tempo para troca de conhecimentos em sala de aula, sobre assuntos específicos do setor.

O formato semipresencial tem vagas disponíveis em Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), e início das aulas entre 10 de fevereiro e 22 de junho de 2020. Já a modalidade online terá período letivo iniciando em 3 de fevereiro de 2020.

Outras informações, como grade curricular e investimento, podem ser acessadas no site ens.edu.br/mbas, onde também é possível efetuar matrículas.