ens

Robert Bittar participa do 1º Fórum de Vida, Previdência e Saúde do RN

O executivo também foi um dos debatedores do talk show “O Futuro do Corretor de Seguros”

imagem ens 13122019

Promovido pelo Sincor-RN, em Natal (RN), no dia 5 de dezembro, o 1º Fórum de Vida, Previdência e Saúde do estado teve como principal objetivo reforçar a importância dos Seguros de Pessoas para o desenvolvimento do setor na região.
 
O presidente da ENS, Robert Bittar, participou ativamente do evento, que contou com o apoio da Instituição. Na solenidade de abertura, ele compôs a mesa diretiva representando também a Fenacor. Em seu pronunciamento, Bittar lembrou o novo momento vivido pela ENS. “Nossos programas de qualificação, técnicos e de formação não precisavam ficar circunscritos mais ao mercado. Por essa razão, abrimos a Escola para outros setores da atividade econômica. É óbvio que o nosso foco ainda está na indústria de seguros, nossa história se confunde com a do setor. Não vamos abrir mão de nada que construímos para ampliar nossa abrangência”, declarou.
 
Mais tarde, o executivo foi um dos debatedores do talk show “O Futuro do Corretor de Seguros”. O tema mais discutido foi a MP 905, que, dentre outras decisões, desregulamentou a profissão do corretor de seguros. “A Lei 4594/66 não pode ser extinta em uma canetada, não podemos ficar de fora do SNS, o Sistema Nacional de Seguros. A Lei pode sim, sofrer mudanças, até para se adequar à agenda liberal do novo governo. Sair da tutela da Susep e seguirmos independentes, com uma autorreguladora, é um passo muito interessante, devemos aproveitar”.
 
O presidente da ENS também comentou o término da obrigatoriedade da habilitação técnica do corretor de seguros, outro item que consta na MP 905. “O Ibracor fará as mesmas exigências da Susep no tocante à obrigatoriedade do curso de formação profissional para emissão do registro. A autarquia não conseguiu concluir o recadastramento do corretor pessoa física 2019, então a ideia é rodar o sistema no Ibracor e recadastrar o corretor por lá”, revelou.
 
Bittar deixou uma mensagem de otimismo aos corretores. “Peço a todos que preencham as fichas de adesão ao Ibracor. Essa é a grande arma que temos no momento, é ela que vai garantir o futuro da nossa profissão. O mercado de capitais tem a CVM, a publicidade tem o Conar, e ambos são modelos de sucesso como autorreguladoras de suas atividades”, concluiu.


Graduação Tecnológica é diferencial no mercado de seguros

Próximo processo seletivo acontecerá no dia 11 de janeiro de 2020

“A bagagem adquirida durante o curso foi suficiente para que, em diversas ocasiões, eu demonstrasse um diferencial em meu entendimento”. As palavras são de Italo Ricardo Góes Coutinho, aluno no Rio de Janeiro (RJ) da Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, ministrado pela ENS.
 
Coordenador de Sinistros RE e gestor de Riscos Property da Fact Serviços Técnicos de Investigação e Regulação de Sinistros, Italo conheceu o curso quando já atuava no mercado de seguros há seis anos. “Sempre busquei enriquecer meus conhecimentos, então solicitei a colegas que trabalham em seguradoras uma sugestão para continuar os estudos. Foi quando descobri que a Graduação da ENS era uma excelente opção na área”, explica.
 
O aluno é enfático ao afirmar que teve a carreira alavancada pelo curso. “Profissionais de seguradoras reconhecem a qualidade de ensino da ENS, ao sair de diversas reuniões sempre fica aquela boa impressão. Outro aspecto positivo de estar na Graduação foi o network, conheci diversos colegas que atuam na área de seguros. Eu mesmo contratei e prestei serviços para alguns”, revela.
 
O executivo também falou sobre a importância da busca por conhecimentos mais específicos sobre seguros. “Pela minha experiência, posso dizer com toda segurança que o mercado ainda carece de mão de obra qualificada. A capacitação profissional faz com que você obtenha o diferencial que a maioria não possui e, por consequência, as oportunidades virão. Conheço pessoas que iniciaram na área com conhecimentos rasos sobre seguros e, ao término da Graduação, desfrutaram de promoções e melhores colocações dentro deste ramo”.
 
Inscrições abertas
 
A Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros segue com matrículas abertas nas modalidades presencial, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), e online. Para ambas as modalidades, o próximo processo seletivo acontecerá no dia 11 de janeiro de 2020.
 
As provas serão aplicadas nas respectivas Unidades da opção presencial e, para a versão online, nas seguintes cidades: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Dourados (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Joinville (SC), Manaus (AM), Maringá (PR), Niterói (RJ), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).
 
Mais informações e inscrições estão disponíveis no endereço profissaosegura.com.br


Evento gratuito abordará experiências internacionais

Encontro acontecerá no dia 14 de janeiro, às 19h

Para obter maior visibilidade no atual mercado de trabalho é necessário saber se adaptar a diferentes situações e demonstrar conhecimentos multiculturais sobre a área de atuação. Atenta a estas demandas, a ENS promoverá, em sua Unidade São Paulo (SP), o evento “Experiência Internacional como Diferencial de Carreira”.
 
Marcado para 14 de janeiro de 2020, o encontro apresentará os ganhos obtidos por profissionais que investem em programas de capacitação no exterior. As palestrantes serão a superintendente de Recursos Humanos da Tokio Marine, Juliana Zan, e a advogada, sócia e diretora da Carlini Sociedade de Advogados, Angelica Carlini.
 
Em entrevista ao Acontece, Priscila Mc Kenzie, gerente executiva da Too Seguros e participante da edição 2019 do curso “Inovação em Seguros – A Indústria em Transição”, realizado pela ENS em Lisboa, relata como o treinamento teve reflexos positivos em sua carreira. “Uma experiência internacional nos dá uma bagagem acima dos estudos que temos em nosso País, pois estamos em um ambiente diferente, com professores de outra nacionalidade e em constante troca de conhecimentos com profissionais de carreiras distintas, mas que possuem o mesmo objetivo”.
 
Priscila será uma das participantes do painel de debates do evento, que contará ainda com Eveline Andrade, analista de Sinistros Aviation da Mapfre Seguros e participante da edição 2018 do curso “Os Processos Técnicos do Resseguro”, realizado pela ENS em Londres, e com Ronny Martins, gerente de Parcerias Internacionais da ENS.
 
Com início previsto para as 19h, o evento também terá transmissão ao vivo pelos canais da ENS no Facebook, Instagram e Youtube. Inscrições e demais informações estão disponíveis no site ens.edu.br
 
Cursos no exterior em 2020
 
Para o próximo ano, a ENS fechou parceria com renomadas instituições de ensino estrangeiras para treinar profissionais brasileiros com as melhores práticas de alguns dos mercados e economias mais desenvolvidos do mundo. No momento, há vagas para seis programas, em cinco países.
 
Uma das opções é o curso “Dinâmicas do Crescimento na Índia – Um Mercado de Seguros em Rápida Evolução”. Fruto de parceria inédita com o Insurance Institute of India (III), o treinamento proporcionará cinco dias de imersão em aulas teóricas sobre o crescimento da indústria de seguros indiana.
 
As aulas acontecerão entre 9 e 14 de março de 2020. Investimento, pré-requisitos e conteúdo programático podem ser consultados no site ens.edu.br, mesmo canal para inscrições no processo seletivo.


Palestra marca lançamento de parceria em Fortaleza

União foi anunciada na última sexta-feira, 6 de dezembro, na capital cearense

A ENS e a Escola de Negócios UNI7, de Fortaleza (CE), agora são parceiras. A união entre as duas instituições de ensino foi oficialmente anunciada na última sexta-feira, 6 de dezembro, em palestra realizada na capital cearense.
 
O acordo faz parte da estratégia da ENS de expandir a oferta de programas voltados para alta gestão em todo o País. Com a UNI7, o primeiro curso a ser trabalhado é o MBA Gestão Estratégica de Seguros, que já está com inscrições abertas para formação de turmas presenciais. As aulas têm previsão de início em março de 2020.
 
“As Perspectivas e Oportunidades do Mercado de Seguros para a Região Nordeste” foi o tema da palestra de João Caproni Caixeta Júnior, diretor da resseguradora alemã Hannover RE no Brasil e ex-aluno do curso de Graduação em Administração da ENS. O representante da ENS no evento foi o coordenador acadêmico do MBA, Prof. Fábio Pontes.
 
Baseado em pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da ENS, o palestrante abordou temas relativos à expectativa de empregabilidade no setor de seguros na região e à importância da capacitação profissional para o crescimento e o sucesso no segmento.

Para o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, a parceria é fundamental para a conquista de capilaridade no Nordeste. “ENS e UNI7 são instituições que prezam pela excelência no ensino, tenho certeza que este acordo será extremamente vantajoso para as duas partes”, declara.
 
De acordo com o coordenador executivo da UNI7, Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, a parceria permitirá levar para o Ceará a expertise em seguros da ENS e cursos de gestão executiva em diversas ênfases. “Dessa forma, possibilitaremos que os executivos das maiores e melhores empresas cearenses realizem suas formações e aperfeiçoamentos em Fortaleza, sem que precisem fazer deslocamentos para os maiores centros do País”.
 
Inscrições abertas
 
O MBA Gestão Estratégica de Seguros aborda os principais aspectos do mercado de resseguro, previdência privada aberta e saúde suplementar. O programa segue com matrículas abertas na capital cearense e em outras quatro cidades no modo presencial: Cuiabá (MT), Joinville (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
 
Já na modalidade semipresencial, o curso tem oferta em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Niterói (RJ). Também é possível realizar o MBA na modalidade online.
 
Mais informações podem ser obtidas no site ens.edu.br, mesmo canal para inscrições.


Futuros corretores conheceram como operam seguradoras

111 alunos prestigiaram o evento

No último sábado, 7 de dezembro, a ENS promoveu, em sua matriz, no Rio de Janeiro (RJ), a 10ª edição local da Oficina do Corretor de Seguros. Voltada aos alunos em fase de conclusão do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros, a iniciativa tem como objetivo possibilitar um primeiro contato com o lado prático da profissão.
 
Na abertura das atividades, os 111 alunos assistiram à palestra “Sou corretor, e agora?”, ministrada pelo professor Afonso Lamas. Em seguida, todos participaram de um circuito com algumas das maiores seguradoras do País: Bradesco, Capemisa, Liberty, Mongeral Aegon, Porto Seguro e SulAmérica apresentaram seus modelos de atuação aos futuros corretores.
 
Para a gerente de Unidades Regionais da ENS, Simone Maiello, a Oficina está consolidada no calendário de final de ano do mercado de seguros. “É um evento aguardado não somente pelos nossos alunos, mas também pelas seguradoras, que reconhecem a importância de explicar o modo de operação a estes profissionais que muito em breve estarão no mercado”.
 
A próxima edição da Oficina do Corretor de Seguros acontecerá na Unidade São Paulo da ENS, neste sábado, 14 de dezembro. O evento contará com a palestra “Empreendedorismo e Liderança: o perfil do novo corretor de seguros”, ministrada pelo professor Renato Gonçalves.
 
Exame para corretores
 
Para atuar como corretor de seguros é necessário ser qualificado e conhecer as especificidades do setor de seguros. Uma das formas de adquirir esses conhecimentos é por meio do Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, ministrado pela ENS.
 
Em sua 65ª edição, a avaliação será realizada em 12 cidades: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
 
As inscrições estão disponíveis até 10 de janeiro de 2020. Mais informações podem ser acessadas no site ens.edu.br, onde também é possível realizar inscrições.


Ações sociais beneficiam entidades no Rio de Janeiro

Campanhas fazem parte do calendário da ENS

Nos últimos três meses de 2019, a ENS promoveu ações sociais voltadas para crianças carentes. Os colaboradores da Instituição, em todo o País, deram uma grande demonstração de solidariedade se engajando em campanhas internas para doação de alimentos e presentes.
 
Durante o Outubro Rosa e o Novembro Azul, foi estimulada uma competição solidária para arrecadação de latas de Nutren Kids destinadas ao INCAVoluntário. Com o mesmo propósito, foi realizada rifa de uma camisa oficial do lateral esquerdo do Real Madrid, Marcelo, autografada pelo atleta. As duas ações renderam 450 latas, entregues ao INCAVoluntário na última quarta-feira, 11 de dezembro.
 
Já a Campanha de Apadrinhamento de Natal de 2019 beneficiou a Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa (CACCST). Ao todo, 73 crianças receberam presentes de Natal doados pelos colaboradores da ENS. A entrega aconteceu no último sábado, 7 de dezembro.
 
A gerente de RH da ENS, Adilia Montenegro, explica que as campanhas fazem parte do calendário da Escola. “Nossos colaboradores sempre aderem de forma maciça a iniciativas como essa. Como toda instituição de ensino, tem um papel social a cumprir perante a sociedade, então nada mais gratificante do que ajudar ao próximo”, esclarece.
 
As instituições
 
O INCAVoluntário distribui, mensalmente, cerca de 800 bolsas de alimentos para pacientes em situação socioeconômica desfavorável que estiverem em tratamento no Instituto.
 
Já a Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa (CACCST) é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como propósito ajudar crianças portadoras de câncer que não possuem condições ou apoio para o tratamento. A CACCST assiste, por mês, uma média de 90 famílias de diversos locais do estado do Rio de Janeiro, além de crianças e jovens de todo o Brasil que recebem apoio nutricional, psicológico, pedagógico e hospedagem durante o período de tratamento.