ens


MEC concede parecer favorável para lançamento de quatro novas graduações 

Programas contam com metodologia inovadora e Programa de Acompanhamento do Egresso

Em breve, a ENS disponibilizará cursos de ensino superior inéditos para formação de gestores em diferentes segmentos de negócios, com a qualidade de ensino já reconhecida. A Instituição acaba de receber aval do Ministério da Educação (MEC) para ministrar quatro novas graduações tecnológicas: Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

Os programas terão duração de dois anos e, inicialmente, estavam previstos para serem realizados na modalidade presencial, com oferta no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). No entanto, em decorrência da necessidade de isolamento social imposta pela pandemia do novo coronavírus, as aulas acontecerão no formato online, com aulas ao vivo.

Com pleno alinhamento entre conhecimentos teóricos e atividades práticas, as graduações terão uma dinâmica pedagógica que promoverá a integração horizontal e vertical das disciplinas, contemplando estudos de casos, seminários, exercícios e palestras.

Desenhados dentro de uma metodologia inovadora, os cursos têm como diferencial o Programa de Acompanhamento do Egresso, além de fóruns de discussão, tutoria de dúvidas, entre outras vantagens.

“Desde quando lançamos a Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, curso já consolidado no mercado e que recebeu nota 5 do MEC, percebemos que o modelo adotado atende perfeitamente às expectativas daqueles que buscam formação superior de excelência em curto período de tempo. Por isso, pesquisamos os principais segmentos de negócios e seguros no País com as melhores perspectivas, com o objetivo de ampliar a oferta a novos nichos. O lançamento desses quatro cursos vem ao encontro do reposicionamento mercadológico e da abertura de portfólio promovidos recentemente pela nossa Escola”, explica o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto.

Em breve, serão anunciados todos os detalhes dos programas, como editais, processos seletivos, períodos de inscrição, datas de início das aulas e investimentos. Os interessados que desejarem mais informações podem escrever para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Live mostrou recursos de aprendizagem da Sala do Futuro

Primeiros cursos no novo ambiente estão previstos para começar em setembro

“A tecnologia otimizará cada vez mais a produtividade para humanizar a experiência com as pessoas”. Com esta afirmação, o professor da ENS, André Rezende, apresentou aos seguidores das páginas da Escola no Youtube e no Facebook a nova experiência de ensino que a Instituição proporcionará na Sala do Futuro.

O docente foi um dos profissionais da ENS que participaram da live “Por dentro da primeira Sala do Futuro da América Latina”. A transmissão, ocorrida na última quarta-feira, 26, reuniu os principais colaboradores da Escola envolvidos com o projeto de implantação do novo espaço.

No evento, foi explicado como a nova tecnologia será utilizada na construção das aulas, realização de cursos e palestras, agendamento de reuniões, execução de tarefas, jogos e quizes, além da influência no processo de aprendizagem. “As aulas na Sala do Futuro vão estimular as atividades colaborativas e a construção de conteúdos de forma simultânea. Desta forma, o professor poderá verificar cada processo de aprendizagem, lecionando a parte conceitual de um conteúdo e, logo em seguida, fazendo uma aplicação prática daquele conceito. Na Sala, o ensino presencial e online deixaram de ter separação, eles estão juntos, de forma fluida, em tempo real”, pontuou a coordenadora de Tecnologias de Ensino-Aprendizagem, Laura Freitas.

Construída em formato oval, com jogos de luzes, monitores de altíssima resolução e câmeras que seguem e transmitem todos os movimentos do professor, a Sala do Futuro objetiva, segundo o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, transformar a forma de ensino no nosso País. “Vamos proporcionar uma experiência de imersão, na qual as pessoas podem se deslocar de acordo com a sua conveniência, entendendo que as distâncias estão cada vez menores. Para professores, será uma abordagem didática muito positiva, com a possibilidade de trazer para cada curso, cada aula, diversos locutores e experiências de outras localidades”.

O projeto de construção da Sala do Futuro durou um ano, entre reuniões e estruturação. “Fizemos uma série de reuniões com a Mash.Me, empresa espanhola parceira que nos dá suporte para implantação da sala. Buscamos toda a tecnologia necessária para o melhor funcionamento: servidores, monitores, câmeras, equipamentos de som. Tudo com foco em qualidade a fim de garantir que, quem estiver em aula, física ou virtualmente, tenha a mesma experiência real. Não é apenas uma aula de EaD, há inúmeros recursos. Hoje, a ENS oferece e mostra uma tecnologia em educação de forma pioneira”, detalhou o superintendente de Tecnologia da Informação da Escola, Luiz Mattua.

Aulas em setembro

A partir de setembro, segundo o gerente de Publicidade da ENS, Gustavo Borges, algumas aulas já deverão ser ministradas na nova sala. “Estamos desenvolvendo uma série de cursos para a Sala do Futuro, que abrangem não apenas assuntos relacionados ao mercado de seguros, mas, também, temas correlatos à área de negócios, tecnologia e inovação. Como é o caso do curso de extensão Cyber Security para Gestores, com 80 horas de carga horária, que começa no dia 23 de setembro, e mostrará às empresas como se proteger das ameaças cibernéticas e apresentar estratégias e ferramentas contra esses problemas”, explicou Borges.

Ainda segundo o gestor, no curso, realizado em parceria com a IBM, haverá interação com uma plataforma que mostra, em tempo real, os ataques cibernéticos.

Outros cursos programados para a Sala do Futuro são Profissional do Futuro (início em 6 de outubro) e Transformação Digital (22 de outubro). “A Sala do Futuro foi feita para o mercado de seguros e negócios, possui recursos para compartilhamento de ideias, há uma naturalidade para que as conversas fluam dentro dela, e uma tecnologia que elimina a latência e o atraso vistos comumente, parecendo de fato que estamos conversando com alguém ao lado. A sala está aberta para parcerias e temos certeza de que estabeleceremos muitas delas”, concluiu Borges. 

Clique aqui e conheça a Sala do Futuro da ENS!


Escola vai marcar presença no evento Connection 2020

Participantes concorrerão a bolsa de estudos no MBA Gestão Estratégica de Seguros online

Nos dias 1 e 2 de setembro, a ENS marcará presença no Connection 2020, evento totalmente online promovido pelo Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) e pela Educa Seguros. A Escola será representada pelo professor Rodrigo Maia, que ministrará palestra sobre Vendas.

Os inscritos no Connection 2020 também poderão concorrer a uma bolsa de estudos no MBA Gestão Estratégica de Seguros online, ministrado pela ENS, que será oferecida pelo CCS-RJ por meio do programa de indicações Conect e Ganhe.

Voltado para os corretores de seguros, o Connection 2020 foi idealizado com o objetivo de gerar insights, conteúdos práticos e conexões para o mercado. A proposta é oferecer uma experiência diferente dos habituais eventos online. Para isso, a transmissão será feita a partir de um estúdio com infraestrutura de alto padrão de qualidade.

Serão dois dias de painéis, debates e palestras conduzidos por profissionais renomados do setor, sobre temas relevantes para o dia a dia do corretor, cases de sucesso e práticas atuais do segmento. Os participantes poderão compartilhar conhecimentos, contatos e oportunidades de negócios.

O evento acontece das 14h às 21h e é gratuito. As inscrições estão disponíveis no site connection.ccsrj.com.br


Pós em Gestão Comercial analisa cenários de negócios

Curso conta com fóruns de discussão e conteúdos, e cases para resenhas e debates

Para apresentar os possíveis cenários e ambientes de negócios e analisar as relações comerciais do Seguro, a ENS promove, na modalidade online, a pós-graduação Gestão Comercial do Seguro.

Com início previsto para 21 de setembro, o programa fornece conhecimentos para líderes responsáveis por estabelecer o planejamento estratégico de vendas, abordando temas como Customer Experience (CX), inovação e transformação digital no mercado de seguros. Serão debatidas ainda as melhores ferramentas para gestão de equipes de vendas e canais de distribuição, assim como marketing de serviços.

O curso é destinado a gestores de áreas de negócios de seguradoras, executivos seniores de venda, corretores de seguro, gestores de unidades de administradoras de benefícios, líderes de equipes de seguradoras e de corretoras, e gestores de empresas da cadeia de valor do seguro – como centrais de atendimento, centrais de serviços 24 horas e empresas de vistoria e de regulação de sinistros, entre outros.

As disciplinas serão ministradas pela plataforma de ensino Collaborate, com ferramentas de suporte à aprendizagem do ambiente virtual da ENS, por meio de atividades de fóruns de discussão e conteúdos, e cases para resenhas e debates.

Para participar é necessário ensino superior completo. O investimento, de R$ 3.120,00, pode ser dividido em 12 vezes no cartão de crédito ou em sete vezes no boleto bancário.

As matrículas podem ser realizadas no site ens.edu.br


Três novas opções de cursos de extensão com aulas online 

Programas fornecem aptidões que servem como diferencial no currículo

Desenhados para enriquecer o conhecimento sobre temas específicos e aprimorar habilidades em um determinado campo de estudo ou atividade prática, os cursos de extensão também fornecem aptidões que podem se tornar diferenciais no currículo do aluno.

Ciente da importância desses programas, a ENS está sempre criando novas opções para capacitar os profissionais do setor. Foi o que aconteceu recentemente, com o lançamento de três novas extensões online: Gestão de Seguros Patrimoniais, Gerência de Riscos, e Planejamento e Gestão Estratégica.

O primeiro curso fornece uma visão ampla das principais características dos seguros patrimoniais, abordando aspectos relacionados aos processos de desenvolvimento de produtos, de subscrição de riscos, de regulação de sinistros e de atendimento ao cliente.

O segundo programa, por sua vez, envolve o estudante no processo de descoberta ativa dos princípios da gestão de riscos, desenvolvendo a consciência dos desafios, das ferramentas e do processo de implementação de um programa de gerenciamento de riscos. Ambos terão início em outubro.

Já nas aulas do curso Planejamento e Gestão Estratégica, que começarão em novembro, os alunos irão aprender o conceito de planejamento estratégico no contexto empresarial, sendo estimulados a desenvolver sua própria abordagem para determinação das políticas e programas estratégicos necessários à realização dos objetivos corporativos.

“O desenvolvimento da tecnologia e o aumento do volume de mão de obra disponível estão tornando o mundo profissional cada vez mais competitivo. Portanto, investir em formação adicional para se destacar e alcançar o sucesso na carreira, como fazer um curso de extensão, é um dos caminhos. Apesar destes cursos figurarem como uma estratégia objetiva para a qualificação e especialização, apenas uma minoria de pessoas percebe a importância de buscar uma formação além da faculdade”, destaca do diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto.

Para os três cursos, ensino superior completo é pré-requisito. Mais informações e matrículas estão disponíveis no site ens.edu.br


Cursos técnicos aceleram entrada no mercado de trabalho 

Programas têm curta duração e investimento acessível

Aprender a exercer uma função específica e necessária ao mercado de trabalho, encurtar o caminho entre o ensino médio e um novo emprego, investir em uma nova área de atuação profissional ou reforçar um conhecimento adquirido na prática. São muitas as vantagens para quem faz um curso técnico. 
 
Todas estas características são encontradas no amplo portfólio de cursos técnicos que a ENS oferece. Sete desses programas estão com inscrições abertas e têm início previsto para setembro: Comercialização dos Seguros de Transportes Nacionais, Seguro de Responsabilidade Civil Geral, Fundamentos Básicos da Gestão de Riscos, Regulação e Liquidação de Sinistros de Automóveis, Direito e Responsabilidade Civil do Corretor de Seguros, Marketing Pessoal e Inspeção de Riscos para Seguros. 

Ministrados na modalidade Ao Vivo, por meio de plataforma digital, os cursos têm curta duração e investimento acessível. Por isso, são ideais para quem busca qualificação rápida e direcionada. 

“O curso técnico supre uma demanda por mão de obra especializada e qualificada que o País necessita. Os programas da ENS são extremamente focados e ministrados de maneira online, o que é de suma importância neste momento. Nossos modelos são pensados para acelerar a entrada do aluno no mercado de trabalho, além de preparar o mesmo para lidar com uma sociedade desenvolvida tecnologicamente”, explica a gerente de Processos e Unidades Rio de Janeiro, Leste e Sul da ENS, Simone Maiello. 
 
Os interessados em participar devem possuir Ensino Médio completo. Informações sobre ementa, cronograma e investimento estão disponíveis no site ens.edu.br, que também é o canal para inscrições.

Fonte: ENS, em 28.08.2020