ens


Preparatório para Agente Autônomo de Investimentos segue com vagas abertas 

Participantes do evento Conexão Futuro Seguro podem cursar gratuitamente

Um curso rápido, porém, intenso e eficiente, que pode garantir o ingresso em uma das carreiras que mais cresce no País: a de Agente Autônomo de Investimentos. A ENS está com vagas disponíveis para quem deseja se preparar para prestar o Exame de Certificação para Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras.

O programa, além de preparar o candidato para a prova da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD), forma e orienta os alunos para iniciar na função, na qual será responsável por intermediar a distribuição de valores mobiliários entre investidores e mercado financeiro.

Com duração de três meses, o curso será ministrado na modalidade online e tem conteúdo baseado na bibliografia sugerida pela Certificadora ANCORD, com disciplinas como: Atividade do AAI, Sistema Financeiro Nacional, Instituições e Intermediadores Financeiros, Administração de Risco, Mercado de Capitais, Fundos de Investimentos e Clubes de Investimentos.

Para os corretores de seguros, esta é uma excelente oportunidade de investir e conciliar duas profissões. Segundo Gilvan Bueno, especialista em Finanças com experiência em vários bancos de investimentos e professor da ENS e FGV, o Brasil carece da oferta de alternativas de investimento e proteção às pessoas. “Faltam profissionais preparados. Nosso País possui 210 milhões de habitantes e apenas 10 mil Agentes Autônomos de Investimentos. Ter a formação como corretor já é meio caminho para este processo de confluência de profissões”, recomenda.

Gratuidade para corretores do Conexão Futuro Seguro 

O preparatório da ENS está aberto ao público em geral e tem investimento de R$ 360,00. Entretanto, corretores de seguros associados aos sindicatos estaduais da categoria (Sincors) que tiverem participado do ciclo de eventos virtuais, Conexão Futuro Seguro, promovido pela Fenacor, ENS e Sincors, poderão participar gratuitamente. O benefício vale para matrículas entre 13 de novembro e 15 de dezembro.

Todas as informações e inscrições podem ser obtidas em ens.edu.br


Alunos das graduações celebram formatura na Sala do Futuro 

Professores Maurício Viot e Renato Cuenca foram escolhidos como paraninfos das turmas, e Nelson Flores, como patrono

ens 13112020

A distância, porém, conectados e muito emocionados, alunos do segundo semestre de 2019 e do primeiro semestre de 2020, do Bacharelado em Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência e do Tecnólogo em Gestão de Seguros, participaram da sessão solene de colação de grau, na última terça-feira, 10 de novembro, transmitida a partir da Sala do Futuro.

O evento reuniu 33 formandos, o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, o coordenador dos dois cursos superiores, José Antônio Menezes Varanda, o patrono das turmas, Nelson Flores, e os paraninfos Maurício Viot e Renato Cuenca. Familiares, amigos e demais professores também puderam assistir à cerimônia, pelo canal do YouTube da Escola, onde a transmissão ocorreu ao vivo.

Após a sessão de colação de grau realizada pelo diretor Mario Pinto, os discentes fizeram o tradicional juramento. A formanda Irenilda Alves Proença declarou os votos dos alunos do bacharelado, enquanto Rodrigo da Silva Botelho Marques foi o representante do tecnólogo. Fernanda de Freitas Silva e Victor Ribeiro Nunes foram os oradores.

Docentes falam sobre gratidão, orgulho e incentivo à educação continuada

Os professores Maurício Viot e Renato Cuenca expressaram, orgulhosos, seus ensinamentos e enviaram recados às turmas. “Primeiro gostaria de falar sobre uma palavra, gratidão. Manifestar minha gratidão a essas turmas maravilhosas pelo convite. Gratidão à ENS por todo esforço que tem feito, não só pela pandemia, mas por toda crise que se assolou o País. E gratidão imensa por fazer parte da formação de vocês e viver este momento, ainda que online, mesmo sem poder abraçá-los”.

O docente também enalteceu a importância da continuidade dos estudos. “A segunda palavra que quero destacar é recomeço. Recomeçar não é começar do zero. É começar com nova atitude, novo comportamento, nova habilidade. Vocês agora estão formados, adquiriram um diploma de nível superior e entram para um grupo seleto do mercado brasileiro. É hora de ter uma nova visão, de expandir o conhecimento, de não parar o estudo por aí. A terceira palavra é empatia. Colocar-se no lugar do outro num momento tão difícil. É hora de nós, estando uma melhor condição, oferecermos ajuda ao próximo, da melhor maneira possível. Seja melhorando o currículo, dando uma dica, anunciando uma vaga, orientando ao melhor desempenho, batendo um papo com as pessoas. E a última palavra é felicidade. Talvez a tela do computador não consiga passar para vocês a felicidade que eu tenho, que eu vejo no rosto do Varanda, que eu vejo no rosto do Mario, que eu vejo no rosto dos professores que estão nos acompanhando pelo YouTube, por ter participado da formação de vocês. É uma alegria absurda”, afirmou Viot. 

“Queridos alunos, que vontade de dar um abraço em cada um de vocês. Que privilégio! Tivemos a oportunidade de nos encontrar no início da jornada de vocês, uma empreitada desafiadora, marcada pela curiosidade e pela perseverança que testemunhei em cada um. E que orgulho de vocês! Vocês escolheram um campo técnico que vem se renovando a cada dia, seduzido e estimulado pelos constantes avanços da tecnologia, pela competição acirrada, pela modernização dos processos, pela democratização do acesso aos produtos. O mercado de seguros se mostra moderno e vigoroso e, nesse sentido, desejoso de bons profissionais. Estou convencido de que vocês ancoraram no que há de melhor em termos de ensino voltado a esta indústria de seguros, a ENS. Que vocês estejam cientes de que esta formação é o alicerce para saltos mais ousados, em busca de um crescimento profissional robusto e contínuo. Hoje é somente o capítulo de uma história de sucesso que poderá ser contada ainda com cores mais vibrantes. Não se contentem com os bastidores, não se escondam, não se omitam, não sejam coadjuvantes, ocupem seus espaços. Não se acomodem idealizando um estado de conforto profissional perene, pois não há espaço para essa sensação no atual ambiente de negócios mutável. Estejam alertas e sejam previdentes. Não tenham receio das mudanças, pois vocês estão preparados para enfrentá-las em busca de protagonismo”, declarou Renato Cuenca.

Mario Pinto parabenizou formandos destacando importância da gestão de pessoas

Após a outorga de grau aos formandos, Mario Pinto encerrou a sessão, discursando sobre a satisfação e emoção constantes de participar de momentos como este, mas também a frustração por não poder confraternizar pessoalmente com os alunos.

“Já passei por diversas formaturas, mas, para mim, é sempre emocionante, pois lidamos com pessoas, com desejos, com sentimentos. Nós vivemos para sermos felizes e ajudarmos os outros a serem felizes. Então, um momento como este é sempre muito especial para mim. Obviamente, esta não é a cerimônia como desejávamos, gostaríamos de nos abraçar, pôr beca, confraternizar de uma maneira intensa e humana, como esse momento exige. Por outro lado, estamos exercitando aquilo que o administrador tem que fazer, que é a capacidade de se adaptar, de perseverar, para atingir seus objetivos. Apesar da frustração de não estamos próximos, é importante destacar este momento de conquista, de vitória, consolida histórias imensas. Como gestores agora que são, vocês vão gerir empresas, mas, acima de tudo, vidas humanas, e são corresponsáveis por outros humanos. Pois é o que somos, apesar desse momento de mediação tecnológica, somos humanos! Parabéns para vocês, para suas famílias. Sejam muito felizes e transformem o mundo”, finalizou.


Curso de Riscos Cibernéticos inicia com turma lotada 

Programa pode ser cursado de forma presencial, em São Paulo (SP), ou na modalidade online

 ens 13112020 1

Começaram na última segunda-feira, 9 de novembro, as aulas do curso livre Seguros de Riscos Cibernéticos, ministrado pela ENS. Com turma lotada, o primeiro encontro foi marcado pelo grande interesse e participação dos alunos. 
 
O programa acontece na Sala do Futuro e é conduzido pelo professor Claudio Macedo Pinto, especialista neste segmento. Segundo o docente, a aula inaugural foi bastante produtiva, gerando os primeiros debates e questionamentos. “Foram muitas perguntas, o que demonstra que o pessoal está bastante interessado e antenado. Se no primeiro dia foi assim, imagine os demais”, brincou o professor. 
 
Composto por 24 horas/aulas, divididas em 10 encontros, o conteúdo aborda Noções básicas de Segurança da Informação, Vendas de Seguros Cibernéticos, Legislação, coberturas disponíveis no mercado, entre outros temas. 

Próxima turma 
 
Diante da grande procura, uma nova turma já está sendo ofertada, com início previsto para janeiro de 2021. O investimento é de R$ 1.044, valor que pode ser parcelado em até seis vezes no cartão de crédito. Para participar é necessário ensino médio completo. 
 
Por ser realizado na Sala do Futuro, o programa pode ser cursado de forma presencial, em São Paulo (SP), ou na modalidade online, com aulas ao vivo. 
 
O novo ambiente educacional da ENS permite compartilhamento em tempo real de aplicativos e mídias, além de oferecer qualidade de áudio e vídeo excepcional, proporcionando interação fluida e conversação natural entre os participantes. Também permite a formação de grupos de estudo interativos e fácil acesso via navegador, sem necessidade de instalação de software. Enquetes e pesquisas instantâneas e edição de arquivos de forma colaborativa são outros diferenciais da Sala. 
 
Outras informações estão disponíveis no site ens.edu.br, que também é o canal para matrículas. 


Extensões disponíveis em aulas ao vivo ou autoaprendizado

Para participar é necessário ensino superior completo

O mundo corporativo está em constante evolução, exigindo que profissionais, empresas e instituições de ensino se mantenham atualizados. Na ENS, a premissa é acompanhar as transformações das áreas de Negócios e Seguros, visando oferecer sempre formação e capacitação que atendam às exigências do mercado de trabalho.

Na categoria de cursos de extensão online, a Escola oferece duas modalidades: Autoinstrucionais e Aulas ao Vivo. A primeira garante conteúdos didáticos interativos, como e-books, infográficos, mapas conceituais e videoaulas, permitindo que o aluno conduza os estudos por conta própria.

São dois meses para conclusão e as aulas têm início imediato. Filosofia, Ética e Responsabilidade Social; Políticas de RH; Comunicação Empresarial; Contabilidade Básica; Estatística Aplicada a Negócios; Gestão de Riscos; e Modelos de Gestão Organizacional são alguns dos programas disponíveis.

Já os cursos com Aulas ao Vivo garantem contato direto com o professor, possibilitando a troca de ideias e networking. As aulas são realizadas em horários pré-definidos e ficam gravadas, podendo ser acessadas posteriormente.

No momento, estão abertas as inscrições para programas como: Cenários e Ambiente de Negócios em Seguros; Gestão de Equipes de Venda e Canais de Distribuição; Inovação e Transformação Digital no Mercado de Seguros; Inovação e Seguro; Negociações Complexas em Seguros; Relações Comerciais e Jurídicas do Seguro e Inovação; e Transformação Digital no Mercado de Seguros. As aulas terão início a partir de 30 de novembro.

Investimentos e carga horária variam de acordo com a opção escolhida. Para participar é necessário ensino superior completo.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site ens.edu.br


Conexão Futuro Seguro Brasil reuniu cinco mil participantes 

Sucesso do primeiro ciclo de eventos virtuais motivou anúncio de uma nova edição, em fevereiro de 2021

ens 13112020 2

Após 22 encontros estaduais, Fenacor, ENS e Sincors encerraram, ontem, 12 de novembro, o maior ciclo de eventos virtuais do mercado de seguros, com a realização do Conexão Futuro Seguro Brasil. A etapa final reuniu cerca de cinco mil participantes, a grande maioria corretores de seguros, pessoas físicas e jurídicas, de todo o País, associados aos sindicatos da categoria.

Ao longo de dois meses, o programa levou a corretores de seguros palestras motivacionais e técnicas, informes sobre benefícios à categoria e acesso a novos produtos desenvolvidos pelas seguradoras patrocinadoras. O sucesso do evento motivou o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, a anunciar uma nova edição. “Teremos um novo ciclo de eventos, com muitas novidades, a partir do final de fevereiro de 2021. Nosso objetivo é contribuir com a atualização e o aperfeiçoamento do corretor. Isso será a nossa tônica, reforçar a necessidade de qualificação profissional. Nenhuma tecnologia pode ou vai substituir as relações humanas, essa é a conexão, nossa missão é cuidar das pessoas e das suas conquistas. Gosto muito de usar uma frase de Peter Drucker, que diz ‘Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo’”, ressaltou Vergilio.

O presidente da ENS, Robert Bittar, enalteceu a força e o dinamismo do mercado de seguros frente ao sucesso do projeto, lembrando ainda a necessidade de a sociedade brasileira ter profissionais e produtos que ofereçam proteção e empatia. “Mais de cinco mil participantes inscritos mostra a força e o dinamismo deste mercado. As oportunidades apresentadas revelam que carecemos e precisamos de atualização, crescimento, novos aprendizados e estar antenados a novas chances que podemos alcançar. É por isso que a ENS continuará oferecendo todo o apoio para que os corretores de seguros possam ter acesso a ferramentas de capacitação, treinamento e conhecimento. Ainda que neste cenário de distanciamento social temos tecnologia para aulas online e realização de provas a distância. Nosso engajamento é para que todos prosperem. Portanto, conclamo vocês para que apoiemos uns aos outros”, salientou.

Também presente no evento, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, ressaltou a importância e atuação dos corretores de seguros para a prosperidade da economia nacional. “A população brasileira enxerga seguros como aliado de uma nação progressista. Fomos postos à prova nestes últimos oito meses, mas mostramos que integramos um setor moderno, competitivo e tecnológico. Já voltamos a um crescimento positivo em setembro, possível pela confiança demonstrada pelos clientes. Somos um mercado de seguros solvente, temos criatividade de soluções, liderança, gestores, equipe preparada, temos rede de distribuição, somos movidos por uma característica única, que é a solidariedade, o mutualismo e espírito de servir. E é com esses atributos que o setor saudará o ano de 2021”, assegurou Coriolano.

Conexões humanas trazem futuro seguro em tempos digitais

Principal atração da etapa final, a atriz Denise Fraga abriu a série de palestras com o tema “Conexões humanas trazem um futuro seguro em tempos digitais”. Na apresentação, ela enfatizou o poder da gentileza, levantou a bandeira da real revolução do afeto e da escuta, o uso da tecnologia de forma mais afetuosa e a importância do corretor de seguros, que congrega todas essas características profissionais neste momento difícil para a população. “Vocês ganharam importância ainda maior, pois atendem a necessidade das pessoas de serem ouvidas, terem acolhimento. Entre as atividades essenciais e necessárias, que não podem parar, está a exercida por vocês, corretores de seguros”, elogiou a atriz.

Outra apresentação marcante foi a do presidente do Conselho de Administração da MAG Seguros, Nilton Molina, que alertou os corretores sobre a importância de não serem apenas especialistas em determinados ramos de seguros, dentro do novo contexto que se apresenta. “Não se pode ser especialista em produto. É preciso ser especialista em pessoas. O consumidor está no comando das decisões, por isso, o corretor tem que entender que o seu capital é o conhecimento do cliente. O mercado não permite mais uma estrita especialização em Auto, Vida, Previdência ou RC. Pois estas informações estão disponíveis a todos, em vários canais. O profissional de seguro hoje tem de servir ao cliente, até nas aplicações financeiras, atuando como agente de investimento”, aconselhou Molina.

Ibracor apresenta slogan e novos site e logomarca

Houve tempo ainda para palestras em que especialistas detalharam as diferentes soluções, ferramentas e novas oportunidades apresentadas ao longo do Conexão Futuro Seguro.

Os professores da ENS, lldebrando Neres Júnior e Aluízio Barbosa, falaram, respectivamente, sobre a oportunidade de o corretor de seguros se tornar agente autônomo de investimentos, e efeitos da LGPD. A nova Lei também foi tema da apresentação do diretor da Quinto Domínio, Paulo Moura, que desenhou a ferramenta LGPDCOR, desenvolvida especialmente para facilitar os negócios dos corretores.

Já o coordenador da Certisign, Lafaiete Dias de Lima, mostrou como a certificação digital pode gerar muitas oportunidades de negócios para os corretores, seja atuando como Autoridade de Registro (AR) ou como Indicador.

Por fim, o professor de Direito e ex-diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ricardo Morishita Wada, e o presidente do Ibracor, Joaquim Mendanha, destacaram a relevância da autorregulação para os corretores de seguros no novo contexto que surge no mercado.

Mendanha aproveitou para fazer vários anúncios, como o da nova marca do Ibracor e o lançamento de um novo site, que deverá ir ao ar em dezembro, além de um selo que certifica o compromisso ético dos 20 mil associados do instituto. Ele ainda adiantou que, por meio de acordo firmado com a Fenacor, os associados da autorreguladora terão acesso aos benefícios da Central de Gestão de Serviços e Produtos, incluindo certificação digital, seguros e proteções e campanhas promocionais, entre outros.

“A pandemia e as diversas mudanças regulatórias mudaram nosso planejamento para 2020. Mas continuamos firmes na nossa missão de orientar e promover as melhores práticas, por meio da nossa supervisão preventiva e orientativa”, afirmou Mendanha.

Encerramento teve premiação de carro 0 Km e smartphone

Após as apresentações, foi realizada premiação especial que contemplou as corretoras de seguros Gisela Souza Neves (MG) e Júnia Naves de Almeida (GO), com, respectivamente, um carro zero km e um Iphone, oferecido pela MAG Seguros. 


ENS e CSP-MG firmam parceria para bolsas de estudo 

Acordo inclui cursos de graduação, MBA, pós-graduação e de extensão

A ENS acaba de fechar mais um convênio com importante entidade do mercado de seguros. Dessa vez, o parceiro é o Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG). Pelo acordo, funcionários, sócios e dirigentes das beneméritas, diretores, conselheiros e associados do CSP-MG terão direto a 20% de desconto nas mensalidades dos cursos de graduação, MBA e pós-graduação, e de 10% nos valores dos cursos de extensão da ENS.

Para o presidente do Clube, João Paulo Moreira de Mello, o convênio valoriza ainda mais o trabalho desenvolvido pelas entidades. “O acordo reforça nosso compromisso de capacitar os profissionais da área de seguros, com o objetivo de aumentar a proteção da sociedade”.

Já a coordenadora da Região MG e BA da ENS, Nivea Barros, lembra que a relação de parceria entre a Escola e o CSP-MG vem de muitos anos e sempre se manteve sólida. “O CSP-MG se destaca por ser uma entidade participativa, preocupada com o crescimento do mercado de seguros e que busca soluções para ampliar a capacitação dos corretores e dos agentes envolvidos na propagação do seguro de pessoas”, afirma.

Segundo a coordenadora, a Escola reconhece a importância do Clube para a sociedade e como um grande parceiro. “Acredito que o convênio dará acesso a mais pessoas estudarem o seguro, possibilitando que tenhamos profissionais sempre mais capacitados”.

Para mais informações sobre convênios e parcerias com a ENS os interessados devem acessar o site ens.edu.br ou entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: ENS, em 13.11.2020