ens

MEC concede nota máxima para nova graduação da ENS 

Curso inédito de nível superior recebeu grau 5 em todos os critérios de avaliação

A ENS obteve parecer favorável do Ministério da Educação (MEC) para oferta do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Riscos Logísticos na modalidade online. Inédito, o programa de nível superior recebeu a nota máxima, 5, em todos os critérios avaliados.

A nova graduação foi qualificada com o maior grau possível em quesitos como Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, e Infraestrutura. O instrumento de avaliação do MEC para cursos de graduação presencial e a distância possui indicadores de qualidade nestas três dimensões. A partir deles, as Instituições de Ensino Superior (IES) podem ou não abrir oferta para novos programas de ensino.

Na semana passada, representantes do Ministério estiveram nas instalações da Matriz, no Rio de Janeiro (RJ), a fim de verificar se o curso estaria de acordo com os parâmetros que definem a qualidade da educação superior.

Emitido nesta semana, o relatório final de avaliação do MEC apontou que o corpo docente e tutorial da ENS “tem experiência profissional, quase totalidade dos professores apresenta comprovação longeva na área de seguros, logística, risco e gestão, além de atuação das disciplinas que atuarão no curso. Percebeu-se uma aproximação entre os professores, demonstrando união, interação, integração e trabalho em equipe visando fornecer suporte no desenvolvimento das aulas e atividades interdisciplinares na metodologia EaD”.

“Disciplinas inovadoras”

No aspecto sobre Organização Didático-Pedagógica, o relatório concluiu que “percebe-se a determinação da função dos atores no processo de ensino e aprendizagem em EaD. Apresenta uma estrutura curricular e carga horária compatível e factível, com disciplinas inovadoras”.

Já na passagem que avaliou a Infraestrutura da ENS, o MEC frisou que “a Instituição possui salas de aula, espaço de trabalho para docentes em tempo integral, espaço de trabalho para o coordenador, acesso dos alunos a equipamentos de informática, laboratórios e biblioteca”.

A comissão do Ministério também destacou os protocolos da Escola relacionados à pandemia da Covid-19. “De forma geral, a avaliação, in loco, transcorreu de maneira ética, gentil, profissional entre todos os atores envolvidos no processo com protocolos de biossegurança para pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19). A ENS seguiu os protocolos e cuidados de biossegurança recomendados, fornecendo máscaras, álcool, face shield, luvas descartáveis, outros itens e obedecendo o distanciamento”.

“Agora, aguardamos somente a publicação da portaria do MEC para abrirmos a oferta do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Riscos Logísticos. Temos absoluta certeza de que será mais um programa de excelência e exitoso da ENS, que irá proporcionar aos alunos uma experiência completa e inovadora”, comentou o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto.


Parceria ENS/Unisincor oferece cursos com 40% de desconto para associados 

Programas têm conteúdos alinhados às necessidades dos corretores de seguros

Após muitos anos de experiências acumuladas na área de educação no mercado de seguros, a ENS e o Sincor-SP uniram esforços para estabelecer um projeto de cooperação e inovação para o fornecimento de cursos no Estado de São Paulo.

Agora, as duas instituições lançaram o Programa de Qualificação Técnica, que consiste no desenvolvimento de produtos específicos para a Universidade Corporativa Sincor-SP (Unisincor), com conteúdos alinhados às necessidades do mercado de seguros, e, em especial, dos corretores de seguros do Estado. Os programas já estão sendo ofertados e os associados Sincor-SP podem efetuar inscrições com 40% de desconto.

Estão contemplados os seguintes cursos: Atendimento ao Consumidor; Conceitos Básicos de Seguros; Estratégias de Comercialização de Seguros; Código de Defesa do Consumidor, Ética Profissional e Prevenção à Lavagem de Dinheiro; Fundamentos de Capitalização; Noções de Direito do Seguro; Noções de Mercado Financeiro e Cálculo; Previdência Complementar; Ramos Elementares – Massificados e Multirriscos; Seguro de Automóveis; e Seguros de Pessoas.

Para mais informações os associados devem entrar no site ens.edu.br, onde também é possível gerar o cupom de desconto e realizar matrículas.


Os contratos de seguro não serão mais os mesmos 

Aulas sobre direito securitário e inovação estão previstas para começar em 19 de abril

A pandemia do novo coronavírus está levando a humanidade a construir outras dinâmicas nas relações firmadas por contratos, sejam elas entre pessoas, entre empresas e entre pessoas e empresas. E, no setor de seguros, a mudança não será diferente. Aprender e debater os impactos desta transformação é o objetivo do MBA Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação, que será ministrado pela ENS a partir de 19 de abril.

Com inscrições abertas, o programa fornece conhecimentos nas atividades relacionadas a contratos de seguro, direito securitário, inovação, governança corporativa, compliance e controles internos, seguros de pessoas, de automóveis, de responsabilidade civil, cibernéticos, entre outros. A pós-graduação é voltada a graduados em Direito, Administração, Economia, Engenharia, Ciências Atuariais, Contabilidade, Tecnologia da Informação e Gestão.

Coordenadora do curso, Angélica Carlini explica que, ao longo das aulas, que serão online ao vivo, os alunos vão poder pensar de modo prático as mudanças na indústria do seguro na atualidade, especialmente em razão dos impactos das tecnologias disruptivas. “Vamos apresentar os fundamentos teóricos e também refletir sobre a implicação das tecnologias disruptivas e as consequências para o setor de seguros privados no Brasil”.

O curso está dividido em três módulos independentes, cada um com cinco disciplinas de 24 horas. Alunos que fizerem o programa completo recebem certificado de especialista e aqueles que optarem for módulos independentes, obterão certificações parciais.

O MBA conta com corpo docente formado por professores que são advogados, com titulação de especialistas e mestres, atuação no setor de seguros e experiência prática para contribuir com valiosos aportes teóricos.

As matrículas devem ser feitas até 5 de abril. Os interessados podem obter mais informações e efetuar inscrições no endereço mba.ens.edu.br, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligando para (11) 2739-1049 e (21) 3380-1053.


ENS entra em regime de home office até o final de abril

Canais de atendimento da Escola permanecerão disponíveis para sanar dúvidas e demais questões

Tendo em vista o agravamento da pandemia do novo coronavírus e diante da antecipação de feriados decretada pelas prefeituras do Rio de Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP), todos os colaboradores da ENS estão, desde ontem, 25 de março, em regime de home office. A medida já havia sido adotada para os colaboradores de São Paulo, onde a situação da Covid-19 já havia se agravado anteriormente.

Inicialmente, o retorno às instalações físicas está previsto para 3 de maio. A Escola também respeitará os feriados antecipados nas duas cidades, mas, a fim de evitar impactos nos negócios, alguns setores permanecerão em funcionamento no período entre 26 e 31 de março. No calendário da ENS, os dias 1º e 2 de abril já eram considerados feriados, em função da Semana Santa.

Durante a vigência do home office, os canais de atendimento da ENS permanecerão disponíveis para sanar dúvidas e demais questões dos alunos e parceiros, conforme abaixo:

- Fale Conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo chat no site da ENS;
- Secretaria – Ensino Técnico: 3003-3949 (ligação local);
- Secretaria – Ensino Superior/SP: (11) 2739-1080 / 1088 / 1061 / 1062;
- Secretaria – Ensino Superior/RJ: (21) 3380-1046 / 1535 / 1624;
- Secretaria – Escola Virtual: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: ENS, em 26.03.2021