ens


ENS e PUC-Rio se unem para ampliar estudos e programas educacionais em Seguros

Cursos, workshops, palestras e outros programas educacionais serão concebidos em conjunto

Duas instituições de ensino de peso agora são parceiras. A Escola de Negócios e Seguros (ENS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) assinaram memorando de entendimento para expandir a oferta de estudos acadêmicos e programas educacionais em Seguros, Capitalização, Previdência Complementar, Resseguros e segmentos correlatos.

O acordo tem como principal objetivo gerar novos conhecimentos e soluções que auxiliem profissionais e empresas que atuam no mercado de Seguros a oferecer serviços cada vez mais inovadores e adequados às necessidades do consumidor. No caso da PUC-Rio, as atividades acontecerão no âmbito do Instituto de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais, o IAPUC.

Uma das frentes de atuação será na área de ensino. Cursos, workshops, palestras e outros programas educacionais serão concebidos em conjunto, e os diplomas assinados pelas duas instituições. “Temos expertise de 50 anos na produção e difusão de conhecimentos para a indústria de Seguros e toda a sociedade. E a PUC-Rio também tem dado uma valiosa contribuição nesse sentido. Tenho certeza de que essa parceria disponibilizará a excelência em termos de educação para o mercado segurador", declara o presidente da ENS, Lucas Vergilio.

Por meio da parceria, serão disponibilizados todos os cursos online da ENS, o que soma um total de 450 programas, e mais de 100 cursos de pós-graduação. Com isso, a previsão é alcançar mais de 10 mil alunos no médio prazo.

Revista científica publicará pesquisas

O outro braço da parceria prevê o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas que envolvem aspectos comportamentais, técnicos e de legislação para o setor. Elas serão conduzidas por estudiosos indicados pelas duas entidades. “O mercado de Seguros vive um momento de ebulição, de várias transformações. Com essa parceria, vamos dar uma efetiva contribuição para apontar novos caminhos e propor soluções inovadoras aos agentes que atuam neste segmento”, avalia o decano da PUC-Rio, Prof. Luiz Roberto Cunha.

Os trabalhos mais relevantes originados pela parceria serão publicados como artigos na Revista Brasileira de Risco e Seguro (RBRS), publicação eletrônica da ENS que veicula conteúdos eminentemente técnicos e científicos, sobre Risco, Seguro e Economia, no Brasil e exterior. “Esses novos conhecimentos gerados pela parceria precisam ganhar visibilidade e ser democratizados. Ao publicá-los na RBRS, estamos garantindo essa projeção e fomentando literatura inédita sobre temas tão importantes”, afirma o diretor de Ensino Superior da ENS, Prof. Mario Pinto.

‘Netflix do Seguro’

A parceria trará, ainda, um benefício adicional a todos os interessados em aprender mais sobre o universo do Seguro. Isso porque a ENS passará a disponibilizar cursos, webinars e palestras no ECOA, serviço de streaming da PUC-Rio, que segue modelo muito semelhante ao do Netflix, contendo entre 2 e 5 mil horas de conteúdo.

“O mundo já vivenciava um intenso processo de digitalização e, após a pandemia, esse movimento acelerou e se intensificou. As pessoas buscam cada vez mais conveniência e facilidades para acessar o que lhes interessa, por isso, passaremos a disponibilizar nossos produtos no ECOA. É mais uma importante inovação para o setor de Seguros”, destaca o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy.

ENS e IAPUC já estão planejando as primeiras atividades, que deverão ser lançadas no início de outubro. Nos próximos meses, as instituições anunciarão mais detalhes, que podem incluir linhas de pesquisas e programação de cursos.

Repercussão na imprensa

A parceria foi destaque na grande imprensa, em dois dos principais jornais do País. A reportagem do Valor Econômico destacou alguns números que as instituições esperam atingir, como 10 mil alunos e 5 mil horas de programas da ENS disponibilizadas no ECOA, além da oferta de mais de 100 cursos de pós-graduação.

No O Globo, o acordo rendeu nota na coluna do jornalista Alcemo Góis, que enfatizou que, além do ensino especializado em seguros ministrado pelas instituições, a ENS passará a oferecer cursos, webinars e palestras no ECOA.


Treinamento mostra fatores de sucesso da inovação em Portugal

Programa pode ser cursado totalmente online ou de modo híbrido, a partir da Sala do Futuro

A ENS mantém convênios com instituições internacionais há mais de 20 anos para administração de exames e realização de treinamentos. Em 2021, pelo segundo ano, em parceria com a Universidade NOVA de Lisboa (Jurisnova), de Portugal, a Escola oferecerá mais uma oportunidade para os profissionais brasileiros conhecerem de perto a indústria de seguros portuguesa.

Considerado por economistas o “milagre português", após se recuperar de uma das maiores crises da história, o país se transformou em um importante hub de tecnologia do mundo. No Programa de Treinamento Internacional “Inovação em Seguros – A Indústria em Transição”, ENS e Jurisnova apresentarão os fatores que levaram a este cenário e as principais perspectivas para o mercado.

O início das aulas será em 14 de outubro e o programa pode ser cursado totalmente online ou de modo híbrido, a partir da Sala do Futuro da ENS, localizada em São Paulo (SP). Com 20 horas de duração, o treinamento irá abordar temas como economia digital, plataformas colaborativas, insurtechs, Big Data, blockchain e riscos cibernéticos.

Também serão debatidos os impactos da proteção de dados pessoais nas novas tecnologias, riscos na cadeia de suprimentos, detalhes sobre a regulação do mercado de seguros europeu e os principais desafios da indústria para o século XXI. O curso inclui ainda atividades não letivas, compostas por 15 horas de visitas técnicas a instituições relevantes de seguros e resseguros.

Para participar é necessário curso superior completo e experiência de dois anos no setor de seguros. O investimento à vista é de US$ 1,425, mas há políticas de descontos para os 10 primeiros inscritos e alunos e ex-alunos dos MBAs e de programas de treinamento internacionais da ENS.

Mais informações estão disponíveis no site ens.edu.br, onde é possível realizar inscrições.


Mais tempo para inscrições no MBA Gestão Estratégica

Há vagas para as modalidades online, tutorada e presencial, esta última no Rio de Janeiro (RJ)

Um setor que apresentou crescimento de 41,1% em maio, em comparação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), prospecta expectativas de avanço e, portanto, necessidade de profissionais que pensem de forma astuciosa o futuro dos negócios e das pessoas envolvidas.

Para atender a essa demanda por qualificação, a ENS oferece o MBA Gestão Estratégica de Seguros, cujas inscrições foram prorrogadas para as turmas que terão início em setembro. Há vagas para as modalidades online com aulas ao vivo, tutorada e presencial, esta última no Rio de Janeiro (RJ).

Com duração de um ano e meio, o programa é voltado a profissionais que já atuam ou almejam atuar em carreiras de gestão em seguros, necessitando aprofundar conhecimentos em relação aos principais aspectos do mercado de resseguro, previdência privada aberta e saúde suplementar.

O conteúdo é dividido em três módulos: Instrumentais, Gestão e Específicas. Há ainda o módulo Instrumentais Opcionais, que conta com disciplinas como Matemática Financeira; Estatística Aplicada a Negócios; Cenários Econômicos; Ética e Responsabilidade Social Corporativa; e Fundamentos e Estrutura do Mercado de Resseguro.

Para participar é necessário ensino superior completo. As matrículas podem ser realizadas até 15 de setembro, para as modalidades online e presencial, e até o dia 26 do mesmo mês, para aulas tutoradas.

Os interessados podem obter mais informações e efetuar inscrições no endereço mba.ens.edu.br, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones: (11) 2739-1049/1059 e (21) 3380-1524.


ENS 50 Anos: live debateu tecnologia e open insurance

Esta foi a sétima edição do ciclo de eventos sobre Inovação, que já soma 25 mil participantes

Na tarde da última quarta-feira, 28 de julho, a ENS promoveu, em parceria com a ANSP, o sétimo encontro do ciclo “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado”. A série faz parte das ações comemorativas pelo aniversário de 50 anos da Escola. Transmitida no canal do YouTube da ENS, a live contou com a participação do presidente da Bradesco Seguros, Ivan Gontijo, do sócio fundador e CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay, e do professor da ENS, Adilson Neri, que intermediou o debate.

Na abertura, o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, informou que cerca de 25 mil participantes já acompanharam os eventos. “Esta série foi desenvolvida para que o mercado possa escutar de quem faz a inovação e de quem está presente, e possa entender o que está acontecendo na prática. Por meio desses encontros queremos escutar o que os agentes têm trazido para o mercado”, explicou.

Um dos pontos principais do debate foram as discussões acerca do open insurance, que prevê novos modelos de negócios e novos produtos, envolvendo aplicativos e plataformas. Segundo Ivan Gontijo, nesse primeiro momento, ainda há uma preocupação muito grande com o lado da Governança. “Uma das questões é como flexibilizar os dados e de que forma podemos operar na plenitude o open insurance, resguardando os direitos dos nossos clientes. Este é um ponto fundamental que não deveríamos deixar de lado”.

Em um segundo momento, segundo Gontijo, aparecem importantes oportunidades. “O open insurance traz uma experiência facilitada para o cliente e facilitação de acesso a dados e informações. Possibilita às seguradoras e aos corretores em conjunto criarem produtos mais adequados para atender às necessidades dos clientes”.

Papel do corretor no futuro

O presidente da Bradesco afirmou ainda que a companhia está muito voltada para a experiência do digital. “Seja na experiência com o corretor ou no aprimoramento da jornada com o cliente, estamos investindo, em 2021, nas áreas TI e Inovação, algo em torno de R$ 600 milhões, para chegarmos aos nossos corretores de uma forma diferente. A plataforma que criamos recentemente oferece acesso diferenciado ao corretor, com conteúdo que permite aprimorar e desenvolver seus conhecimentos para que, acima de tudo, possa se manter atualizado com as questões regulatórias do nosso mercado”.

Gontijo ressaltou que estamos vivendo uma fase de transição, do analógico para o digital, e que é preciso estar atento. “Não podemos nos esquecer que temos clientes que eventualmente ainda são analógicos. E temos como obrigação atender a essa parcela da população. Nosso olhar é mais amplo, temos que continuar investindo no digital, mas também não podemos esquecer das pessoas que ainda são analógicas, têm um poder de consumo e necessidades”.

Corretor sob holofotes

Para Marcelo Blay, o papel do corretor está sob os holofotes diante das inovações e ele precisa se questionar. “Terá que se adaptar em uma série de coisas e terá que tentar fazer coisas diferentes. Hoje vemos muitos corretores virando Agentes Autônomos de Investimento e, assim, ele amplia o leque de atuação. Não só no âmbito do seguro, mas entendendo tudo que faz parte do patrimônio da pessoa e oferecendo outros instrumentos financeiros que possam ajudar a rentabilizar esse patrimônio”.

“Vimos uma demanda espontânea que nunca tinha visto na minha vida para produtos de Vida e Previdência. O volume de vendas de Seguro Residencial aumentou cerca de 150%, e o de Vida, 120%. É algo extraordinário. O que quero dizer com isso? Que o corretor precisa ampliar o leque de atuação. Existe espaço para venda de outros produtos”, explicou Blay.

Próxima parada

O 8º encontro do circuito de lives sobre Inovação acontecerá no dia 9 de agosto, às 17h, e terá como convidadas a CEO da Liberty Seguros, Patricia Chacon, a diretora Comercial da Locomotiva Seguros, Antonia Oliveira, e a professora da ENS, Andresa Pugliesi, que será a mediadora. Interessados em assistir à transmissão podem se inscrever gratuitamente no endereço ens.vc/inovacaosetorseguros8.


Conexão Futuro Seguro chega à quinta etapa regional

Presidente da ENS, Lucas Vergilio falou sobre detalhes do Programa de Fidelidade ENS+

Promovido pela Fenacor, ENS e Sincors, com apoio da CNseg e Ibracor, o maior ciclo de eventos virtuais para corretores de seguros, o Conexão Futuro Seguro (CFS), reuniu, na última terça-feira, 27 de julho, corretores de seguros associados aos Sincors de Goiás e do Distrito Federal, além de profissionais do setor que atuam nesses estados e alunos da Escola, na quinta etapa desta edição.

A quatro eventos regionais da grande etapa nacional, o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, que fez a abertura do encontro, reforçou a importância do tema do CFS 2021: utilização das ferramentas digitais sem perder o fator humano.

“A essência do corretor de seguros é cuidar das pessoas, das famílias e do patrimônio, portanto, nosso evento foi preparado de modo a levar qualificação, conhecimento, conteúdo, oportunidades de negócios e uma programação de alta qualidade”, disse Vergilio, anunciando novidades para a etapa de encerramento, no dia 31 de agosto. “Os participantes inscritos nas etapas regionais vão concorrer a dois carros zero km, um oferecido pela organização do ciclo e outro por um dos patrocinadores”.

O presidente da Fenacor aproveitou a ocasião para, mais uma vez, ressaltar a importância da ação social “Conexão Solidariedade”, que vem sendo realizada paralelamente ao ciclo e prevê a doação de cestas básicas para famílias atingidas pela pandemia.

Connection Talk

Um dos destaques do CFS 2021, o Connection Talk, um bate-papo apresentado e mediado pelo professor da ENS, Maurício Tadeu, reuniu, nesta semana, executivos de quatro seguradoras: Alfeo Marchi (MAG), Luciano Lima (SulAmérica), Rogério Gebin (Zurich) e Jean Brunetto (Tokio Marine). A conversa girou em torno das oportunidades de negócios que surgem para os corretores com base nos dados socioeconômicos da região Centro-Oeste, apresentados pelo mediador.

Outra atração do circuito foram as palestras dos consultores indicados pela ENS, Luis Rasquilha e Richard Furck, que listaram dicas sobre o melhor aproveitamento das vantagens oferecidas pelas ferramentas digitais e pelas novas tecnologias, a fim de que o corretor possa alavancar seus negócios e conquistar novos clientes.

Programa de Fidelidade ENS+

O presidente da ENS, Lucas Vergilio, comentou o orgulho que a Escola tem em organizar e apoiar o Conexão, uma iniciativa que leva informação, conhecimento, aperfeiçoamento profissional e novas oportunidades de negócios.

“Desejamos que os conhecimentos difundidos aqui sejam valiosos e aplicados na prática por todos os profissionais participantes. E, para continuar contribuindo com esta formação, a ENS oferece um projeto muito especial, que beneficia os corretores de todo o País, que é o Programa de Fidelidade ENS+. Ele está disponível para adesão por parte de todos os Sincors e, consequentemente, os corretores de seguros associados ao sindicato de seu estado poderão usufruir dos benefícios desse projeto. O Programa de Fidelidade ENS+ prevê 20% de desconto no valor dos cursos oferecidos pela Escola, além do uso de pontos que serão acumulados com o pagamento da anuidade junto ao sindicato”, explicou Lucas.

Etapas regionais e como participar

A sexta das nove etapas regionais do CFS será realizada na próxima terça-feira, 3 de agosto, reunindo profissionais dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, além de alunos da ENS.

Os eventos acontecem uma vez por semana, sempre às terças-feiras, com início às 17h, exceto o de São Paulo, marcado para 23 de agosto, uma segunda-feira. As inscrições para o CFS estão abertas no hotsite www.conexaofuturoseguro.com.br, para corretores de seguros – pessoas físicas ou jurídicas – associados aos sindicatos organizadores de cada etapa, e alunos da ENS.

Empresas corretoras associadas aos Sincors poderão inscrever quantos colaboradores desejarem. Os inscritos participarão somente das etapas realizadas em suas respectivas regiões e no evento nacional.

Nas etapas regionais, os corretores inscritos concorrerão a um notebook e a um smartphone de última geração. Haverá ainda prêmios disponibilizados pelos Sincors, e as seguradoras patrocinadoras e a ENS poderão oferecer outras premiações. Já na etapa nacional, a premiação será um carro zero km. Só poderão concorrer corretores inscritos e que tenham participado da etapa de sua região.

Confira abaixo a relação com as datas de todas as etapas (sujeitas a alteração):

•  3 de agosto – Sincors: Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco;

• 10 de agosto – Sincors: Minas Gerais, Espírito Santo e associados do CCS-RJ – Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro;

• 17 de agosto – Sincors: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná;

• 23 de agosto – Sincor: São Paulo;

• 31 de agosto – Evento Nacional.

Fonte: ENS, em 30.07.2021