ens

ENS e Sistran lançarão assistente virtual ALEXA Guru de Seguros, no CQCS Insurtech & Innovation

Os dois principais executivos da ENS, Lucas Vergilio (presidente) e Tarcísio Godoy (diretor geral), serão palestrantes em importantes painéis

A ENS terá presença de destaque na terceira edição do CQCS Insurtech & Innovation, que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, em São Paulo (SP). O evento é considerado o maior da América Latina sobre Inovação em Seguros e um dos principais do mundo neste segmento.

Uma das patrocinadoras do encontro, a Escola apresentará diversos projetos inovadores, que unirão conhecimento e tecnologia. O principal deles é o assistente virtual de ensino por meio de linguagem natural/comandos de voz ALEXA Guru de Seguros, desenvolvido em parceria com a Sistran Brasil, empresa que fornece soluções de tecnologia para processamento de informações e interação com os corretores de seguros.

Criado para aproveitar todo o potencial da plataforma ALEXA, da gigante Amazon, o Guru de Seguros disponibilizará, a um comando de voz, informações e esclarecimentos sobre Seguros. A proposta é levar aos corretores de seguros informações em linguagem acessível, desmistificando o “segurês”.

Para o lançamento, estarão disponíveis mais de 250 perguntas e respostas, sobre os mais diversos temas do segmento. Vale lembrar que o teor também pode ser acessado na forma de quiz (jogo). A ideia é que novos conteúdos sejam regularmente adicionados à plataforma, em um movimento similar ao da Wikipedia.

“ENS e Sistran criaram um projeto extremamente inovador, uma espécie de ‘Insurepedia’, a enciclopédia livre sobre Seguros, mas com muito mais inteligência, já que conta com engine de IA. Nosso intuito é que via ALEXA, o Guru de Seguros se consolide como um instrumento de educação financeira em Seguros e se torne um grande parceiro do corretor de seguros e do consumidor final. A ENS manterá a parte de conteúdo e curadoria de atualização de respostas e a Sistran disponibilizará a solução tecnológica”, explica o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy.

A ALEXA Guru de Seguros estará em demonstração no estande conjunto que ENS e Sistran terão no evento. A Escola também utilizará o espaço para divulgar outras iniciativas relacionadas a inovação, como o Concurso ENS/PUC Rio de Artigos Acadêmicos em Segurostreinamentos internacionais e dois novos programas educacionais: a Certificação Avançada em Insurtechs e o curso Master Digital Transformation (MDT).

"Elencamos um conjunto de ações especialmente para este evento, um dos mais importantes do setor. Inovação é hoje a mola propulsora da ENS, tudo o que planejamos e concebemos tem DNA inovador, queremos mostrar isso ao mercado”, salienta Godoy.

Executivos da ENS participarão de painéis

Os dois principais executivos da ENS, Lucas Vergilio (presidente) e Tarcísio Godoy (diretor geral), serão palestrantes em importantes painéis. No dia 23, Vergilio falará sobre open insurance na visão do corretor de seguros; já Tarcísio Godoy participará do painel “Automação da Comunicação em Seguros”, no dia 24.

O CQCS Insurtech & Innovation reunirá agências reguladoras, seguradoras, insurtechs, investidores, prestadores de serviços tecnológicos e empreendedores do seguro de todo o mundo, que têm interesse no desenvolvimento de negócios com foco na inovação em Seguros.

Mais informações e a programação completa do congresso estão disponíveis no site cqcsinsurtech.com.br.


Profissão de corretor de seguros tem possibilidades de ganhos exponenciais 

ENS é referência na formação de corretores de sucesso

O corretor de seguros é um profissional independente que representa o consumidor, entende suas necessidades e faz a interface entre segurado e seguradoras. Ele tem um trabalho consultivo, analisando riscos e sugerindo as coberturas mais adequadas para cada cliente.

Para a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, a área de intermediação de seguros é próspera e oferece inúmeras oportunidades. “As possibilidades de ganhos nesta profissão são exponenciais. Temos histórias maravilhosas de pessoas que alcançaram muito sucesso. Quem deseja mudar de atuação ou começar uma carreira muito exitosa, pode abraçar a carreira de corretor de seguros”.

Para se tornar um profissional com registro emitido pela Susep, órgão regulamentador do setor de seguros, é necessário ter aprovação em curso específico, ministrado pela ENS. Com inscrições abertas para turmas que iniciarão em março de 2022, o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros – Todos os Ramos (CHCS) é composto por módulos que habilitam os corretores para atuação nas áreas de Capitalização, Vida e Previdência, e Demais Ramos.

Aulas ao vivo e conteúdo complementar

A carga horária é de 405h, equivalente a sete meses de estudos. Com início em março, as aulas serão online com professores ao vivo, o que possibilita aos alunos estudar onde quiserem, sem perder a oportunidade de realizar networking.

O curso também oferece disciplinas de autoaprendizagem, com conteúdo complementar disponibilizado gratuitamente pela Escola, tais como Relacionamento com o Cliente; LGPD para Corretores; Seguros de Riscos Cibernéticos; Seguros Aeronáuticos e de Cascos Marítimos; Empreendedorismo; e Insurtechs e o Futuro do Mercado de Seguros.

Para participar é necessário ensino médio completo e ser maior de idade. Matrículas realizadas até 4 de janeiro terão 20% de desconto no investimento do curso, que cai para R$ 4.739,20, valor que pode ser parcelado.

Regulamento, corpo docente, conteúdo programático e demais informações do CHCS estão disponíveis no endereço sercorretor.com.br, onde também é possível efetuar inscrições.


MBAs com foco em Gestão já aceitam inscrições para 2022

Matriculados em 2021 terão condições especiais de pagamento

Para começar o próximo ano com o pé direito uma boa pedida é renovar os conhecimentos e investir na carreira. Profissionais que desejam desenvolver habilidades específicas de Gestão e, assim, ampliar as chances de ocupar cargos de liderança, encontram nos MBAs da ENS a opção ideal.

As inscrições para as turmas de 2022 já estão disponíveis e os matriculados ainda em 2021 terão condições especiais de pagamento. São três opções de cursos com vagas abertas: Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação, Gestão Avançada de Seguros e Gestão de Risco e Seguros.

Todos possuem 360 horas ou mais, o que equivale a cerca de um ano e meio de estudos. Os programas concedem certificados de Especialista, porém, quem optar por cursar os módulos de forma independente receberá certificações parciais.

O MBA Gestão Avançada de Seguros capacita os alunos nas áreas de Resseguro, Previdência Privada Aberta e Saúde Complementar. O curso será ministrado nas modalidades online e presencial (São Paulo), ambas com previsão de início em 7 de março. As aulas acontecerão na Sala do Futuro da ENS, ambiente totalmente inovador, com ferramentas tecnológicas que facilitam a troca e o aprendizado.

Já o curso Gestão de Riscos e Seguros foi pensado e estruturado no conceito Risk Thinking, para tornar o aluno um especialista na análise, avaliação e tomada de decisão referentes às mais variadas questões de gerenciamento de riscos organizacionais ou empresariais. Com turmas online e presenciais (São Paulo) e previsto para começar em março, o programa é indicado para seguradoras, corretores, tomadores de decisões e consumidores de seguros.

Por fim, o MBA Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação fornece qualificação para atuação nas áreas de Direito Securitário, Governança Corporativa, Controles Internos e nas atividades relacionadas a contratos de seguros. O curso conta com corpo docente formado por advogados com titulação de especialistas, mestres e doutores, com atuação no setor de seguros e experiência prática para contribuir com valiosos aportes teóricos. As aulas serão online, com início em 25 de abril.

Nos três casos, o pré-requisito para participar é ensino superior completo. Outras informações e inscrições podem ser encontradas no site mba.ens.edu.br ou por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e nos telefones (11) 2739-1059 / 1049.


Digitalização é chave para o corretor de sucesso

Encontros fazem parte do Circuito de Empreendedorismo Insurtech

Nas últimas semanas, a ENS promoveu mais duas lives do Circuito de Empreendedorismo Insurtech, transmitidas em seu canal oficial no YouTube. Nos eventos, o gerente Regional São Paulo da Escola, Ronny Martins, recebeu o CEO da TEx, Emir Zannato, e o CEO da Zipia, Pedro Yue.

Os bate-papos sobre empreendedorismo, tendências de mercado e novas tecnologias reforçaram a relevância desses movimentos para o mercado de seguros.

Na live do dia 11 de novembro, Emir Zanatto falou sobre o processo de criação da startup e apresentou os produtos ofertados pela TEx, entre eles o Teleport, um dos pioneiros, que funciona como ferramenta multicálculo. “Hoje em dia, ele é uma ferramenta de cálculo e gestão online, via API, 100% autorizado por todas as companhias. Serve para conduzir e ajudar a corretora a crescer cada vez mais”.

Emir afirmou ainda que todas as insurtechs devem estar atentas ao cenário internacional e ao futuro da tecnologia. “Nós temos um mercado muito diferente, com um nível de complexidade grande que nos torna referência. Devemos olhar para o mercado de tecnologia e enxergar de que forma ele pode mudar a vida e o cotidiano das pessoas”.

Perfil de empreendedor

Quando questionado por Ronny Martins sobre o perfil ideal de um bom empreendedor, Zanatto assegurou que o principal é ser otimista. “Deve conversar com pessoas que estejam dispostas a compartilhar, ajudar e a contribuir, mas, sobretudo, deve ter vontade de fazer as coisas acontecerem. Coragem é a característica do empreendedor”.

Ele afirmou ainda que a receita do sucesso está nas atitudes. “O segredo não é o que fazer. E sim, como fazer”.

Corretor deve se adequar ao digital

Na 13ª  live do Circuito de Empreendedorismo Insurtech, transmitida na última quinta-feira, 18 de novembro, Pedro Yue contou como surgiu a Zipia, hoje uma plataforma que gera demanda para os corretores de seguros e os aproxima do consumidor, em tempo real. “A plataforma entrega o ferramental para o corretor conseguir trabalhar e o contato com o consumidor acontece por meio do Zip.connections, onde é possível se conectar e se colocar disponível”.

Yue ressaltou que o corretor de seguros precisa se adequar ao formato digital. O empreendedor acredita que, com isso, os profissionais poderão prestar um atendimento mais humanizado, além de compreender a real necessidade do consumidor. “O corretor deve saber usar um multicálculo e rapidamente deve trazer alternativas para o seu cliente. A digitalização do corretor não significa que isso irá atrapalhar o seu trabalho”.

Pensando no futuro, o CEO destacou que a Zipia segue trabalhando para ampliar as funcionalidades da plataforma e aproximar ainda mais corretores e consumidores. “Nosso papel é maximizar a probabilidade desse encontro acontecer. Os corretores querem vender mais e nós queremos ampliar a eficiência desse processo”.

Próximo encontro

A 14ª live do Circuito de Empreendedorismo terá como convidado o especialista Bruno Gallo, da Amar Assist. Ele conversará com Samy Hazan, docente da ENS, no dia 25 de novembro, com transmissão pelo canal da Escola no YouTube, a partir das 17h. As inscrições são gratuitas.

Fonte: ENS, em 21.11.2021