zurich logo

Por Fábio Silva (*)

Após dois anos de baixa demanda, o mercado de seguro de Riscos de Engenharia volta a ganhar fôlego em 2019. Nos primeiros cinco meses do ano, de acordo com dados da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), o volume de prêmios cresceu 138,7% em relação ao mesmo período do ano anterior e bateu a marca de R$ 264,4 milhões. Somente no mês de maio, essa evolução chegou a 151%.

Os sinais de melhora do mercado de seguro estão alinhados com o reaquecimento no setor de construção civil e com a retomada de projetos de infraestrutura no país. De acordo com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado no final de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a construção civil apresentou alta de 2% no segundo trimestre de 2019 ante igual período do ano passado, após 20 trimestres consecutivos de queda.

Estes números positivos da construção civil nos indicam um cenário bem mais otimista para o mercado segurador ainda em 2019. A expectativa é que os investimentos públicos retomem a partir de agora e, por outro lado, já observamos a retomada em investimentos privados, especialmente de multinacionais.

O seguro de Riscos de Engenharia também acompanha o ritmo da construção civil, pois tem por finalidade garantir a indenização contra acidentes de origem súbita e imprevista ocasionados durante a construção de obras civis ou a instalação e montagem de equipamentos, como: portos; aeroportos; rodovias; pontes, obras de saneamento; edifícios residenciais, comerciais e industriais; e obras de infraestrutura em geral.

A importância de contratar uma apólice de seguro de riscos de engenharia possibilita ao segurado - que pode ser o construtor ou o proprietário da obra - mitigar possíveis prejuízos que podem ocorrer durante a construção de um determinado empreendimento ou a instalação e montagem de equipamentos. E, sabemos o quanto um canteiro de obras pode ser um local arriscado. Portanto, a apólice de seguro de Riscos de Engenharia é uma decisão certa para transferir o risco e minimizar eventuais perdas.

(*) Fábio Silva é Head de Riscos de Engenharia da Zurich

Fonte: Conteúdo Comunicação, em 08.10.2019