bb seguros

Exposição com 140 peças passará pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte

imagem bbseguros 08102019

Estela funerária de Mekimontu Deir el-Medina, XVIII Dinastia (1550-1295 a.C.) Calcário, pintura, 28,5 x 20 x 4 cm © Museo Egizio

Celebrando 30 anos de existência, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro apresenta, a partir do dia 12 de outubro, a exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade. A mostra, com entrada gratuita, reúne 140 peças entre esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e múmias, vindas do Museu Egípcio de Turim, que possui o segundo maior acervo egípcio do mundo. Após passar pelo Rio de Janeiro, a exposição será apresentada no CCBB São Paulo, entre os dias 19 de fevereiro e 11 de maio de 2020; no CCBB Brasília, entre 2 de junho e 30 de agosto de 2020; e no CCBB Belo Horizonte, de 16 de setembro a 23 de novembro de 2020.

A exibição é dividida em três seções: vida, religião e eternidade, que ilustram o cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias. Cada seção apresenta um tipo particular de artefato arqueológico, contextualizado por meio de coloração e iluminação projetadas para provocar efeitos perceptuais.

Aspectos da historiografia geral do Egito Antigo serão apresentados de forma didática e interativa, por meio de esculturas, pinturas, amuletos, objetos cotidianos, objetos litúrgicos e ostracons (fragmento de cerâmica ou pedra usados para escrever mensagens oficiais). Também fazem parte da mostra um Livro dos Mortos em papiro, sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia.

A exposição também conta com uma seção interativa, com um vídeo 3D de monumentos que permite percorrer lugares no Egito Antigo. Os visitantes também poderão participar de atividades lúdicas, como escrever o nome em hieróglifo e tirar fotos com a esfinge e o faraó. Uma réplica de uma escavação e um livro eletrônico mostrarão parte do material registrado pelas equipes de Napoleão (de 1798 a 1801). Além disso, serviço de audiodescrição e objetos táteis serão disponibilizados pela equipe do Programa CCBB Educativo.

Por meio das leis de incentivo, a BB Seguros patrocina exposições e eventos culturais a fim de garantir que a população tenha acesso gratuito à cultura. Sem dúvida, esta será mais uma exposição de grande sucesso e levará entretenimento de qualidade, conhecimento e lazer a milhares de pessoas pelo país”, comenta Fernando Barbosa, presidente da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

A exposição é apresentada pelo Banco do Brasil e patrocinada pela BB DTVM e BB Seguros por meio do edital Programa de Patrocínio 2018/2019 -- Centro Cultural Banco do Brasil e com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. O evento também tem apoio do Banco Votorantim. A produção e organização são da Art Unlimited.

Serviço
Egito Antigo: do cotidiano à eternidade
De 12 de outubro a 27 de janeiro CCBB Rio de Janeiro | Rua Primeiro de Março, 66 -- Centro Quarta a segunda, das 9h às 21 horas Entrada gratuita

Fonte: CDN, em 08.10.2019