sincor sp novo

A 29ª edição do Direto & Reto com Camillo recebeu especialistas para aborda o tema e orientar os corretores de seguros a se adequarem com a legislação

sincorsp 29072021

As sanções para quem descumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) começarão a ser aplicadas a partir de 1º de agosto. Com isso, o Direto & Reto com Camillo trouxe alerta sobre o assunto na 29ª edição, que foi ao ar nesta quarta-feira (28/07), pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube. O tema “LGPD – Sanções a partir de 1º de agosto, você está preparado? Veja o que fazer”, foi abordado pelo Interim Chief Technology Officer da LGPDNOW, Paulo Moura, o vice-presidente financeiro da Fenacor e do Sincor-GO, Henderson de Paula Rodrigues, a diretora de Ensino Técnico da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Maria Helena Monteiro, e pelo presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo. 

“Desde que a LGPD se tornou uma realidade, em agosto do ano passado, a CNseg, Fenacor e outras entidades deram as mãos para entender as exigências da Lei e criar um ambiente que não tivesse impactos nos negócios dos corretores. E o setor de seguros é o que mais uso faz dos dados das pessoas”, comenta o presidente. Camillo ainda explicou que as entidades tiveram que trabalhar em três etapas: o entendimento da Lei, a orientação aos corretores de seguros, e a instrumentalização do corretor para o cumprimento da LGPD. 

Pensando nisso, a Central de Gestão de Serviços, Produtos e Benefícios da Fenacor e Sincors (CGS), em parceria com a Empresa Quintodomínio, criaram a plataforma LGPDCOR. A ferramenta ajuda os corretores a se adequarem aos dispositivos da LGPD, seja no gerenciamento dos processos, visualização de pendências e dos riscos da empresa; no cadastramento e manutenção dos registros dos responsáveis por cada departamento e suas atividades de captura de dados; ou ainda no mapeamento de dados e inventários.

Segundo Henderson, a plataforma foi customizada para atender os corretores de seguros, que trabalham com os dados mais sensíveis da população. “É de suma importância que o corretor entenda a governança dos dados. A LGPDCOR permite que o profissional facilite e adapte os processos para atender a legislação. A ferramenta auxilia na adequação, trazendo relatórios e apontando o que precisa ser melhorado”, explica. 

O CTO da LGDPNOW, Paulo Moura, explicou algumas funcionalidades da LGPDCOR, destacando a usabilidade, a centralização das questões jurídicas e os treinamentos disponíveis na plataforma. “A LGPD é uma lei de compliance, e compliance significa evidenciar, mostrar que você está adequado. Por isso, quem contrata a ferramenta, ganha um selo de qualidade, que certifica que está em dia com a legislação,  o que traz confiança aos consumidores, bem como às seguradoras”, completa o executivo. 

Maria Helena comentou que a LGPD vai atingir a todos e, principalmente, os corretores de seguros, já que trabalham com um grande volume de dados pessoais. “Para orientar a categoria, a ENS preparou um curso, gratuito, que teve como conteudista a Dra. Angelica Carlini. Em duas vídeo aulas, o curso explica como a LGPD atinge os corretores e como são as punições”, declara a diretora da ENS.

Premiação – Oferecimento Qualicorp

Durante a transmissão, Camillo realizou a premiação de um smartphone Motorola Moto G 5G 128GB Prata Prisma + Octa-Core 6GB RAM 6,7’’ Câm. Tripla + Selfie 16MP, oferecido pela Qualicorp. E a sorteada foi a Helpseg Corretora de Seguros LTDA, da Regional São Paulo Leste. 

Assista à 29ª edição do Direto & Reto com Camillo.

Fonte: SINCOR-SP, em 29.07.2021