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Atualmente com 500 franquias, fundador prevê dobro de aberturas, quer atingir mais de mil unidades e faturar R$20 milhões em 2021

Marluz Felipe Wichmann é formado em Contabilidade pela Universidade Feevale, localizada no município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Criou o Grupo Wichmann para trabalhar com o mercado contábil e depois de alguns anos de experiência, em 2010, adquiriu uma corretora de seguros com mais de 25 anos de mercado, que já contava com uma carteira formada com mais de cinco mil seguros. A partir disso, juntou sua experiência no ramo contábil com os relacionamentos profissionais e cresceu ao ponto de trabalhar apenas com o mercado de seguros.

Com o passar dos anos e com o ganho de experiência, Wichmann percebeu a oportunidade no mundo das franquias e, atualmente, é fundador de cinco marcas franqueadoras: Bidon, Bidon Pocket, Wichmann Redes, Wiimobi e Frida, além de estar agora lançando a sexta franquia, chamada BIMOB Leads, inovando também no Mercado Imobiliário e ainda a sétima a Wibicred, entrando assim no mercado financeiro.

Marluz Felipe Wichmann diz que investir em uma corretora de seguros home-office é o ideal, pois o faturamento durante a pandemia aumentou 150% e, além disso, estudos comprovam que o bom atendimento gera mais de 90% na renovação. "Outro ponto importante é que o mercado representa cerca de 10% do PIB brasileiro e que a projeção de crescimento do setor para 2021 é ainda maior, por conta da tecnologia e dos avanços digitais na área, além de novos produtos como o Pay-per-use, e formas de contratação que estão ficando cada dia mais simplificadas com a internet", explica.

Franquias Modelos

Bidon, fundada em 2014, é uma franquia de seguros indicada para aquelas pessoas que querem entrar na área e se tornarem Corretoras de Seguros e, também, para aqueles que já possuem uma corretora no mercado, mas desejam se tornar franquia para ter um melhor potencial de vendas, suporte específico, time de marketing, treinamentos, campanhas mensais, entre outros benefícios. Com investimento inicial a partir de R﹩ 9.990,00 e faturamento médio mensal de R﹩ 12.900, já foram comercializadas mais de 400 franquias, que estão espalhadas pelo Brasil inteiro.

Existe também a Bidon Pocket, que foi pensada para aqueles corretores que querem atuar com uma menor quantidade de produtos. Então, ao invés de oferecer todos os tipos de seguros, o franqueado poderá atuar com seguro auto, de vida, moto, caminhão, residência, (re)financiamento de veículos e consórcio. O investimento inicial é de R﹩ 4.990,00.

Logo depois da Bidon, o empresário identificou um nicho de mercado para empresas e criou, em 2017, a Wichmann Redes. O foco da rede é fazer parcerias com determinadas companhias que tenham potencial para comercializar seguros com seus clientes, como, por exemplo, escritórios de Contabilidade, Advocacia, Revendas de Veículos, empresas de Segurança e de consórcios. Com o investimento inicial a partir de R﹩ 9.990,00 e faturamento médio mensal de R﹩ 20.000, já foram comercializadas mais de 50 franquias.

Em 2018, com o desejo de criar uma maior relevância no mercado imobiliário, o Grupo Wichmann desenvolveu a Wiimobi, franquia de seguros especializada no ramo imobiliário, para imobiliárias, corretores autônomos de imóveis, administradoras de condomínios, incorporadoras, construtoras, arquitetos e engenheiros em geral. Após um ano de mercado, a franqueadora já foi patrocinadora do maior evento imobiliário da América Latina, o Conecta Imobi em 2019.

Diferente das duas primeiras, a Wiimobi, que conta com mais de 55 franquias espalhadas pelo Brasil, apresenta dois modelos de negócio: Back Office e corretora de seguros. No modelo Back Office, o investimento inicial é de R﹩ 5.990, o franqueado indica o cliente e a franqueadora faz todo o contato para fechar a parceria. Já na modalidade Corretora de Seguros, o investimento inicial é de R﹩ 9.990, o franqueado terá todo o sistema implantado dentro da empresa, vai atuar como uma corretora interna, com todo o suporte e grandes diferenciais nos seguros imobiliários, como exemplo o Seguro Fiança, que substitui o Fiador em um contrato de Aluguel. Conta ainda com uma ferramenta que calcula o valor dos seguros, diretamente com as seguradoras como Porto Seguro, Liberty, Mapfre, Tokio Marine, Sul América, Pottencial entre outras, agilizando o processo de contratação dos seguros, e consequentemente no aluguel de seus clientes.

Fugindo um pouco do mercado de seguros, Felipe encontrou Camila Reginato, sua sócia hoje. Camila estava fazendo Pós-Graduação em Gestão de Negócios Digitais e no trabalho de conclusão de curso, teve que elaborar um negócio focado no mercado digital. Com a troca de experiências entre os integrantes do grupo, surgiu a FRIDA, rede de franquias que tem como objetivo disponibilizar lingeries diferenciadas e de alta qualidade, focadas no empoderamento feminino e ainda inovar na comunicação, na qual busca em sua divulgação a imagem de corpos de mulheres reais e de todos os biótipos e tamanhos, sem uso de ferramentas de manipulação de imagem.

A franquia tem o foco na venda online, divulgando nas redes sociais, e também no treinamento e campanhas de vendas, lançando todo mês uma nova coleção. Atualmente, a rede conta com 12 franqueadas e pretende fechar o ano de 2021 com mais de 200 Franquias em todo o Brasil.

Seguindo o mesmo modelo de negócio das outras marcas, Frida possui três modelos de negócios: Super Bag, Home Sale e Mini Shop. Na primeira modalidade, a franqueada investe R﹩ 4.500,00 e adquiri o direito de vender os produtos da franquia, além de receber, em média 30 produtos. A expectativa de faturamento anual é de R﹩ 36.000,00. Na Home Sale, o interessado deve investir R﹩ 8.500 e, além de obter o direito de venda, recebe, em torno de 60 produtos. Nessa modalidade, o faturamento anual esperado é de R﹩ 72.000,00. No último modelo, Mini Shop, o valor para receber, em média de 100 produtos, e aderir à franquia é de R﹩ 11.500,00 e conta com expectativa de faturamento anual de R﹩ 120.000,00.

Projeções

Em novembro, Marluz e seu sócio Alberto Schaffer, vão inaugurar, em Itapema - Santa Catarina, seu sexto modelo de negócio, a rede de franquias BIMOB Leads Imobiliária Digital, que será focada na inovação e novas tecnologias da área imobiliária. "O objetivo da nova franquia é oferecer aos corretores de imóveis uma plataforma com serviços de última tecnologia, otimizando o tempo do corretor na parte burocrática da venda e do aluguel de imóveis, trazendo também uma renda recorrente, já que além da compra, venda e alugueis, o franqueado poderá indicar e comercializar outros serviços, como seguros, manutenção, Frete, móveis, entre outros", afirma Wichmann.

Além disso, a nova franquia vai oferecer aos seus franqueados todo o suporte de marketing digital, ajuda com Google Ads e Facebook Ads, entre outros. Marluz explica que vai entregar uma plataforma com mais de 10 mil imóveis em todo o Brasil, onde será possível realizar a compra, venda e aluguel de uma forma compartilhada entre os franqueados. "Conforme o número de franqueados for aumentando, temos a projeção de cadastrar mais de 200 mil imóveis dentro da plataforma e se tornar uma das maiores redes de imóveis do país", comenta.

Já em 2021, o empresário vai inaugurar o sétimo modelo de negócio, uma franquia de créditos consignados e financiamentos em geral, a Wibicred. Também focada em inovação e novas tecnologias, o objetivo é oferecer aos interessados novas possibilidades de vender serviços financeiros. "Vejo muitas pessoas procurando esse tipo de serviços e, como já vendemos seguros, os assuntos são bem-parecidos, o que fez eu tomar a decisão de lançar um modelo de negócio que vai agregar ainda mais e, consequentemente, aumentar o potencial de venda dos meus franqueados", afirma Felipe.

No começo do ano que vem, o Grupo Wichmann contará com sete modelos de negócios. Com isso, o fundador pretende alcançar, no final de 2021, a marca de mais de mil unidades comercializadas e faturar R﹩ 20 milhões.

"É uma projeção alta, mas com o crescimento do mercado de seguros, e a alta demanda na procura de imóveis e o aumento que tivemos agora com a epidemia no trabalho formato home office e digital, esse mercado só tende a crescer, o que nos leva a crescer juntos também. Estamos trabalhando firme e confiante, e com a plena certeza de que vamos alcançar a meta mínima de mil franquias no final de 2021", finaliza Marluz Felipe.

Fonte: MGA Press, em 19.10.2020