sincorsp 02092021

Após percorrer nove diferentes Estados com o Conexão Futuro Seguro, a Fenacor encerrou o ciclo de eventos com a etapa Brasil nesta terça-feira (31/08). O evento, realizado pela Federação, Escola de Negócios e Seguros (ENS), os Sincors e apoio da CNseg, trouxe as lideranças do setor para falar sobre as perspectivas de futuro, além de abordarem as oportunidades aos corretores de seguros. O filósofo Luiz Felipe Pondé finalizou a edição falando sobre o mundo contemporâneo e as adversidades para ser criativo e empreender.

“O mercado de seguros figura entre os poucos segmentos que vem mantendo uma tendência de crescimento constante, além da resiliência necessária para se adequar à nova realidade imposta pela pandemia, não deixando de atender os consumidores no momento em que mais precisavam”, declarou o presidente da Fenacor, Armando Vergílio.

A novidade da edição de 2021, o Connection Talk, recebeu os presidentes das principais seguradoras parceiras para falar sobre as perspectivas para o setor no futuro. Na ocasião, participaram os presidentes da Bradesco Seguros, Ivan Gontijo, da HDI Seguros, Murilo Riedel, da Liberty Seguros, Patrícia Chacon, da MAG Seguros, Helder Molina, da Porto Seguro, Roberto Santos, da SulAmérica, Ricardo Bottas, da Tokio Marine Seguradora, José Adalberto Ferrara, e da Zurich Seguros, Edson Franco, além dos presidentes da ENS e CNseg, Lucas Vergílio e Márcio Coriolano, respectivamente.

“Apesar de todos os problemas que aflige o mundo, e o Brasil não escapa disso, o mercado de seguros tem o que comemorar. Atravessamos tempos difíceis, mas conseguimos superar as adversidades, com excelentes soluções, tecnologia e dinamismo. Indo na contramão de quem diz que é um setor atrasado e necessitado de atualização”, ressaltou Coriolano.

Segundo Lucas Vergílio, a ENS vem apostando na qualificação para ajudar no desenvolvimento do setor de seguros. “Quanto mais qualificado for o corretor de seguros, e seus colaboradores, melhor será o seu desempenho dentro do mercado”. O deputado federal ainda lembrou que é preciso estar atento às mudanças propostas pelo órgão regulador. “Não podemos nos acomodarmos na resiliência que temos, precisamos nos posicionar sobre as incertezas, que são essas mudanças propostas. O mercado de seguros sempre foi inovador e nos piores momentos mostra isso, mas devemos tomar partido para melhorar o ambiente regulatório”, destacou.

A palestra do filósofo Luiz Felipe Pondé, abordou o tema “Criatividade e Empreendedorismo em Tempos de Incertezas”, onde começou falando sobre como as rupturas da revolução industrial mudaram o mundo. “Causou uma urbanização desorganizada, com muitos avanços e virando a sociedade de cabeça para baixo. Por isso, uma das formas de aprender a lidar com o presente é conhecer a história”. Para o professor, essa rápida transformação gerou impactos irreversíveis na sociedade. “Antes desta pandemia, ninguém lembrava da gripe espanhola. A humanidade sai de pandemias e epidemias não muito diferente de como entrou. Não há nenhum indicativo de que a sociedade mude no comportamento moral. Os seres humanos não mudam”.

Pondé ainda ressaltou quatro pontos importantes para lidar com as incertezas. “A necessidade de coerência, que é fundamental nas relações de trabalho. A possibilidade de imaginação que é essencial para ter autonomia e aprender a resolver problemas. A liberdade, que permite o desenvolvimento humano, e os sentimentos morais, o afeto, que é a dimensão emocional da vida ética e da vida em grupo”, completou.

O Conexão Futuro Seguro Brasil ainda premiou os participantes com dois carros 0km, um oferecido pela MAG Seguros e outro pela Fenacor. Os ganhadores foram: Braz Romildo Fernandes e Julio Arabi, do Estado de São Paulo. A Fenacor ainda premiou Elis Regina Fomento, do Paraná, e José Mario Cintra, de São Paulo, com um smartphone e um notebook, respectivamente.

Fonte: Sincor-SP, em 02.09.2021