sincor sp

O Brasil é um dos países com maior concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros entre as principais economias mundiais. E, para mostrar as oportunidades desse setor, a Comissão de Transportes e Cascos do Sincor-SP realizou live, ontem (28/07), explicando a operação e ressaltando a importância do corretor de seguros.

Como convidado, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, lembrou que o setor de transportes é muito relevante para o desenvolvimento do País. “Sabemos que a infraestrutura do Brasil é frágil e expõe os caminhoneiros e as cargas diariamente. Sendo assim, o seguro é o único capaz de mitigar os riscos”.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atualmente, existem 195 mil empresas ligadas ao setor no Brasil, sendo que dessas, 81% atuam no transporte rodoviário. Para o diretor de seguro transportes da Tokio Marine Seguradora, Valdo Alves, há um leque de oportunidades para os corretores de seguros, no entanto, é preciso entender a operação de transportes. “O seguro é muito mutável. Mas, o corretor deve ter em mente que é preciso conhecer bem o cliente. Ele transporta o que? Para onde? Como é a operação?”.

Para o gerente de negócios da Sompo Seguros, Thiago Patrick, o corretor precisa ter conhecimento na operação de transportes, em tipos de carga e no seguro. “É um seguro muito dinâmico, onde a apólice que muda constantemente de perfil, por isso é importante ficar atento e acompanhar de perto o cliente”, explica.

O coordenador da Comissão, Thiago Fecher, concorda e complementa: “O contato com o segurador é fundamental. Precisamos saber o que vai transportar, orientar sobre as obrigatoriedades e as condições gerais do seguro. Transporte exige vivência e manutenção da apólice próxima ao cliente”.

Os especialistas ainda explicaram o papel da averbação na regulação dos sinistros, o gerenciamento de risco como ferramenta de segurança e a importância do relacionamento com o cliente para o sucesso da operação de transporte.

A 2ª vice-presidente e diretora executiva responsável pela Assessoria Técnica do Sincor-SP, Simone Martins, incentivou os corretores a conhecer o ramo. “As lives vêm para agregar e trazer conhecimento aos corretores, com o objetivo de orientá-los e fazer-los investir em novos ramos e crescer no mercado”.

Confira aqui a live na íntegra.

Fonte: Sincor-SP, em 29.07.2020