mapfre saude

Reeducação alimentar auxilia na prevenção de doenças e no bem-estar do corpo

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher deste ano, a MAPFRE Saúde preparou uma lista com dicas de alimentos saudáveis que têm papel fundamental para manter o ritmo e o bom funcionamento do organismo feminino.

Uma alimentação balanceada e com os nutrientes certos é o caminho mais fácil para prevenir doenças cardiovasculares, osteoporose, menopausa e até alguns tipos de câncer. Por exemplo, para minimizar as chances de doenças do coração ou câncer de mama, é recomendável que as mulheres evitem consumir em excesso alimentos com gordura saturada, como sorvete, batata frita, congelados e produtos industrializados.

Outro período importante é a menopausa, que exige cuidados especiais com o corpo. Essa é a fase que antecede o fim da menstruação (o chamado climatério), há baixa nos níveis de estrogênio, o hormônio que promove as características físicas femininas.

Essa mudança afeta a mulher de diversas formas provocando, por exemplo, diminuição da produção de colágeno, que causa a perda de elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos, redução da massa muscular e concentração de gordura corporal na região do abdômen. Diante dessa alteração hormonal as taxas de colesterol e triglicérides tendem a aumentar e a absorção do cálcio fica prejudicada, levando ao risco de doenças cardiovasculares e osteoporose.

Por esse motivo, é essencial o controle do consumo de sal, açúcar e alimentos gordurosos. Nesse período, é recomendada a ingestão diária de ao menos cinco porções de hortaliças, vegetais e grãos, entre eles, a linhaça, que que pode ser utilizada como alternativa à terapia de reposição hormonal na menopausa.

A osteoporose é outra doença comum entre o público feminino, por isso, é indicado aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio como leite, iogurtes desnatados, queijo branco e soja, que contribuem para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.

Confira abaixo alguns alimentos saudáveis para o corpo feminino:

  • Alimentos ricos em ferro (Carnes, gema de ovo e leguminosas)
  • Alimentos ricos em cálcio (Iogurtes, frutas e peixes)
  • Frutas ricas em vitamina C (Laranja, limão, acerola, maracujá, morango, goiaba, kiwi, abacaxi e cereja)
  • Vegetais de folhas verdes (alface, agrião, couve, espinafre, brócolis e rúcula)
  • Nozes (castanhas e amêndoas)
  • Proteína de soja
  • Pão Integral

Fonte: CDN, em 08.03.2018.