ens


MEC autoriza novas graduações tecnológicas para 2022

Capital paulista também passará a ofertar a tradicional graduação em Gestão de Seguros

O mercado de educação no Brasil contará com novas opções para o ensino superior, no próximo ano. O Ministério da Educação (MEC) deu parecer favorável para a ENS ofertar três graduações tecnológicas inéditas e outras já existentes em novas modalidades (online e presencial) e cidades (Rio de Janeiro e São Paulo).

Com essas autorizações, o portfólio da Escola passa a contar com duas graduações consideradas inovadoras pelo MEC, a de Gestão de Dados e a de Riscos Logísticos, que só a ENS possui. Os dois cursos serão ofertados na modalidade presencial, em São Paulo (SP), a partir do primeiro semestre de 2022. A capital paulista também passará a ofertar a tradicional graduação em Gestão de Seguros.

Na modalidade online, serão cinco lançamentos: Marketing, Gestão de Seguros, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Processos Gerenciais, que já faziam parte da grade e que estarão disponíveis também no formato virtual, a partir do primeiro semestre de 2022.

Reingresso e tronco comum

Foram autorizados ainda os cursos de Gestão de Dados e de Riscos Logísticos, que serão ofertados na modalidade presencial, no Rio de Janeiro (RJ), em data a ser definida. Além disso, a ENS recebeu aval do MEC para ministrar a graduação em Comércio Exterior na capital paulista, também com data de lançamento a ser anunciada.

Outra grande novidade é que os formandos de qualquer graduação da ENS que desejarem obter dupla diplomação poderão aproveitar os créditos do primeiro curso e solicitar reingresso em outro, com a possibilidade de concluí-lo em um período mais curto e investimento menor.

Para os egressos das graduações em Finanças, Marketing, RH e Processos Gerenciais, a grade do primeiro ano poderá ser aproveitada integralmente para formação em um segundo programa, já que os dois primeiros semestres destes cursos possuem um tronco comum de disciplinas. O mesmo é válido para as graduações de Riscos Logísticos e Gestão de Seguros. No caso da graduação em Gestão de Dados, o aproveitamento é de apenas um semestre.

“Após uma ampla pesquisa de mercado e análise profunda das principais áreas de negócios do País, desenvolvemos produtos pautados nas necessidades das empresas e nos perfis que as organizações buscam hoje para contratar. Observamos que algumas das áreas mais promissoras no Brasil ainda são carentes de mão de obra qualificada e queremos abraçar este público, visando preencher essa escassez por profissionais atualizados e capacitados, garantindo também a possibilidade de carreiras ascendentes”, declara o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto.

Todas as informações sobre os novos cursos de graduação tecnológica da Escola serão divulgadas no site ens.edu.br e no hotsite profissaosegura.com.br.


ENS promoveu oficina prática para formandos do curso de corretores 

Foram cerca de 900 alunos inscrito e mais de 4,5 mil visualizações na rede social

ens 22102021

No dia 9 de outubro, a ENS organizou mais uma edição da Oficina do Corretor de Seguros, iniciativa que coloca os alunos do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS) em contato com as principais seguradoras do País.

Realizado na Sala do Futuro, na representação da ENS em São Paulo (SP), o evento teve formato online pelo segundo ano consecutivo, além de transmissão ao vivo pelo canal da Escola no YouTube. Ao todo, foram cerca de 900 alunos inscritos, oriundos de municípios das cinco regiões do País, e mais de 4,5 mil visualizações na rede social.

Conduzido pelo professor do CHCS, Renato Gonçalves, o encontro contou com a participação de 11 seguradoras: Amil, Bradesco, Capemisa, Icatu, Liberty, MAG, Mapfre, Omint, Porto Seguro, Sompo e SulAmérica. Elas proporcionaram aos novos profissionais um primeiro contato com o lado prático da profissão, mostrando detalhes dos produtos e métodos de atuação junto aos corretores, e também uma oportunidade para networking.

Diferencial ENS

Na abertura do evento, o diretor geral da Escola, Tarcísio Godoy, ressaltou que 2021 foi um ano desafiador, mas que o mercado de seguros mais uma vez se mostrou extremamente promissor. “A ENS está comprometida com o corretor para obter as melhores oportunidades de engajamento neste mercado. No ano que vem, pretendemos lançar um grande programa, chamado ‘Educação, um caminho seguro’, seguindo a missão da ENS, que é exatamente oferecer para o mercado o que há de melhor em termos de qualificação, de desenvolvimento educacional e de oportunidades”.

Em seguida, a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, destacou que a Oficina do Corretor é um diferencial oferecido aos corretores que a Instituição forma. “Esse é um evento que fazemos há 10 anos, que tem como objetivo colocar os profissionais em contato com as seguradoras, para que possam conhecer um pouco do trabalho que estarão prestes a fazer na prática. Sempre tivemos, na ENS, a preocupação de mostrar um aspecto prático, além de toda a formação com as disciplinas teóricas. Vocês escolheram uma profissão que é muito importante para o mercado e para o nosso País. Desejo muito sucesso a todos”.

Para debater aspectos relevantes da profissão, a Oficina promoveu ainda as palestras “O Corretor como Consultor de Soluções Financeiras”, conduzida pelo corretor e professor Ildebrando Neres, e “O seu papel na transformação digital”, ministrada pelo especialista em Marketing Digital, Lorran Souza.

O evento também contou com a presença dos gerentes Regionais da ENS, Simone Maiello e Ronny Martins, da coordenadora de Conteúdo e Planejamento, Esmeralda Rocha, de docentes do curso e de todas as coordenadoras regionais da Escola: Andreia Justo, Valeria Graciano, Nívea Barros, Renata Burguer, Eloise Cury, Cristiana Noblat, Fabiane Silva e Rosiane Rocha.

Feira de Negócios

Outra iniciativa com viés prático voltada aos formandos do CHCS, a Feira de Negócios será realizada neste sábado, 23 de outubro. “Esta é mais uma atração oferecida pela ENS para os alunos que estão iniciando a carreira de corretor de seguros, para que tomem contato com prestadores de serviços que podem ajudá-los no início da jornada”, explicou Maria Helena Monteiro.

O evento também terá transmissão ao vivo pelo canal da ENS no YouTube, a partir das 10h.


Curso garante capacitação para atuação como Agente Autônomo de Investimentos

Investimento pode ser parcelado no cartão de crédito e tem desconto de 5% à vista

O Agente Autônomo de Investimentos (AAI) é uma das profissões do mercado financeiro que mais vem crescendo no Brasil. Para obter o credenciamento que permite atuar neste segmento é necessária aprovação no Exame da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias, a Ancord.

Visando fornecer conhecimentos aos candidatos para que sejam bem sucedidos na prova, a ENS ministra o Curso Preparatório para Certificação de Agentes Autônomos de Investimentos.

O programa aborda temas específicos do dia a dia do AAI e outros assuntos mais abrangentes, como Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Economia, Sistema Financeiro Nacional, Administração de Risco e Matemática Financeira.

Com aulas online e início imediato, o curso tem duração de 48 horas, o equivalente a cerca de três meses. Para participar é necessário ensino médio completo.

O investimento é de R$ 360,00, valor que pode ser parcelado em sete vezes no cartão de crédito. Pagamentos à vista no boleto bancário têm desconto de 5%.

Outras informações e inscrições estão disponíveis no site ens.edu.br.


Mercado de seguros é fenômeno global e atrai investimentos, apontam especialistas

Próximo evento da série será no dia 28 de outubro

ens 22102021 1

Para apresentar tudo que o setor de seguros tem a oferecer em termos de tecnologia e empreendimento, a ENS promoveu mais duas lives do Circuito de Empreendedorismo Insurtech, nos dias 14 e 21 de outubro, no canal da Instituição no YouTube. O encontro desta semana contou com a presença dos executivos da 88i Seguradora digital, Fernando Moreira (CEO e presidente) e Rodrigo Ventura (fundador), que conversaram com o docente da ENS, Samy Hazan.

Mercado é a bola da vez

Questionados por Samy Hazan acerca do atual ambiente de investimentos para insurtechs no Brasil, Rodrigo Ventura afirmou que não faltam oportunidades para o desenvolvimento de negócios para novas empresas de tecnologia no setor de seguros. “Temos atualmente um cenário turbulento político, mas, olhando para o contexto global, podemos dizer que dinheiro no mundo tem, falta projeto bom. Estamos em um momento de transformação do mercado de seguros, mundialmente falando. A bola da vez está no mercado de seguros. Os investidores globais estão olhando para projetos relevantes que estão pipocando mundo afora”.

Fernando Moreira completou informando que, no segundo trimestre de 2021, foram investidos US$ 4,8 bilhões de dólares em insurtechs no mundo todo. “Isso representa 210% de aumento em relação ao período anterior e 89% de crescimento em relação ao primeiro semestre de 2021. Então, se a pergunta é, estão investindo em insurtechs? Sim. No Brasil? Também. Isso está acontecendo, é um fenômeno global, que só vai ajudar a levar mais proteção para as pessoas.

Conselho de empreendedor

Na live da semana anterior, o gerente Regional São Paulo da ENS, Ronny Martins, recebeu Kleber de Paula, CEO da Cliente Agente.

No bate-papo, de Paula falou sobre as ferramentas necessárias para quem deseja empreender no ramo. “Hoje, se fosse começar do zero, pensaria no que me incomoda, onde está o meu inconformismo. O que minha habilidade pode trazer de benefícios para pessoas que estejam inconformadas com alguma coisa. Todas as grandes iniciativas do mercado nasceram assim”.

Segundo o especialista, existem dois trabalhos paralelos a serem executados no setor de seguros, que são vender e aculturar. “Temos que entender que o seguro não é opcional e que precisamos transferir os riscos. Se você vai empreender no seguro, pense qual risco que sente mais, o que é uma dor. Foque primeiro nesse risco e trabalhe para aculturar as pessoas. Tem futuro aquele que vê o seguro como um bom negócio”.

Ele destacou ainda que é fundamental que as empresas tenham uma identidade e posicionamento, porém, atualmente, os consumidores estão buscando quem está por trás do CNPJ. “Todos os grandes empreendedores estão nas redes sociais, porque a opinião deles importa. As pessoas querem saber a história, os valores. A cada dia que passa, mais precisamos deixar nossa marca no mundo”.

Por fim, o executivo ressaltou que não é possível pensar em entrar no mercado imaginando que o digital é opcional. “O digital é um ambiente 24 horas ligado. As pessoas fazem praticamente tudo na telinha e, se não estiver na telinha, está fora do cotidiano das pessoas. Não tem mais como se estabelecer hoje sem presença digital”, frisou.

Próximo encontro

A décima live do Circuito de Empreendedorismo Insurtech, que acontecerá no dia 28 de outubro, terá como convidado o especialista Mauricio Martinez, da Oxigênio Aceleradora, que conversará com Ronny Martins, gerente da ENS, sobre tendências e novas tecnologias. O encontro terá início às 17h e será transmitido pelo canal da ENS no YouTube.

Fonte: ENS, em 22.10.2021