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Série no Instagram se vale do exemplo de pessoas com atitudes e projetos voltados à cidadania, educação e meio ambiente para destacar a importância da atitude individual para conscientização e melhoria da qualidade de vida da coletividade

A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo - como parte de sua política de incentivo às causas sociais e ambientais, lançou a série Anônimos do Bem. Por meio de postagens quinzenais no Instagram, a seguradora apresenta pessoas que, mesmo sem grandes holofotes, desenvolvem atividades voltadas à cidadania, educação e meio ambiente para contribuir com uma sociedade mais justa, consciente e igualitária. “Mahatma Gandhi, uma vez disse ‘seja a mudança que você quer ver no mundo’. Esse pensamento encontra voz em pessoas que se empenham em ter uma atitude propositiva em relação à vida e à sociedade. Ao trazer à luz essas histórias, a Sompo busca empoderar as pessoas que, com o seu exemplo, contribuem para que a população tenha mais qualidadede vida”, destaca Andre Gouw, gerente de Comunicação e Marketing da Sompo Seguros.

Desenvolvida em parceria com a agência REF+, a série Anônimos do Bem conta com histórias de seis pessoas engajadas em causas relacionadas à sustentabilidade, educação e conscientização ambiental, consumo consciente, entre outros. Iniciadas em maio, quinzenalmente, novos exemplos de cidadania e preocupação com a coletividade são compartilhados no Instagram da Sompo Seguros (@sompo.seguros).

Já estão disponíveis histórias como a de Roger Peek, advogado de 44 anos que, após visitar ilhas e praias ao redor do mundo poluídas com lixo (sobretudo plástico) durante seu Mestrado em Sustentabilidade em 2012, passou a fazer coleta voluntária de materiais recicláveis que encontram destinação na Molécoola. Ou da bióloga Larissa Sanches, que é produtora de cosméticos naturais e educadora ambiental com foco em plantio agroecológico e criação de produtos não poluentes. Larissa já atuou em diversos projetos sociais nos quais ensina pessoas a produzir cosméticos não tóxicos, que não agridem as águas e o meio ambiente; que podem se tornar uma fonte de renda sem agredir aos oceanos.

Outro exemplo é o de Katharine Esteves Rodrigues, 27 anos, que venceu uma conturbação alimentar para se tornar culinarista sustentável e consultora de eventos voltados à conscientização alimentar. Atualmente ela se vale da culinária e da comunicação (sua área de formação acadêmica) para trabalhar com a educação sob a perspectiva de um novo olhar sobre o alimento e sobre como se aproximar da cozinha de uma forma prática, prazerosa e saudável.

Já Sônia Regina de Aquino Rocha, de 54 anos, desenvolve uma ação de educação ambiental com outros voluntários junto a alunos das comunidades indígenas da etnia Guarani, moradores das aldeias vizinhas ao Parque Estadual do Jaraguá, na zona norte da capital paulista. O trabalho desenvolvido aborda plantios de horta, plantas medicinais, Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), como fazer mudas etc, sempre com respeito à forma tradicional de plantio na cultura indígena.

Nas próximas semanas, serão conhecidas as histórias de outros agentes de mudança. “A Sompo sempre defendeu causas e deu voz a pessoas que fazem a diferença por meio de suas atitudes. Em 2019 intensificamos nossas ações de Responsabilidade Social, por meio de causas que estão alinhadas com nossos principais pilares de atuação, que são Direitos Humanos e Meio Ambiente. Ao trazer a público o exemplo das pessoas retratadas na campanha Anônimos do Bem, trazemos a reflexão sobre o quando cada um pode contribuir individualmente com um mundo melhor”, observa Celso Ricardo Mendes, diretor Administrativo da Sompo Seguros.

Narrativas que empoderam

Anônimos do Bem é mais uma iniciativa da Sompo Seguros, que trabalha com novas ferramentas narrativas em seus canais de comunicação a fim de estabelecer um ciclo de comunicação com o consumidor, traduzindo o conceito “Você Sempre Bem” por meio de histórias de empoderamento, que estimulem atitudes positivas que mudam o mundo. Esta é a primeira campanha do gênero no Instagram. A companhia já conta com três webséries (disponíveis no canal do Youtube da Sompo Seguros).

A primeira Websérie de oito episódios, lançados entre novembro e dezembro de 2015, apresentou histórias reais de seis pessoas que fazem a diferença na vida do próximo com atitudes simples, mas essenciais. Os seis personagens são pessoas comuns que decidiram realizar ações voluntárias em prol de uma causa. Estimulados por diferentes motivações, mas tendo em comum a ideia de que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações, os personagens são exemplos de que uma pessoa com vontade e iniciativa para se dedicar parte de seu tempo em benefício do próximo pode influenciar seu entorno e contribuir com mudanças fundamentais na sociedade e na vida de outras pessoas.

Já a segunda Websérie, também apresentou em seis episódios veiculados entre 25 de janeiro e 1 de março de 2017, relatos de seis pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação.

A terceira Websérie, Todos Diferentes e Todos Iguais, lançada em setembro de 2017, trouxe a público o debate sobre a relação da coletividade com a Pessoa com Deficiência (PcD). Por meio de trechos intercalados de entrevistas concedidas por quatro Pessoas com Deficiência, são apresentadas as percepções dos convidados sobre temas como Sociedade, Lazer, Trabalho e Amor & Sexo. O resultado é a construção de uma narrativa que busca mostrar que a deficiência física é uma condição, mas não é o que determina quem a pessoa é enquanto indivíduo e cidadão ativo na sociedade.

Fonte: William Parron, em 02.07.2019