t systems

Lançada na Europa, solução Digital Drive, desenvolvida em parceria com a startup Spearhead, acelera processo de gerenciamento de sinistros e permite às seguradoras oferecer novos serviços a proprietários de veículos

Depois de um acidente, é usual que uma seguradora leve vários dias para analisar os danos nos veículos envolvidos. A T-Systems, provedora alemã com amplo portfólio digital de soluções e serviços de TI, e a Spearhead, startup baseada em Zurique, estão agora reduzindo este tempo para apenas um minuto. Todo o processo de sinistro está digitalizado – da notificação do acidente à documentação de danos, incluindo as avaliações e as ordens de reparo.

O gerenciamento digital de sinistros para seguradoras é o elemento principal da solução Digital Drive, oferta de carro conectado da T-Systems. A solução pode também oferecer funcionalidades de conexão a veículos novos e usados sem acesso à internet integrado.

Para digitalizar o processo de sinistro, o veículo segurado é conectado por meio de um plug a uma interface de diagnóstico. Quando o acidente ocorre, a seguradora recebe imediatamente uma análise completa, por meio de um portal. Ao mesmo tempo, os custos de reparo são calculados em tempo real e a ordem de reparo pode ser emitida em seguida. Além disso, os documentos solicitados ao dono do veículo podem ser fornecidos via aplicativo.

A solução Digital Drive também conta com funcionalidades para os motoristas, como informações em tempo real sobre o status do veículo: nível de combustível, posição do veículo e alertas em caso de vibrações ou reboque. As seguradoras também podem utilizar estes dados como base para o cálculo, premiando os motoristas mais cuidadosos.

Novo parceiro

A solução é resultado de uma parceria recém anunciada entre a T-Systems e a Spearhead, startup de tecnologia baseada em Zurique e que começou a operar no mercado de seguros de carros em 2015. Na solução, a T-Systems fornece o adaptador OBD2, que conecta os carros à plataforma e à infraestrutura de nuvem. A Spearhead fornece o software de gerenciamento de sinistros, o portal para as seguradoras e a funcionalidade de documentação de danos para os proprietários dos veículos.

Ingo Hofacker, responsável pela área de negócios IoT (Internet of Things) da Deutsche Telekom, afirma que a solução torna a telemática de seguros rentável para o mercado de massa. "A combinação de nossa solução de carro conectado com a tecnologia da Spearhead torna possível entregar às seguradoras uma solução com uma série de serviços de valor agregado. Ao mesmo tempo, estas companhias podem reduzir os custos envolvidos nos processos e reparos existentes após acidentes", diz.

Sinistros em detalhes

Para utilizar as funções de carro conectado, os proprietários devem instalar um adaptador para o sistema ODB (On Board Diagnostics). Em caso de acidente, um sensor no adaptador vai gravar todas as forças que estão atuando no veículo, transmitindo estes dados imediatamente para a nuvem privada da T-Systems, onde eles serão analisados ao mesmo tempo em que o administrador responsável pelo cliente é notificado.

Depois, o portal web indica quais partes do veículo foram danificadas e qual o custo projetado para o reparo. Por meio de um aplicativo, o proprietário do veículo também pode documentar as circunstâncias do acidente, as pessoas envolvidas e especificar as peças danificadas, assim como carregar fotos do acidente. Todos os dados são processados em data centers da União Europeia, seguindo as leis locais de conformidade.

Sobre a T-Systems

Com presença em mais de 20 países, 43,7 mil funcionários e vendas externas de € 7,9 bilhões (2016), a T-Systems é uma das líderes mundiais na oferta de serviços digitais baseados na Europa. A companhia trabalha em parceria com seus clientes em seu caminho de transformação digital, oferecendo soluções integradas para clientes corporativos.

Para o mercado, a subsidiária da Deutsche Telekom oferece o conceito de one-stop shopping: operações seguras de sistemas legados e serviços clássicos de TI, transição para serviços baseados em nuvem (incluindo redes internacionais, infraestrutura sob medida, plataformas e software e novos modelos de negócio e projetos de inovação baseados em IoT. A T-Systems pode prover tudo isso graças ao seu alcance global em redes fixas e comunicação móvel, seus data centers altamente seguros e um ecossistema de nuvens construído com plataforma padronizadas e parcerias globais, além de habilidade de oferecer altos níveis de segurança.

Presente no Brasil desde 2001, com 13 escritórios, dois datacenters Twin-Core ambos com certificação Tier III, responsável também pela gestão de dois grandes datacenters de nossos clientes do segmento automotivo e mais de 2 mil colaboradores, a T-Systems tem forte presença em indústrias altamente estratégicas no País, como a automotiva, manufatura, bancos, seguradoras, serviços, utilities, varejo e telecomunicações, com destaque na atuação para o mercado offshore.

Para mais informações, acesse www.t-systems.com.br

Fonte: F2 Comunicação, em 23.01.2018.