Por Jeniffer Elaina (*)

Um crescimento é esperado para o setor de seguros em todo o mundo, mas existem outros pontos que devem trazer impactos.

O setor de seguros está em constante mudança, se adaptando as tecnologias e as necessidades dos seus clientes que começam a pedir proteções para diferentes itens.

Por conta disso será possível observar algumas mudanças em 2020 e nos anos que seguem. Veja algumas delas.

Crescimento do setor de seguros

No âmbito global, os prêmios referentes ao setor de seguro devem ter um aumento de cerca de 3%, mas quando se trata de mercados emergentes, como o asiático, esse crescimento deve ser algo em torno de 9%.

Já no Brasil, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) estima que o crescimento do setor deva ser entre 1% e 8%, mas que fica difícil fazer uma projeção mais exata, uma vez que o cenário econômico brasileiro é bastante complexo.

De modo geral o que se vê são números positivos apontando um crescimento e desenvolvimento na área de seguros.

Valores do seguro baseado em comportamento dos consumidores

Apesar de as seguradoras fazerem uma análise de perfil e de risco dos motoristas, ela ainda é bastante incompleta e imprecisa.

O que se espera é que cada vez mais os valores dos seguros sejam definidos com base no comportamento do consumidor ao volante.

O uso de aplicativos que monitoram os hábitos dos motoristas combinados com algoritmos, deve mudar a forma como o preço é calculado e deixa-lo mais justo.

Contratações de seguro online

A tendência é que as pessoas cada vez mais contratem e cancelem os seus seguros de maneira online, assim como já acontece com outros serviços.

Com pessoas cada vez mais conectadas, informações diversas sobre os seguros online e redes seguras, crescerá a busca por essa modalidade.

Isso ocorrerá devido à facilidade e rapidez de montar um seguro personalizado e ter acesso a todas as informações no mesmo momento.

Os corretores que desejam vender precisam ficar atentos e garantir meios de se comunicar instantaneamente com que está buscando um seguro e passando pelo processo de contratação.

Regulamentação junto a SUSEP

Agora os corretores de seguro não são mais regulamentados pela SUSEP, pois o órgão entende que a categoria está madura e não precisa de regulamentação, cabendo essa a outras atividades.

Por um lado há uma redução de custos para o corretor, mas sem ter onde consultar, os clientes podem ficar desconfiados de quem oferece o serviço.

Caberá aos corretores criar uma boa reputação e prestar um atendimento de qualidade para provar que são bons profissionais e confiáveis.

O fim do DPVAT para o setor de seguros

O DPVAT deve deixar de existir em 2020 e isso faz com que as vítimas de acidentes de trânsito não consigam mais receber indenizações apenas com um pedido para a Seguradora Líder que o administra.

Agora quem quiser receber uma indenização por danos corporais terá que acionar a sua seguradora ou de quem provocou o acidente e isso deve fazer com que a procura pelo seguro auto com esse tipo de cobertura aumente.

Essa será mais uma oportunidade para o setor de seguros crescer no ano de 2020.

(*) Jeniffer Elaina, do SeguroDeAutomovel.org